Inglaterra Após 20 anos: Newcastle volta à Liga dos Campeões!
O Newcastle desperdiçou na noite desta segunda-feira a oportunidade de se distanciar ainda mais do Man. United na classificação da Premier League, ao não ir além de um ‘nulo’ (0-0) na receção ao Leicester City, em encontro da 37.ª jornada da prova disputado no Estádio de St. James Park, em Newcastle (Inglaterra), mas garantiu de forma matemática desde já que irá terminar no 'top 4' da classificação e voltar à Champions, 20 anos após a última presença, em 2003.
Num campeonato já ganho pelo Man. City, tricampeão de Inglaterra, e em que o Arsenal assegurou a segunda posição, os ‘magpies’, treinados por Eddie Howe, seguem no terceiro lugar da tabela classificativa, com 70 pontos em 37 jogos. Mais um ponto e um jogo do que os 69 pontos em 35 jogos que totalizam os ‘red devils’, onde alinham Diogo Dalot e Bruno Fernandes, numa Premier League em que só o ‘top 4’ irá disputar a Champions 2023/24.
Com o Newcastle a chegar aos 70 pontos e o Liverpool, quinto classificado, com 66 pontos - a quatro pontos de distância - e ambos apenas com uma partida por jogar, e 'parcos' três pontos em distância, os 'magpies' selaram esta segunda-feira o regresso à Champions, duas décadas depois de, com Sir Bobby Robson a técnico, o terem conseguido pela última vez: por isso está uma estátua do carismático e malogrado antigo treinador, também, de Sporting e FC Porto no exterior do Estádio de St. James Park, em Newcastle.
O empate e o ponto em Newcastle mantêm ainda o sonho e esperança das ‘raposas’ (‘foxes’, o Leicester) em manterem-se na Premier League: o Leicester partiu para o jogo como 19.º e penúltimo colocado, mas igualaram, agora, o Leeds United na 18.ª posição na tabela, ambos com 31 pontos, havendo apenas uma ronda (38.ª jornada) por disputar, num campeonato cuja luta pela manutenção promete expetativa e drama até ao último minuto dos jogos da tarde de dia 28.
O 17.º classificado - e primeiro acima da ‘linha d’água’ - é o Everton, que está, agora, a dois pontos: soma 33 pontos, total que o Leicester City ainda pode ultrapassar, caso vença domingo o seu jogo da 38.ª jornada, no King Power Stadium, na receção ao West Ham (16.30 horas).
Além disso, o Leicester – onde o lateral-direito internacional português Ricardo Pereira ficou de fora das opções de Dean Smith para o jogo - e tem de esperar que, à mesma hora, os ‘toffees’ (Everton) não vençam o Bournemouth, além de o Leeds não ganhar ao Tottenham, em Elland Road.