Arsenal-FC Porto: contra os canhões, ganhar ou... empatar
Emirates Stadium (IMAGO)
Foto: IMAGO

ANTEVISÃO Arsenal-FC Porto: contra os canhões, ganhar ou... empatar

INTERNACIONAL12.03.202408:00

Os ingleses vão procurar anular a desvantagem de um golo na eliminatória; dragões nunca venceram em Inglaterra, mas para serem felizes basta não perderem.

Arsenal e FC Porto defrontam-se esta terça-feira no Estádio Emirates, às 20 horas, jogo da 2.ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Os dragões venceram o primeiro duelo por 1-0, com golo de Galeno no último suspiro da partida. A UEFA nomeou o árbitro Clément Turpin para apitar o Arsenal-FC Porto. Nicolas Danos e Erwan Finjean os assistentes, e Ruddy Buquet o 4.º árbitro. No VAR estarão Jerôme Brisard e Willy Delajod.

A última vez que o Arsenal chegou aos quartos de final da Champions foi na temporada 2009/2010 e à custa do FC Porto: derrota no Dragão por 2-1 e goleada por 5-0 no Estádio Emirates. Mais experientes, os azuis e brancos, por seu turno, além de terem dois troféus Taça dos Campeões Europeus/Champions, chegaram 10 vezes aos quartos de final.

FC PORTO

É uma maldição que tem 64 anos. O FC Porto nunca conseguiu sair de Inglaterra com uma vitória nas competições europeias, se bem que no caso desta eliminatória o empate sirva perfeitamente para os azuis e brancos seguirem para os quartos de final da Champions.

No seu jogo 50 na Liga dos Campeões, Sérgio Conceição procura levar os portistas aos ‘quartos’ pela terceira vez. Conseguiu essa proeza em 2018/19 e 2020/21.Em seis participações na Liga dos Campeões, o treinador somou 25 vitórias, sete empates e 17 derrotas. As suas equipas marcaram 82 golos e sofreram 66.

O 82.º golo teve uma importância superlativa neste confronto com o Arsenal. Galeno, perto do final da 1.ª mão, desenhou um arco fabuloso e fez o 1-0 que colocou os dragões em vantagem. No Dragão, os ‘gunners’ foram muito bem anulados e não foram capazes de fazer um único remate enquadrado com a baliza de Diogo Costa. Para este jogo, Conceição chamou Taremi, que recuperou de lesão nos adutores.

Sistema: 4x2x3x1

Onze provável: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Otávio e Wendell; Nico González e Alan Varela; Francisco Conceição, Pepê e Galeno; Evanilson

Lesionados: Gonçalo Ribeiro, Marcano e Zaidu

Castigados: -

A figura: Galeno

Atravessa um momento de forma fenomenal e nos últimos três jogos marcou quatro golos, bisando na goleada de 5-0 ao Benfica. Neste ciclo fez ainda duas assistências. O Arsenal provou na 1.º mão o veneno do luso-brasileiro, com um golo que calou os canhões. Leva cinco golos, quatro deles marcados na fase de grupos ao Shakhtar, em que bisou nos dois jogos contra os ucranianos.

Galeno convocado para a seleção do Brasil

11 março 2024, 21:55

Galeno convocado para a seleção do Brasil

Extremo do FC Porto junta-se ao companheiro de equipa Wendell em convocatória inédita; chamado para o lugar de Gabriel Martinelli, do Arsenal, que está lesionado

O que disse Sérgio Conceição na antevisão ao jogo: «Temos de olhar para aquilo que é a nossa equipa, olhando para a muitíssima qualidade do Arsenal, que percebe todos os momentos do jogo, faz uma pressão constante. É uma equipa completa, bem treinada, e qualquer um dos jogadores é fortíssimo. Olhamos para isso com respeito, não com qualquer tipo de medo. Estamos aqui sem medo para disputar e vencer o jogo»

ARSENAL

A equipa de Arteta ganhou os três jogos que disputou em casa na fase de grupos da Liga dos Campeões: 4-0 ao PSV, 2-0 ao Sevilha e 6-0 ao Lens. Ou seja, não sofreu golos no Estádio Emirates na principal competição da UEFA.

Porém, a fortaleza do Arsenal não é imune a ataques. Liverpool, na Taça de Inglaterra, e West Ham, na Premier League, venceram no Emirates pelo mesmo resultado, 0-2. Fulham, de Marco Silva, e o grande rival Tottenham também lá empataram a duas bolas, para o campeonato. Aliás, Arteta não se tem dado bem com os treinadores portugueses. A última derrota do Arsenal na Premier League foi contra Marco Silva, por 2-1, a 31 de dezembro.

Frente ao Brentford, os ‘gunners’ somaram o oitavo jogo consecutivo a vencer na Premier League. Triunfo tangencial no Emirates por 2-1, com golos de Declan Rice e Kai Havertz. Lideram o campeonato, com os mesmos pontos do Liverpool.

David Raya vai voltar à baliza do Arsenal. Não jogou na última jornada do campeonato por razões regulamentares, já que está cedido ao Arsenal pelo Brentford. Gabriel Jesus, Thomas Partey e Oleksandr Zinchenko, que foram utilizados contra o Brentford, mas falharam por lesão o jogo da 1.ª mão dos oitavos da Champions, no Dragão. Estão mais sólidos e foram chamados pelo treinador espanhol. A grande dúvida é Gabriel Martinelli, que recupera de um corte num pé.

Sistema: 4x3x3

Onze provável: David Raya; Ben White, Saliba, Gabriel e Zinchenko; Odegaard, Jorginho e Declan Rice; Saka, Havertz e Gabriel Jesus

Em dúvida: Takehiro Tomiyasu e Gabriel Martinelli

Lesionado: Jurrien Timber

Castigados: -

A figura: Gabriel Jesus

Não jogou no Dragão por estar lesionado, mas entrou nos últimos 20 minutos do jogo da Liga inglesa contra o Brentford e, na jornada anterior, atuou 26 minutos na goleada por 6-0 do Arsenal ao Sheffield United. Para todos os efeitos, é o futebolista mais influente dos ‘gunners’ na Champions, com quatro golos apontados – só não faturou uma vez, contra o PSV, fora de casa – e duas assistências.

O que disse Mikel Arteta na antevisão ao jogo: «Temos que fazer isso acontecer. Teremos que ser muito bons para conseguir isso, chegar aos quartos de final. Será uma ótima noite. Espero que os adeptos tragam a sua energia, o seu barulho e juntos vamos fazer isso»