Antigo dirigente peruano suspenso para a vida

FIFA Antigo dirigente peruano suspenso para a vida

INTERNACIONAL05.04.202311:10

O Comité de Ética da FIFA suspendeu para a vida o antigo dirigente peruano Manuel Francisco Antonio Burga Seoane, anunciou, na terça-feira, o organismo que rege o futebol mundial.

Burga Seoane, antigo presidente da Federação Peruana de Futebol e membro do comité executivo da CONMEBOL e da Comissão de Desenvolvimento da FIFA, foi acusado de ter participado numa «série de subornos» e de ter aceite «benefícios pecuniários indevidos», acusações essas que, de acordo com a FIFA, foram provadas.

O castigo refere que Burga Seoane nunca mais poderá assumir um cargo relacionado com futebol, tendo ainda de pagar uma multa de cerca de um milhão de euros.

Na terça-feira, também Bimo Wirjasoekarta, presidente do clube indonésio Tira Persikabo, foi castigo, ficando impossibilitado de exercer qualquer cargo no futebol durante dois anos (com mais três anos de pena suspensa) além de ter de pagar 10.000 francos suíços. O dirigente foi «considerado culpado de atos de intimidação, coação, ameaça e exploração de um futebolista».