10 minutos resolveram problema frente ao Antuérpia e FC Porto fica a um ponto do apuramento
FC Porto voltou a bater os belgas e está muito perto da fase a eliminar da Youth League
O FC Porto tem pé e meio na fase seguinte da Youth League, depois de, esta terça-feira, ter batido o Antuérpia, por 3-1, na quarta jornada da fase de grupos. Com uma primeira parte verdadeiramente diabólica, 10 minutos entre os 14’ e os 24’ dizimaram o Antuérpia, com os golos de Gonçalo Sousa, Candé e Rodrigo Mora a darem expressão ao enorme domínio do FC Porto. Só uma exibição muito inspirada do guarda-redes Devalckeneer impediu uma goleada com números pesadíssimos a favor dos azuis e brancos.
Na segunda parte, o FC Porto baixou o ritmo – nem por isso deixou de dispor de mais chances de golo – e foi o Antuérpia, por Vandeplas, a reduzir distâncias, num bom remate fora do alcance de Gonçalo Ribeiro, aos 79’.
Nas últimas duas jornadas, a equipa de Nuno Capucho vai defrontar o Barcelona, fora de portas, e receberá o Shakhtar. Só uma vitória por mais de dois golos de diferença frente aos catalães permitirá aos portistas a qualificação no primeiro lugar do grupo.
FIM DO JOGO: FC Porto 3-1 Antuérpia
Vitória sem qualquer discussão do FC Porto, com uma bela primeira parte a chegar para passar pela equipa belga. Apuramento para a fase seguinte fica a um ponto de distância.
84' - FC Porto perto do 4-1. Anhá Candé isolou-se mas rematou com o pé mais fraco, o direito, à figura do guarda-redes.
Bom trabalho do avançado do Antuérpia e, à entrada da área, o remate forte de pé esquerdo bate Gonçalo Ribeiro. Reduzem os belgas.
79' - GOLO DO ANTUÉRPIA (3-1)! Marca Vandeplas!
75' - Tiago Andrade e João Teixeira entram para os lugares de Jorge Meireles e André Oliveira.
73' - A partida arrasta-se para o fim com o resultado já decidido.
66' - Bom trabalho de Jorge Meireles no corredor central, Devalckeneer volta a mostrar-se.
61' Mariano Regal, Fábio Amaral e Gil Martins lançados por Capucho para os lugares de Dinis Rodrigues, Ussumane Djaló e Rodrigo Mora.
54' - Remate à entrada da área de Ussumane Djaló, a bola sai a rasar a trave.
51' - Cabeceamento de Gabriel Brás travado por... Devalckeneer.
46' - Joga-se a segunda parte. No Antuérpia, Van Helden entra para o lugar de Lievens.
INTERVALO: FC Porto 3-0 Antuérpia
10 minutos diabólicos do ataque portista, entre os 14' e os 24', selaram a vantagem já larga do FC Porto, prevendo-se uma segunda parte de mera gestão da equipa de Capucho.
44' - Cabeceamento de Rodrigo Mora e mais uma grande defesa do guardião do Antuérpia. O 5 ou 6-0 não seria, nesta altura, minimamente surpreendente perante o avolumar de oportunidades da equipa da casa...
31' - Primeiro lance de perigo junto da baliza do FC Porto. Bom remate de Godelaine, excelente defesa de Gonçalo Ribeiro.
30' - FC Porto está dono e senhor do jogo. Devalckeneer, guarda-redes do Antuérpia, vai evitando um resultado histórico a favor dos dragões.
Que grande jogada dos jovens dragões. Anhá Candé fez a assistência depois de uma bela jogada na direita e Mora só teve de encostar. Que 'banho de bola'...
24' - GOLO DO FC PORTO (3-0)! Agora é Rodrigo Mora a faturar.
21' - Que massacre do FC Porto! Rodrigo Mora assiste e Candé acerta primeiro no poste e depois num defesa belga que estava na linha de golo. Quase o 3-0...
Belo remate do avançado dos dragões, em posição frontal, a elevar a contagem da equipa de Nuno Capucho. Terceiro golo de Candé nesta Youth League.
20' - GOLO DO FC PORTO (2-0)! MARCA ANHÁ CANDÉ!
Acabou a resistência belga. Cruzamento da esquerda de Jorge Meireles e Gonçalo Sousa cabeceia sem hipótese de defesa para o guarda-redes contrário. Está aberto o marcador.
13' - GOLO DO FC PORTO (1-0)!
9' - Sucessão de grandes oportunidades para o FC Porto! Agora é o guarda-redes do Antuérpia, Devalckeneer, com uma grande defesa a negar o 1-0 a Luís Gomes.
8' - Em cheio no poste! Canto do lado esquerdo e o cabeceamento de André Oliveira acerta no ferro.
7' - FC Porto com mais bola e instalado no meio-campo adversário. Para já vai aguentando o Antuérpia sem lances de perigo junto da sua baliza.
1' - Começa o jogo em Vila Nova de Gaia.
Já hoje de manhã, o Barcelona bateu o Shakhtar Donetsk, por 3-0, com golos de Nil Calderó (16'), Dani Rodríguez (58') e Albert Navarro (63') e garantiu o apuramento, com 12 pontos em outros tantos possíveis até ao momento.
Os onzes das duas equipas:
FC PORTO: Gonçalo Ribeiro; Dinis Rodrigues, Gabriel Brás (c), Luís Gomes e Bernardo Ferreira; Ussumane Djaló, André Oliveira e Rodrigo Mora; Gonçalo Sousa, Anhá Candé e Jorge Meireles
ANTUÉRPIA: Devalckeneer (c); Renders, Elmazhad e Issa; Lievens, Courtens, Abdelhamid, Verstraeten e De Wit; Godelaine e Vandeplas
Até aqui, o FC Porto venceu o Shakhtar e o Antuérpia, na Bélgica, ambos por 4-1, e perdeu frente ao Barcelona, por 0-2. Já os belgas não têm qualquer ponto somado e estão fora da corrida pelo apuramento.