Abel Ferreira volta a demonstrar admiração por Telê Santana e já teve resposta

Palmeiras Abel Ferreira volta a demonstrar admiração por Telê Santana e já teve resposta

INTERNACIONAL14.06.202317:16

Em conferência de Imprensa, após o triunfo sobre o São Paulo, Abel Ferreira foi questionado se está para o adeptos do Palmeiras como o técnico brasileiro Telê Santana para os fãs do 'tricolor'.

O português preferiu colocar de lado a enorme idolatria de que é alvo no 'Verdão' e optou por destacar a admiração pelo histórico técnico do São Paulo: «Não sou eu que posso responder a isso. Tenho uma série de vídeos do Telê [Santa] guardados que quero ver. Gosto muito dele e revejo-me nele em alguns pontos, na forma de analisar o jogo, os relvados. Penso exatamente o mesmo que ele pensava há 30 anos.»

As comparações entre Abel Ferreira no Palmeiras e Telê Santana no São Paulo devem-se aos triunfais trajetos de ambos: o brasileiro orientou os paulistas em 410 jogos - 198 vitórias, 121 empates e 91 derrotas -, tendo obtido dez títulos, que o tornou no treinador mais vitorioso de sempre no 'tricolor'; Abel Ferreira tem oito títulos, é o estrangeiro mais vitorioso - 194 jogos, 116 vitórias, 43 empates e 35 derrotas - e segundo técnico com mais conquistas, atrás apenas de Oswaldo Brandão.

O filho de Telê Santana, Renê, em entrevista ao portal do Palmeiras 'Nosso Palestra', elogiou o trabalho do português e confirmou as comparações entre Abel Ferreira e o seu pai: «Essa obsessão pelo futebol bem jogado, a preocupação, de modo geral, com o futebol, com o aprimoramento técnico e tudo mais que há em torno desse trabalho de evolução do desporto é muito parecido com o que o Abel se manifesta e pelo que o Telê era. Vejo muitas coisas parecidas. O Abel está a fazer a sua história agora. A contribuição maior que pode dar um treinador ao futebol não se limita às quatro linhas, vai muito além. As condições, estrutura, reconhecimento, pagamento, a vida, a humanidade do futebol, os erros de arbitragem como constantemente acontece e era assim com o Telê [Santana] também. Só temos a ganhar, quando um profissional atua dessa forma com essas preocupações gerais.»