A melhor águia faz desaparecer dúvidas

NACIONAL28.10.202400:29

Depois do desaire europeu, o primeiro pós-regresso de Lage, Benfica consegue vitória mais dilatada da época, com 'hat trick' de Akturkoglu

Com magia, aquela que sai da varinha de Akturkoglu, o Benfica fez desaparecer dúvidas porventura geradas pela derrota caseira com o Feyenoord, quatro dias antes. Depois do desaire na Liga dos Campeões, o primeiro desde o regresso de Bruno Lage, as águias responderam com a vitória mais folgada da época: o 5-0 ao Rio Ave supera o 4-0 ao Atl. Madrid e o 5-1 ao Gil Vicente, também já com o português de regresso ao banco.

Autor de três golos no encontro da Luz, Akturkoglu confirmou o estatuto de melhor jogador benfiquista da época, até ao momento. O ex-Galatasaray juntou-se ao sportinguista Viktor Gyokeres e ao gilista Kanya Fujimoto no lote de jogadores que fizeram hat trick na Liga 2024/25, sendo que o último benfiquista a conseguir tal feito — há pouco menos de um ano, frente ao Inter, na Champions — foi... João Mário, curiosamente transferido no verão para a Turquia, embora para o Besiktas.

Com oito golos nos primeiros sete jogos, Akturkoglu apresenta um registo sem igual para reforços do Benfica em quase 60 anos — desde Félix Guerreiro, em 1964/65. O turco apontou os três golos ainda na primeira parte, mas a goleada das águias — que somaram a 18.ª vitória caseira consecutiva sobre o Rio Ave, em todas as competições — foi construída também com golos dos suplentes Amdouni e de Schjelderup, este último em estreia. São já sete golos de jogadores saídos do banco, o melhor registo da presente edição da Liga.

Com este resultado o Benfica recupera o terceiro lugar (ao Santa Clara), mas não foi a única equipa a recuperar de uma desilusão europeia: o SC Braga, que vinha da derrota caseira com o Bodo/Glimt — e apenas uma vitória em quatro jogos, frente ao 1.º de Dezembro, na Taça de Portugal —, bateu o Farense por 2-0, naquela que foi a primeira derrota de Tozé Marreco como treinador da formação algarvia.

Já o Vitória de Guimarães, depois de ter batido o recorde português de triunfos seguidos na Europa (8), deixou-se empatar na Amadora.