Álvaro Pacheco: «Muito contente com o plantel e por passarmos às meias-finais da Taça»
Álvaro Pacheco. Foto: HUGO DELGADO/LUSA

Álvaro Pacheco: «Muito contente com o plantel e por passarmos às meias-finais da Taça»

NACIONAL08.02.202421:43

Treinador do Vitória de Guimarães gostou da entrada forte da sua equipa; quer jogar contra o FC Porto nas meias-finais

Que análise faz a este jogo? E prefere Santa Clara ou FC Porto nas meias-finais?

- Foi um jogo com duas partes distintas, uma primeira muito forte da nossa parte, entramos muito agressivos com boa capacidade com bola de levar a mesma para junto da baliza adversária. Evitamos as saídas do Gil, fizemos dois golos e podíamos ter feito o terceiro. Ainda na primeira parte, devido à qualidade do Gil e do seu treinador, ainda conseguiram duas boas oportunidades e numa fizeram o golo. Na 2.ª parte, o jogo ficou muito equilibrado e partido, podíamos ter feito o quarto, mas também o Gil podia ter feito o 3-2 e aí era perigoso, pois nos minutos finais quando o oxigénio não chega, quem reduz ganha outro ânimo. Não conseguimos empurrar o Gil para a sua defesa e se fizessem aí o golo podiam ter criado ainda mais dificuldades à minha equipa. Mas, estivemos serenos, principalmente, na capacidade de manter a bola e conseguimos gerir e levar o resultado até ao fim. Sendo a eliminar, há um nervosinho extra para quem está a ganhar. Não gosto de escolher, mas pessoalmente, contra o FC Porto. Gosto de jogar contra os melhores.

Na 2.ª parte acabou por gerir o resultado, mas ainda concedeu algumas oportunidades. Esta fórmula pode dar jeito para a receção ao Benfica?

- Não gosto de gerir, gosto de dominar, também há mérito dos adversários que nos empurraram para trás, com algumas rupturas no nosso eixo defensivo. Mas, a equipa esteve compacta, sem se afligir. Deve-se à qualidade do nosso plantel, estou muito contente com o plantel que tenho e com o facto de passarmos às meias-finais da Taça.

Pode explicar a lesão de Tiago Silva? Kaio César ainda não foi desta que teve a oportunidade de se estrear, pode ser brevemente?

- O Tiago tinha levado uma paralítica em Vizela e sentiu uma pancada no gémeo, saiu pelo desconforto que sentiu. Nada de grave e amanhã está a treinar normalmente com certeza. O Kaio é um jovem com talento que tem de se adaptar ao estilo de jogo daqui de Portugal e da Europa. Tem de aprender as nossas dinâmicas de jogo, também a cultura do clube daquilo que é o Vitória. Está a crescer e com o tempo vai ter a sua oportunidade.

Charles homenageou Neno e com aquelas defesas na 2.ª parte, acha que esteve especialmente inspirado?

- Um motivo extra para nós, pois depois da data do aniversário do Neno foi o primeiro jogo em casa e quisemos fazer essa homenagem, pois é uma pessoa muito querida para todos os vitorianos. Quem vê o Charles a trabalhar podia saber da confiança que tenho nele. Plantel de muita qualidade. Já ia jogar na Taça e acabou de se estrear no campeonato, também. Dá-me muita confiança.

A entrada forte e a eficácia foram o que fizeram a diferença em relação à derrota em Barcelos há duas semanas?

Há sempre coisas que correm bem e outras menos bem. Gosto de observar e aplicar em exercícios de treino aquilo que fizemos de menos bem para podermos melhorar nos próximos jogos. Sabíamos que era um jogo a eliminar e tínhamos de marcar para passar.