António Silva dá vitória e... liderança ao Benfica
Sérgio Miguel Santos/ASF

António Silva dá vitória e... liderança ao Benfica

NACIONAL07.10.202323:17

O golo de António Silva, marcado aos 90+3', garantiu um triunfo suado ao Benfica na Amoreira, frente ao Estoril, e a ascensão à liderança provisória da Liga

Foi a custo que o Benfica alcançou - e preservou - os três pontos na Amoreira, onde defrontou o Estoril, último classificado, mas que de uma forma organizada conseguir prolongar o nulo até aos instantes finais. Só aos 90+3, com as torres em ação ofensiva, os encarnados chegaram ao triunfo, numa cabeçada de António Silva.

O central encarnado voltaria a ser determinante a segundos do final, quando negou a igualdade ao Estoril com uma intervenção com a cabeça que evitou o golo de Bernardo Vital, através de um remate à meia volta, aos 90+10.

O jogo terminaria pouco depois e a águia respirava de alívio, preservando a vitória e alcançando provisoriamente a liderança da Liga (21 pontos), devolvendo a pressão ao Sporting, que em caso de vitória sobre o Arouca, este domingo, poderá perfazer 21 pontos e, desta forma, recuperar o comando da classificação do campeonato.

Acabou o jogo. Estoril 0, Benfica 1.

90+10': Grande oportunidade para o Estoril! Já em desespero e com o guarda-redes Marcelo Carné na área benfiquista, Bernardo Vital armou um remate à meia volta que parecia bem encaminhado, não fora a intervenção de...António Silva, com a cabeça. Minutos depois de ter marcado, o central encarnado voltou a celebrar, tendo segurado o triunfo encarnado com o seu corte salvador.

90+3: Golo do Benfica! Canto batido pela direita por David Neres para o interior da área, onde a intervenção de Musa se revelou decisiva. A bola parece ainda ressaltar num defensor estorilista e chegou até António Silva, que a partir de excelente posição cabeceou para o fundo das redes dos canarinhos.

Tempo adicional: 8 minutos.

88': Muito perto o golo do Benfica! Otamendi encontrava-se em zona privilegiada para marcar já na pequena área, mas falhou o remate quando parecia ter a baliza à sua mercê.

87': Efeitos imediatos da entrada de Gonçalo Guedes, com o internacional português a trabalhar bem pela esquerda e a atirar com perigo, com o seu remate a ser bloqueado por Pedro Álvaro para canto.

86': Substituição no Benfica, com a entrada de Gonçalo Guedes para o lugar de João Mário.

85': Dupla substituição no Estoril, com as entradas de Rodrigo Martins e Ivan Pavlic para os lugares de Tiago Araújo e Mateus Fernandes.

85': Benfica volta a ensaiar o remate, desta feita por Aursnes, mas o remate conheceu um ressalto e saiu desviado da baliza estorilista.

77': Substituição no Benfica, com a entrada de Juan Bernat para a saída de Jurásek.

71': Cartão amarelo para Mateus Fernandes (Estoril).

70': Dupla substituição no Benfica, com as entradas de Petar Musa e João Neves pelas saídas de Casper Tengstedt e Florentino Luís.

68': Substituição no Estoril, com a entrada de João Marques para o lugar de Heriberto Tavares.

O VAR, Rui Costa, alertou André Narciso para que visionasse as imagens: Koindredi joga a bola no momento em que disputa o lance com Chiquinho. A decisão foi revertida: não há penálti e segue jogo.

63': Penálti para o Benfica. André Narciso sancionou potencial intervenção faltosa de Koba Koindredi, na tentativa de intercetar uma tentativa de remate de Chiquinho. 

62': Cartão amarelo para Heriberto Tavares (Estoril).

61': Cartão amarelo para António Silva (Benfica).

59': Neres volta a visar a baliza do Estoril, valendo intervenção conjunta de Rodrigo Gomes e Volnei para bloquear o remate do atacante benfiquista, desviando a trajetória do disparo para canto.

58': Dupla oportunidade para o Benfica! Otamendi arriscou a partir de fora da área, obrigando Marcelo Carné a defesa incompleta. Na recarga, surgiu João Mário, mas o guardião brasileiro do Estoril saiu de forma corajosa e negou o golo ao número 20 dos encarnados.

57': Substituição no Estoril, com a entrada de Alejandro Marqués para o lugar de Cassiano.

54': Grande oportunidade para o Estoril! Rodrigo Gomes foi lançado em velocidade pela direita e cruzou rasteiro para zona próxima da entrada da área, a partir de onde Heriberto Tavares atirou forte e colocado ao poste esquerdo.

50': Estoril dispôs de livre direto em zona frontal, ligeiramente descaído para a esquerda, mas Volnei atirou à figura de Trubin.

49': Cartão amarelo para Chiquinho (Benfica).

Começa a segunda parte.

Apesar do ascendente que alcançou sobre o Estoril, nomeadamente a partir da meia hora, o Benfica não conseguiu marcar no primeiro tempo. Tengstedt foi a unidade mais rematadora, mas foi David Neres quem mais perto esteve de atirar a contar. Resiste o Estoril, muito bem organizado defensivamente e criterioso a atacar, conseguindo amiúde colocar jogadas entrelinhas na defesa encarnada e mostrar à águia estar à espreita do mínimo erro.

