Arteta: «Se pedi dicas ao Xabi Alonso? Não vou responder a isso»
Treinador do Arsenal fez a antevisão da partida entre os 'gunners' e o Bayern, na Liga dos Campeões
Mikel Arteta fez a antevisão da partida de terça-feira, no Estádio Emirates, que vai opor Arsenal e Bayern na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. O treinador dos gunners admitiu que a sua equipa terá uma «grande tarefa pela frente», visto que vai enfrentar uma das «equipas mais vitoriosas da Europa».
O encontro vai ser marcado pelo regresso a Londres de uma cara bem conhecida pelo Arsenal, pelas dificuldades que, em tempos, já causou aos gunners. Trata-se de Harry Kane, antigo avançado do Tottenham, que tem feito uma época de alto nível no Bayern, tendo sido alvo dos elogios de Mikel Arteta.
«Não é só ele [Kane], mas os outros 10 jogadores que eles têm. Sabemos das qualidades individuais deles e do Kane em particular. A capacidade que ele tem. O melhor é prevenir coletivamente certas coisas. Ele é muito consistente. Quando olhamos para os números, eles são inacreditáveis. Ele pode marcar de muitas maneiras diferentes. Ele e os outros jogadores têm a capacidade para criar muitas oportunidades. Isso é o que temos de tentar evitar», afirmou Arteta.
A última vez que o Arsenal enfrentou o Bayern na Liga dos Campeões foi para esquecer. Os gunners foram eliminados, em 2017, com um pesado agregado de 10-2, mas Arteta garante que «isso é história». «O atual momento de forma do Bayern? O futebol é um desporto tão competitivo e é tão difícil ser consistente que isso pode acontecer com qualquer um».
De facto, não tem sido a melhor época para o Bayern e quem agradece é Xabi Alonso. O Leverkusen, orientado pelo espanhol, é primeiro classificado da Bundesliga com uns impressionantes 16 pontos de distância em relação aos bávaros, que ocupam o segundo lugar. Na memória, fica a expressiva vitória por 3-0 dos farmacêuticos frente ao Bayern, na Liga alemã.
Naturalmente, ficou a curiosidade para saber se Mikel Arteta pediu alguma dica ao seu compatriota para saber como derrotar os bávaros. Quando esta mesma questão foi colocada ao treinador dos gunners, este respondeu, em tom de brincadeira: «Boa pergunta! Não vou responder a isso».