Álvaro Magalhães confia: «Jurásek vai dar a volta por cima no Benfica»
Glória do futebol benfiquista aposta no lateral-esquerdo mas avisa que terá ser «bem preparado»
David Jurásek foi contratado este verão para substituir Grimaldo e custou €14 milhões, dois pesos grandes nas costas do lateral-esquerdo checo, que ainda não ganhou a crítica nem os adeptos neste arranque de temporada e ainda por cima lesionou-se na primeira jornada do campeonato, na derrota no Bessa (2-3), frente ao Boavista.
Jurásek continua a recuperar de um traumatismo no tornozelo direito, mas existe a possibilidade, forte, de que o defesa já esteja em condições de ser alternativa para o próximo jogo do Benfica, dia 16, em casa do Vizela, para o campeonato.
Mas, seja ou não em Vizela, Jurásek terá em breve de retomar o desafio de conquistar o lugar, sobretudo agora, que, no último dia de agosto, chegou por empréstimo do PSG Juan Bernat, lateral-esquerdo espanhol, de 30 anos.
2 setembro 2023, 23:50
Chegada de Bernat é desconfiança em relação a Jurásek? A resposta de Schmidt
Benfica foi ao mercado contratar lateral-espanhol por empréstimo do PSF
Nada melhor que quem sabe da poda para falar sobre o tema. «Jurásek é fisicamente muito forte, tem um bom pé esquerdo e nota-se que gosta muito de apoiar o ataque. Não é muito rápido, mas tem bom sentido posicional e a velocidade treina-se, porque também temos de perceber que estamos em início de época», começou por avaliar Álvaro Magalhães em conversa com A BOLA.
Olhando para o defesa checo, o antigo lateral-esquerdo do Benfica, antigo internacional português e treinador, acredita que Jurásek dá «garantias» para o presente, de poder «ganhar um lugar na equipa e torná-la mais forte», mas entende que ele tem «de estar bem preparado do ponto de vista físico».
Quando se contrata um jogador para uma equipa grande da dimensão da do Benfica, sobretudo pelo que custou, é preciso ter a certeza de que estará preparado para ajudar a equipa
Na análise a alguns pontos de interrogação que persistem sobre a capacidade de Jurásek, e questionado sobre se será apenas falta de confiança e adaptação, Álvaro prefere ser pragmático: «Quando se contrata um jogador para uma equipa grande da dimensão da do Benfica, sobretudo pelo que custou, é preciso ter a certeza de que estará preparado para ajudar a equipa, o Benfica, a ganhar. Acredito que tenha vindo por indicação, ou com o aval do treinador, portanto não se lhe pode ser retirada confiança. Também a cabeça dele precisa de estar bem, não que no lugar que deveria ser dele jogue um médio, o Aursnes, que, entendo, é um crime estar adaptado a lateral porque tem qualidade para muito mais.»
Álvaro Magalhães sublinha que Jurásek «volta de lesão» e que por isso precisará de algum tempo, mas tem poucas dúvidas de que será ele o dono da lateral-esquerda das águias.
Sobre Bernat, o antigo lateral não consegue formar uma opinião porque jogou pouco no PSG. «Perdeu o lugar quando a Paris chegou o português Nuno Mendes, tem tido algumas lesões; não é velho, mas tem 30 anos… vamos ver que garantias dá de poder ajudar o Benfica, espero que possa ser alternativa porque um plantel como o do Benfica precisa de dois bons jogadores para a posição», conclui.