Acaba a primeira parte. Estoril 0, Benfica 0.

41': Cartão amarelo para Cassiano (Estoril).

40': Tengstedt volta a conseguir rematar, desta feita isolado por Rafa, mas fletiu para a direita e perdeu tempo de remate, atirando perto do poste esquerdo da baliza estorilista.

38': Mais um momento do Benfica na área contrária. Rafa foi lançado em velocidade e trabalhou bem com David Neres, que tentou o passe atrasado mas este foi intercetado por carrinho de Volnei, que inadvertidamente assistiu Casper Tengstedt, mas este atirou à malha lateral.

34': Casper Tengstedt pede penálti por carga de Tiago Araújo nas suas costas quando ambos saltavam em direção da bola. Apesar de alguns protestos, André Narciso mandou seguir e rapidamente o jogo prosseguiu.

32': Neres novamente em evidência, desta feita já no interior da área, tendo rematado rasteiro para excelente intervenção de Marcelo Carné. Na recarga, Jurásek atirou (muito) torto.

31': David Neres tenta a sorte à entrada da área: sem espaço para progredir em função da marcação de Bernardo Vital, o 7 dos encarnados fletiu para dentro, mas atirou por cima.

26': Responde o Estoril: jogada trabalhada em velocidade até à área benfiquista, chegando a bola até Heriberto Tavares, que rematou rasteiro para junto do poste mais distante, mas ao lado (com Trubin a estirar-se e a controlar a trajetória).

24': O primeiro lance de real perigo no encontro pertence ao Benfica: Chiquinho lança Casper Tengstedt com boa abertura e o dinamarquês consegue isolar-se, no entanto perdendo ângulo, rematando cruzado ao segundo poste e pouco ao lado da baliza dos locais.

20': Benfica no controlo da posse de bola e presente no meio-campo estorilista, porém sem conseguir chegar a situações de finalização. Os canarinhos defendem com os seus setores muito próximos e a sua estrutura, para já, bastante compacta.

Primeiros dez minutos ainda sem lances de real perigo, com o Estoril a conseguir sair de zonas de pressão e lançar contra-ataques rápidos, à atenção do Benfica.

Começa o jogo!

As duas equipas já estão alinhadas no relvado.

As equipas recolhem aos balneários.

A equipa do Estoril sobe ao relvado para aquecimento.

Os guarda-redes do Benfica já aquecem no relvado.

André Narciso é o árbitro do encontro. Rui Costa estará no VAR.

No lado do Estoril, apenas uma alteração e de forma forçada: Jordan Holsgrove foi expulso ante o Vitória de Guimarães e cumpre castigo, sendo substituído por Koba Koindredi frente aos encarnados.

Suplentes: Dani Figueira, Raúl Parra, Alex Soares, Rodrigo Martins, Alejandro Marqués, João Carlos, Ivan Pavlic, João Marques e Mor Ndiaye.

ESTORIL - Marcelo Carné, Volnei Feltes, Pedro Álvaro e Bernardo Vital; Rodrigo Gomes, Koba Koindredi, Mateus Fernandes e Tiago Araújo; Heriberto Tavares, Rafik Guitane e Cassiano.

Uma mini-revolução no onze inicial dos encarnados, com Roger Schmidt a alterar seis jogadores relativamente à equipa que se apresentou frente ao Inter de Milão, pela 2.ª jornada do Grupo D da Liga dos Campeões: António Silva, Jurásek, Florentino Luís, Chiquinho, João Mário e Casper Tengstedt saltam para o alinhamento inicial na Amoreira.

Suplentes: Samuel Soares, Morato, Arthur Cabral, Juan Bernat, Gonçalo Guedes, Petar Musa, Tomás Araújo, Tiago Gouveia e João Neves.

BENFICA - Trubin; Fredrik Aursnes, António Silva, Otamendi (c) e Jurásek; Florentino Luís, Chiquinho, David Neres e João Mário; Rafa Silva e Casper Tengstedt.

Já há onzes oficiais!

O Estoril recebe esta noite (20h30) o Benfica, em encontro pela oitava jornada da Liga.

Foi a custo que o Benfica alcançou - e preservou - os três pontos na Amoreira, onde defrontou o Estoril, último classificado, mas que de uma forma organizada conseguir prolongar o nulo até aos instantes finais. Só aos 90+3, com as torres em ação ofensiva, os encarnados chegaram ao triunfo, numa cabeçada de António Silva.O central encarnado voltaria a ser determinante a segundos do final, quando negou a igualdade ao Estoril com uma intervenção com a cabeça que evitou o golo de Bernardo Vital, através de um remate à meia volta, aos 90+10. 

O jogo terminaria pouco depois e a águia respirava de alívio, preservando a vitória e alcançando provisoriamente a liderança da Liga (21 pontos), devolvendo a pressão ao Sporting, que em caso de vitória sobre o Arouca, este domingo, poderá perfazer 21 pontos e, desta forma, recuperar o comando da classificação do campeonato.