Antevisão da Taça da Liga: Benfica e Sporting à procura da quinta

Antevisão da Taça da Liga: Benfica e Sporting à procura da quinta

FUTSAL17.01.202417:56

Prova decorre na Póvoa de Varzim, entre quinta-feira e domingo; águias defrontam SC Braga nos quartos de final, Sporting defronta o Fundão; possível dérbi só na final

Começa já, esta quinta-feira, a 9.ª edição da Taça da Liga, no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim, onde os oito emblemas irão disputar a Final 8 da prova, que termina no domingo. Benfica e Sporting, ambas com quatro conquistas, são as únicas equipas que já venceram a prova.

O Benfica, atual detentor do título, começa a defesa às 20 horas, ante o SC Braga, primeiro classificado, neste momento, da Liga. Na antevisão à partida, aos órgãos de comunicação da FPF, Mário Silva assume que a equipa não pode fugir da responsabilidade.

Técnico Mário Silva dá indicações aos seus jogadores (Benfica)

«Iniciámos a época com o claro objetivo de revalidar todas as competições que conquistámos a época passada e este troféu não foge à regra, sabendo que teremos pela frente sete adversários que se propõem a tentar alterar o desfecho de 2023. Encaramos conscientes das dificuldades, mas ambiciosos e confiantes nas nossas competências e capacidades», garante o técnico encarnado, mostrando-se prevenido sobre o conjunto bracarense, que venceu as águias, no início de dezembro, por 5-2:

«O Sporting de Braga tem sido a equipa mais regular este ano, assentando essencialmente o seu jogo contra nós em muita eficácia nos ataques rápidos, e muita eficiência no seu momento defensivo, quer nos momentos em que consegue ser mais pressionante, quer quando é obrigada a defender substancialmente mais baixo do que desejaria. Tem várias virtudes, mas destacaria o compromisso, solidariedade e agressividade defensiva como o principal percursor do momento positivo que atravessa.»

Do lado dos bracarenses, Joel Rocha salienta que a equipa está preparada para ganhar no tempo regulamentar ou nas grandes penalidades.

«O importante em jogos a eliminar é sermos 101% fiéis à nossa identidade competitiva, respeitarmos as nossas qualidades e capacidades, para a nossa estratégia para o jogo ser executado com máxima eficácia, superando com solidariedade as forças do adversário», afirma o técnico dos guerreiros do Minho.

Joel Rocha cumpre a 3.ª temporada no SC Braga (SC Braga)

Com o objetivo de somar a quinta Taça da Liga no seu palmáres, está o Sporting que mede forças, nestes quartos de final, com o Fundão, às 17 horas. Os leões vêm de dois jogos seguidos sem ganhar para a Liga e Nuno Dias apela à «concentração competitiva».

«A característica destes jogos difere dos restantes pelo facto de não haver segundo jogo para corrigir. Quem perde vai para casa. O objetivo é sempre vencer a competição, com a noção das dificuldades e olhando sempre para uma eliminatória de cada vez», projeta o técnico leonino.

Nuno Dias, treinador do Sporting (ASF)

Por sua vez, João Nuno Ribeiro afirma que a equipa vai dar tudo de si, apesar do poderio dos verde e brancos.

«Não tivemos um sorteio favorável. No entanto, já provámos algumas vezes que em competições a eliminar podemos bater-nos com qualquer equipa e é com esse sentimento e objetivo que nos iremos apresentar. Nos últimos anos temos criado algumas dificuldades ao Sporting. No entanto, teremos de ser muito mais competentes do que fomos no confronto da época atual [derrota por 0-7]. Queremos estar a um nível competitivo que promova o futsal, dignifique a competição e, acima de tudo, a região, a cidade e o símbolo que trazemos ao peito», diz o líder da formação beirã.

(Fundão)

O primeiro jogo do dia, às 11 horas, coloca frente a frente o Leões Porto Salvo e o Caxinas. 

Cláudio Moreira destaca a confiança da equipa. »As aspirações são as mesmas que o clube e equipa sempre ambicionaram com o trabalho que realizam diariamente, nomeadamente chegar o mais longe possível, apresentar qualidade e superação nos momentos adversos para tentar vencer», afiança o téncico da equipa de Oeiras.

Por sua vez, Nuno Silva mostra-se orgulhoso pelo percurso da equipa na prova. «É o corolário do trabalho realizado ao longo da primeira fase da época. Temos a ambição de competir de forma séria e rigorosa pela vitória no jogo. O facto desta edição ser realizada perto dos nossos adeptos ainda se torna mais aliciante e motivador», refere o técnico da formação nortenha.

O Belenenses enfrenta, às 14 horas, o Torreense. No lançamento da partida, Tiago Guelho diz que pretende fazer história. «Queremos desfrutar ao máximo e conseguir chegar às meias-finais desta competição», assegura o técnico dos azuis do Restelo.

Do lado do conjunto do Oeste, Carlos Teixeira atira o favoritismo para a formação do Restelo. «É um histórico da modalidade com várias presenças em competições desta natureza. Sabemos das dificuldades que nos esperam, o Belenenses é uma equipa com uma personalidade muito vincada, um adversário que nos faz desconfiar muito e que nos deixa completamente alerta e com a perfeita consciência de que terá de ser um Torreense extremamente competente nos vários aspetos do jogo», antevê o técnico.

Este é o seguinte emparelhamento até à final: Benfica/SC Braga-Belenenses/Torreense e Leões Porto Salvo/Caxinas-Sporting/Fundão.

No plano feminino, o Benfica, atual detentor do título e à procura da terceira no palmarés, mede forças, nas meias-finais, com o Novasemente, enquanto o Nun´Álvares, vencedora em 2021/22, enfrenta o Futsal Feijó.

Refira-se que a Taça da Liga masculina e feminina vão contar com a tecnologia de Suporte de Vídeo ao longo da competição.