Apuramento Euro 2024: 10.ª jornada de decisões para alguns, calendário para outros
A seleção de Montenegro ainda sonha com o apuramento para o Euro 2024 IMAGO / Xinhua

Antevisão Apuramento Euro 2024: 10.ª jornada de decisões para alguns, calendário para outros

INTERNACIONAL19.11.202308:14

Há contas a encerrar no grupo G

Domingo marca a 10.ª, e última, leva de jogos a contar para o apuramento para o Euro 2024. Serão, no total, 9 encontros, com os primeiros a começar logo às 14 horas. Em campo, entram as seleções que integram os grupos A, F, G e J. Várias seleções entram em campo já apuradas, como é o caso de Portugal, mas a última jornada será de grandes decisões, nomeadamente, para o grupo G. 

Grupo A

Espanha e Escócia entram em campo já na condição de classificadas, na primeira e segunda posição, respetivamente. A seleção espanhola vai terminar a qualificação em casa, no estádio José Zorrilla, em Valladolid. Pela frente, terá a Geórgia de Kvaratskhelia, quarta classificada do grupo. 

Quem também vai terminar a qualificação diante dos seus adeptos é a Escócia. Num grupo difícil, liderado pela Espanha e com a principal oposição da Noruega, os escoceses conseguiram um impressionante 2.º lugar e, com 16 pontos, mais 6 que a já afastada Noruega, entram para este jogo já com a qualificação garantida. Em Glasgow, no estádio Hampden Park, é precisamente contra a seleção nórdica que a Escócia irá terminar o apuramento para o Euro 2024. Os escoceses podem ainda almejar o primeiro lugar do grupo A, caso vençam a sua respetiva partida e a Espanha seja derrotada pela Geórgia.

Grupo F

As contas do grupo F também já estão fechadas e as seleções que estarão no Euro 2024 são a Áustria e a Bélgica. A Áustria, que já realizou todos os seus jogos, pode ver, no domingo, o primeiro lugar do grupo a fugir-lhe. Para isso, a Bélgica tem de vencer o Azerbaijão e garantir os 20 pontos que lhe permitirão ultrapassar os 19 da Áustria. Em Bruxelas, no estádio Rei Balduíno, os belgas entram em campo com o claro objetivo de vencer o Azerbaijão, que vem motivado depois da vitória por 3-0 frente à Suécia.

A Suécia, de Viktor Gyokeres, também entra em campo no domingo. Já sem qualquer hipótese de se qualificar para o Euro 2024, nem mesmo de marcar presença nos play-offs, os nórdicos entram em campo apenas para cumprir calendário. Na Friends Arena, em Solna, a Suécia recebe a Estónia, última classificada do grupo, e tem a oprotunidade de se despedir da qualificação com uma vitória que faça esquecer o desastre que foi o jogo frente ao Azerbaijão, onde os suecos foram derrotados por 3-0. 

Grupo G

O empate fora de portas frente à Bulgaria foi suficiente para permitir à Hungria ser a única seleção do grupo que, com 15 pontos, já garantiu o apuramento. Contudo, o segundo lugar do grupo ainda está por decidir. Sérvia e Montenegro entram nesta última jornada na disputa pelo segundo lugar do grupo G. Montenegro não terá tarefa fácil neste aspeto, visto que visita a Hungria. As duas equipas entram com ambições diferentes para a partida no Puskás Arena, em Budapeste. Ainda que já tenha garantido o apuramento, só a vitória serve para a equipa da casa garantir o primeiro lugar do grupo. Já Montenegro, para sonhar com o segundo lugar do grupo, tem de vencer a Hungria e esperar por uma derrota da Sérvia.

Em casa, diante dos seus adeptos no estádio Gradski Dubocica, a Sérvia recebe a última classificada Bulgária. Um empate já garante o apuramento da seleção da casa, devido à vantagem no confronto direto contra Montenegro. Contudo, os sérvios entram na partida com a oportunidade de chegar ao primeiro lugar do grupo, caso vençam o seu jogo e em caso de derrota da Hungria.

Grupo J

O grupo J, grupo de Portugal, será mais um caso em que apenas se cumprirá calendário. Portugal e Eslováquia entram em campo já com o apuramento para o Euro 2024 garantido e Luxemburgo e Bósnia e Herzegovina já sabem que têm presença confirmada nos play-offs de acesso à competição. 

A seleção das quinas despede-se em casa, no estádio de Alvalade, da qualificação para o Euro 2024. Pela frente, Portugal encontrará a Islândia, longe do futebol que, em tempos, apresentou. A seleção portuguesa vai em busca do pleno para terminar a fase de apuramento apenas com vitórias. Para isso, naturalmente, tem de vencer a seleção nórdica.

A segunda classificada do grupo, a Eslováquia, visita a Bósnia e Herzegovina na 10.ª jornada do apuramento. Sem qualquer hipótese de ascender ao primeiro lugar do grupo, a seleção onde atua Bozenik, do Boavista, apenas cumprirá calendário na visita ao estádio Bilino Polje, em Zenica. Também a equipa da casa já não tem qualquer pretensão neste grupo, uma vez que já sabe que estará presente no sorteio de play-offs. 

Quem também já tem presença garantida nos play-offs, é o Luxemburgo. Atual terceiro classificado do grupo, a seleção luxemburguesa visita o Liechtenstein na última jornada do apuramento para o Euro 2024.