A análise de Duarte Gomes à arbitragem do Sporting-Tondela
Hélder Malheiro (Foto: JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA)

A análise de Duarte Gomes à arbitragem do Sporting-Tondela

NACIONAL09.01.202421:10

Especialista A BOLA fala em atuação «globalmente positiva» de Hélder Malheiro

O Sporting-Tondela foi arbitrado por Hélder Malheiro, da AF Lisboa. 

Na sala de vídeo arbitragem esteve o portuense Rui Oliveira, que exerceu a função de vídeo árbitro. 

O jogo contou para os oitavos de final da Taça de Portugal, prova organizada pela FPF. 

Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro: 

9' Rafael Pontelo derrubou Cuba de forma negligente. O defesa entrou às pernas do adversário de forma evidente, tendo também a intenção de impedir a sua saída em velocidade. O árbitro aplicou bem a vantagem (o Tondela acabou por efetuar remate perigoso à baliza de Franco Israel) e optou por avisar apenas o reforço do Sporting, talvez por ser a primeira infração impetuosa na partida. 

11' Golo do Sporting, na sequência de remate vitorioso de Pedro Gonçalves. A finalização culminou jogada legal do ataque da sua equipa.

16' Segundo golo da equipa lisboeta, na sequência de erro defensivo do adversário. Golo legal, marcado por Pedro Gonçalves, após assistência de Daniel Bragança

29' Rui Gomes cabeceou com muito perigo, com a bola a sair perto do poste esquerdo da baliza do Sporting. O avançado do Tondela estava em posição legal quando a bola foi cruzada da esquerda. 

37' Viktor Gyokeres marcou o terceiro da equipa do Sporting, após cruzamento da esquerda de Nuno Santos. Golo legal. 

38' Cuba isolou-se e ainda empurrou a bola para as redes da baliza de Franco Israel, mas após cometer infração nas costas de Luís Neto. O árbitro não teve dúvidas, por isso interrompeu a jogada de imediato. Em lances de golo potencial como este, o mais prudente é aguardar pelo desfecho da jogada. Às vezes as certezas que um árbitro tem a olho nu acabam por trair a sua leitura e boa vontade, impedindo eventual intervenção do VAR. 

43' Francisco Trincão levantou o pé na direção da perna de Cuba, atingindo-o com imprudência. A falta atacante foi bem assinalada por Hélder Malheiro. 

45' Excelente intervenção do árbitro assistente, anulando golo do Sporting CP. O adiantamento irregular não foi do seu autor (Paulinho estava atrás da linha da bola quando esta lhe foi passada), mas de Ricardo Esgaio, autor do cruzamento da direita. A decisão foi corretamente validado pelo vídeo árbitro. 

46' Gyokeres voltou a marcar na sequência de novo erro defensivo do adversário. Finalização legal do avançado sueco. 

57' Ricardo Esgaio impediu ilegalmente que Hélder Tavares prosseguisse jogada pela esquerda, que era prometedora. O árbitro assinalou bem a infração técnica, mas não exibiu o cartão amarelo ao lateral do Sporting. Na nossa opinião, devia tê-lo feito. 

59' Na sequência de pontapé de canto favorável ao Tondela, Paulinho (em ação defensiva) disputou lance aéreo com Ricardo Alves, em jogada que culminou na queda do jogador visitante. Não houve repetições, mas ficámos com a ideia de que não houve qualquer irregularidade.

62' Nuno Santos tocou com um pé na bola e com o outro (o de trás) em Cuba, derrubando-o de forma evidente. A infração foi bem assinalada por Hélder Malheiro. O jogador do Sporting protestou com o árbitro (e depois com o árbitro assistente), como faz habitualmente. Não foi advertido. 

64' Nova decisão atenta do árbitro assistente, embora algo facilitada pelo facto de se tratar de uma bola parada (permite avaliação mais adequada): no momento em que Luis Rocha executou o pontapé-livre favorável ao Tondela, Abdoulaye estava em fora de jogo. O defesa senegalês ainda marcou, mas o golo foi bem anulado por fora de jogo. 

69' Bloqueio tático de Matheus Reis (sobre Cícero) na área adversária bem identificado pelo árbitro lisboeta. Este tipo de ações não são permitidas no futebol. 

88' O fisioterapeuta do Tondela terá entrado no terreno de jogo sem receber autorização do árbitro da partida, motivo que levou à sua advertência. 

Nota 7: arbitragem globalmente positiva