Antevisão Boavista-Famalicão: capitães fora do jogo do Bessa
Passado longínquo é favorável aos axadrezados, mas o recente apresenta tendência mais forte dos famalicenses
Boavista e Famalicão jogam neste sábado no Bessa para a 7.ª jornada da Liga Portuguesa, competição onde já se defrontaram em 20 ocasiões, com saldo positivo para os axadrezados. Os portuenses venceram 9 jogos, contra 5 vitórias dos vila-condenses e 6 empates. Em golos, a diferença é igualmente favorável aos homens do Bessa: 32 marcados e 23 sofridos.
O Boavista quer mostrar, perante o seu público, que a derrota em Braga já faz parte do passado e pretende dar continuidade ao bom arranque. O Famalicão, por seu lado, também teve um início muito interessante, somando 11 pontos em seis jogos (menos dois que o Boavista) e ainda só perdeu em casa do Sporting . Além disso, logo na primeira ronda venceu em casa do SC Braga.
A equipa de João Pedro Sousa sofreu golos apenas por três vezes (um em Braga, outro em Alvalade e o terceiro em Vila do Conde), sendo a melhor defesa do campeonato até ao momento. Os axadrezados nunca ficaram em branco, mas também sofreram sempre golos (incluindo duas frente ao Benfica, da autoria de Di María e Rafa). Em seis jornadas, a equipe de Petit marcou 3 ou mais golos em três jogos.
O Famalicão foi feliz nas últimas duas visitas ao Bessa e na última época venceu por 2-1, golos de Iván Jaime e Alex Dobre, com Róbert Bozeník a marcar para os axadrezados. Em 2021, o Famalicão goleou por 5-2 naquele que foi o jogo com mais golos entre as duas equipes (Musa e Yusupha para os homens da casa; Pedro Brazão, Banza por duas vezes, Alexandre Penetra e Pepê Rodrigues para os forasteiros).
Vitória do Famalicão por 5-2 no Bessa
Dois capitães de fora
Os capitães das duas equipas vão falhar o duelo do Bessa, depois de terem sido expulsos na ronda anterior. No lado dos boavisteiros, Sebastían Pérez foi expulso em apenas dois minutos (30’ e 31’) no jogo em Braga. Ilija Vukotic, 24 anos, deve ser a escolha de Petit, pois o médio montenegrino foi sempre utilizado esta época e agora deve ter a sua primeira oportunidade como titular. Riccieli, central do Famalicão, também vai falhar o encontro após ver o segundo amarelo, ao minuto 57 do jogo frente ao Arouca. João Pedro Sousa recorreu a Justin de Hass e é provável que o neerlandês ocupe o lugar do capitão.
O jogo de Braga em que Sebastian Pérez foi expulso por Soares Dias
Sistema do Boavista: 4x3x3
Onze provável: João Gonçalves; Salvador Agra, Chidozie, Onyemaechi e Filipe Ferreira; Makouta, Reisinho e Vukotic; Bruno Lourenço, Bozeník e Tiago Morais
Lesionado: Pedro Malheiro
Castigado: Sebastían Pérez
O treinador (Petit): «Treinamos com a mesma alegria que tivemos desde o início da época. Claro que ficamos tristes com a derrota, mas temos de saber reagir, levantar a cabeça e concordar. Foi uma semana igual às outras. Esperamos um jogo de grau de exigência elevado, porque foi reforçado abertamente pelo seu treinador e pela estrutura que o Famalicão é um candidato aos cinco primeiros colocados e, por isso, amanhã estaremos preparados para enfrentar um bom adversário. Não vamos mudar nossa forma de jogar. Alinhamos em nossa casa, diante dos nossos adeptos que, espero, possam vir nos apoiar, em grande número, e queremos dar uma boa resposta ao último resultado negativo que tivemos.»
Figura: Róbert Bozeník. O avançado eslovaco leva cinco golos e duas assistências em apenas seis jogos e é, sem grande discussão, a maior referência do Boavista.
Valor de mercado do plantel: 43,10 milhões de euros
Jogador mais valioso: Chidozie (3,5 milhões de euros)
Sistema do Famalicão: 4x2x3x1
Onze provável: Luiz Junior; Aguirregabiria, Otávio Ataíde, Justin de Haas e Francisco Moura; Zaydou Youssouf e Tom Lacoux; Chiquinho, Óscar Aranda e Puma Rodrígues; Jhonder Cádiz.
Lesionado: Théo Fonseca
Castigado: Riccieli
O treinador (João Pedro Sousa): «Somos a equipa menos batida da Liga, mas não somos os melhores da Liga a defesa. São coisas diferentes. Gostaríamos de ser, mas não somos. Todas as semanas analisamos os jogos e vemos que há questões a melhorar, em termos defensivos e não só. O nosso bom registo defensivo vai do guarda-redes ao avançado. São números interessantes: três gols sofridos, todos de bola parada. E um é autogolo. Já jogamos 70 minutos em inferioridade numérica e zero em superioridade. É uma diferença bem elevada...»
Figura: Jhonder Cádiz. O avançado venezuelano tem tido bom rendimento no Famalicão. Marcou 11 golos em 34 jogos na época passada e agora leva dois neste arranque.
Valor de mercado do plantel: 21,85 milhões de euros
Jogador mais valioso: Henrique Araújo (4,5 milhões de euros)
O encontro está marcado para este sábado, 18h00, no Estádio do Bessa.