A análise de Duarte Gomes à arbitragem: Bruno Fernandes foi mal expulso

FC Porto-Manchester United, 3-3 A análise de Duarte Gomes à arbitragem: Bruno Fernandes foi mal expulso

INTERNACIONAL03.10.202422:42

Trabalho positivo de Tobias Stieler e seus pares

Tobias Stieler viajou até ao norte do país para dirigir o FC Porto-Manchester United, para a Liga Europa. O árbitro internacional alemão foi auxiliado, à distância, por Bastian Dankert, compatriota que exerceu as funções de VAR.

Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:

6' No Dragão pediu-se braço na bola de Diogo Dalot (desarme a Pepê) em lance algo prometedor, mas sem razão. O jogador do Manchester United dominou a bola com a barriga, logo de forma legal. Esteve bem o árbitro assistente, muito perto e de frente para o lance.

9' Lisandro Martínez, de forma muito clara e ostensiva, abriu o braço direito apenas para impedir a progressão de Pepê para zona avançada do terreno. O contacto, que atingiu o jogador brasileiro no rosto, tinha que ter valido o primeiro cartão amarelo da partida. A equipa de arbitragem não teve essa perceção.

12' Galeno foi tocado pelas mãos de Lisandro Martínez, caindo com algum aparato na área do Manchester United. O contacto existiu, tal como a convicção de que não foi suficiente para aquela queda/consequência. O certo é que as imagens não foram as melhores para avaliação mais rigorosa.

20' A tecnologia funcionou duas vezes para validar o golo marcado por Hojlund: primeiro ao emitir sinal sonoro imediato para o relógio do árbitro, depois via goal line technology. O esforço de Nehuen Pérez foi louvável mas infrutífero. Decisão correta da equipa de arbitragem. 

22' Alan Varela, em momento mais crispado com Bruno Fernandes, pisou a perna do jogador português de forma tão evitável quanto negligente. A ação antidesportiva passou despercebida a Stieler, mas devia ter valido advertência ao argentino.

27' Golo legal do FC Porto, marcado por Pepê, após recarga a defesa in extremis de Onana.

31' Samu reagiu de forma mais emocional para protestar decisão correta do árbitro germânico. Foi advertido com justiça.

33' Golo legal do FC Porto, marcado por Samu, na sequência de cruzamento da direita de João Mário.

43' Nico González usou o corpo e braço esquerdo para deliberadamente atingir Martinez, lesionando-o momentanemente. A infração foi antidesportiva e devia ter sido sancionada com advertência.

50' Terceiro golo do FC Porto, novamente em marcado por Samu, após assistência da direita de Pepê. O jogador brasileiro tinha partido de posição legal, em lance bem analisado pelo árbitro assistente.

61' Nico González tirou a bola a Bruno Fernandes com a cabeça, mas sem derrubar o médio português, que ficou caído no relvado sugerindo ter sido carregado. O árbitro fez bem ao nada assinalar perto da área da equipa portuguesa.

81' Na nossa opinião não foi acertada a decisão de ser exibido o segundo cartão amarelo a Bruno Fernandes. É certo que o médio português levantou o pé bem alto, praticando jogo perigoso ativo bem evidente, mas em nenhum momento atingiu Nehuén Pérez no rosto. A visibilidade da abordagem e a queda algo empolada do argentino terão ludibriado o árbitro alemão, hesitante na sanção imposta.

83' Antony tocou com as mãos na cara de Galeno depois de carregado irregularmente por Francisco Moura, mas o aparato na queda do jogador azul e branco não pareceu justificar-se.

90+1' Golo legal do Manchester United, através de cabeceamento de Maguire, na sequência de pontapé de canto da direita.

NOTA: 6