A corrida para o título: Os 'finais perfeitos' da última década

Benfica A corrida para o título: Os 'finais perfeitos' da última década

NACIONAL10.05.202320:29

O Benfica tem a faca e o queijo do '38' na mão nas três jornadas que restam até ao cair do pano sobre a Liga 2022/2023. Precisa, pelo menos, de mais uma vitória, que quer conseguir já em Portimão, e pode até nem precisar de vencer em Alvalade para sagrar-se campeão, dependendo do que o FC Porto fizer. 

Os adeptos benfiquistas, claro, querem um final perfeito e vencer todos os jogos que faltam para se despedirem da época com a cereja no topo do bolo.

Na última década, foram alguns os finais perfeitos do clube da Luz no sprint final das últimas três jornadas. 

Desde o incrível golo de Kelvin no Dragão em 2013 que virou o clássico com as águias e inverteu o destino do título, que ficou no Porto, houve quatro finais perfeitos das águias. 

Não foi o caso da temporada anterior, com o FC Porto a confirmar o título com vitória na Luz na penúltima jornada, mas foi que se verificou nas três épocas antes dessa, de 2019 a 2021. A primeira delas, 2018/2019, a do último título conquistado, precisou mesmo de um final perfeito, porque só a última jornada, diante do Santa Clara (e só precisando de um ponto para confirmar o título), é que as águias soltaram os foguetes para a festa, depois de ter vencido Portimonense (5-1) e Rio Ave (3-2) na penúltima e antepenúltima rondas.

Também no título de 2015/2016, o tri, foi necessário um final sem mácula, porque este só foi confirmado na última jornada, mercê de luta titânica com o Sporting de Jorge Jesus. Foram precisos triunfos sobre V. Guimarães (2-0), Marítimo (2-0) e, já na última jornada, sobre o Nacional (4-1), na Luz. 

Nos dois títulos antes desse, ainda com Jorge Jesus ao leme, as águias não assinaram finais perfeitos, mas também não precisaram. Em 2014 confirmaram o 34 na antepenúltima jornada, após vitória (2-0) sobre o Olhanense, e no ano a seguir confirmaram o bicampeonato na penúltima jornada, bastando empate sem golos com o V. Guimarães.

Resta, agora, saber como será esta época. Aceitam-se apostas.