«António Silva e Inácio são dois jovens com muito potencial e talento»
Emílio Peixe (Pedro Rocha/ASF)

«António Silva e Inácio são dois jovens com muito potencial e talento»

NACIONAL11.11.202311:00

Emílio Peixe, que foi jogador de Benfica e Sporting, fala sobre a importância que os jovens centrais podem assimir no dérbi de domingo, na Luz

Emílio Peixe era um jogador com boa técnica e muito rápido, que se destacava, principalmente, pelo sentido táctico e leitura de jogo invulgares para um jovem, características que o tornaram num dos jogadores mais promissores da geração de Luís Figo, Rui Costa e João Pinto. 

Emílio Peixe no Sporting (ASF)

A BOLA falou com o agora treinador da seleção olímpica do Kuwait sobre os centrais de Benfica e Sporting, António Silva e Gonçalo Inácio, que serão peças fulcrais no dérbi de domingo.
Questionado sobre a importância dos jogadores nas respetivas equipas, Peixe não tem dúvidas: «São dois jovens jogadores com um grande potencial e talento, ambos com uma enorme margem de progressão evolutiva. Creio que a melhor característica de ambos é a maturidade que demonstraram até aos dias de hoje na competição, mesmo sendo ainda muito jovens demonstram uma atitude e postura certa para a alta competição. O que os caracteriza também é a  muita ‘fome’ que sempre demonstraram no seu trajeto nas equipas de formação em aprender todos os dias e por isso mesmo evoluíram muito rápido até aos dias de hoje.»

Emílio Peixe no Benfica (ASF)

Quanto ao futuro destes dois centrais, que se encontram a ser seguidos por grandes clubes europeus, o treinador diz que estarão à altura de grandes desafios: «Acredito que, com mais vivências e experiência competitiva, podem chegar ao patamar mais alto, jogar num contexto mais competitivo ao nível das melhores equipas europeias. Isto são as normais expectativas que todos temos em relação a ambos, mas sabemos que por vezes no futebol de alta competição as coisas podem não se proporcionar, mas eles são miúdos inteligentes e vão saber gerir bem as suas carreiras.»