10 equipas que marcaram o futebol português em 2023
Balanço do ano A BOLA
2023 foi um ano que juntou conquistas dos suspeitos do costume a surpresas no panorama do futebol nacional. Desde as valentes navegadoras que estiveram a poucos centímetros de passarem a fase de grupos do Mundial, à surpreendente equipa de juniores do Famalicão, que quebrou a hegemonia dos três grandes. Foi um ano repleto de boas equipas, do masculino ao feminino, dos seniores aos juniores, do futebol ao futsal. Na Liga, Benfica, FC Porto e SC Braga destacaram-se por razões distintas; no futsal sénior, o Sporting voltou a ser campeão, e esteve perto de trazer mais uma Liga dos Campeões para o museu; no futebol feminino, o Benfica dominou o campeonato; e no Europeu sub-19 de futsal, Portugal foi campeão, pela primeira vez.
BENFICA - O Campeonato voltou à Luz
Quatro anos depois, o título nacional regressou à Luz, sob a batuta do estreante Roger Schmidt. Perspectivava-se que as águias arrumassem a questão do título mais cedo. Várias escorregadelas na reta final adiaram a festa encarnada, mas o 38.º chegou mesmo. Nota ainda para a chegada aos quartos de final da Liga dos Campeões.
BENFICA (Futebol Feminino) - ‘Triplete' nacional
As águias terminaram a Liga com um registo assinalável: 21 vitórias em 22 jornadas; 99 golos marcados e apenas sete sofridos no ano do tricampeonato. Ao título nacional, a equipa encarnada juntou a Taça da Liga e a Supertaça. Na Champions, a boa prestação na fase de grupos permite sonhar com o inédito apuramento para os quartos de final.
FAMALICÃO (SUB-19) - Campeonato nacional e Youth League
Uma derradeira jornada alucinante trouxe o primeiro campeonato nacional de juniores para Famalicão. A equipa orientada por Vítor Barros acabou com mais um ponto que o FC Porto, e festejou a conquista do título, que permitiu a qualificação inédita para as fases preliminares da Youth League.
FC PORTO - Dois títulos e enguiço quebrado
A formação azul e branca matou o borrego da Taça da Liga, ao vencer a prova pela primeira vez na sua história. Além do troféu ganho em janeiro, a turma de Sérgio Conceição conquistou a Taça de Portugal novamente e esteve, mais uma vez, entre as 16 melhores equipas da Liga dos Campeões.
MOREIRENSE - Campeão da Segunda
A campanha praticamente imaculada na Liga 2 trouxe um título para Moreira de Cónegos, seis anos após a conquista da Taça da Liga, em 2016/17. A formação minhota manteve várias peças que trouxeram sucesso na época transata, e chegou com força ao principal escalão do futebol português, ocupando lugares europeus no fecho da primeira volta.
SC BRAGA - Champions pela terceira vez
2023 marcou o regresso dos guerreiros à Liga dos Campeões, na sequência de uma campanha de afirmação na Liga, na qual a turma de Artur Jorge superou o Sporting na luta pelo terceiro lugar. Ainda que a batalha com Benfica e FC Porto pelo título tenha saído gorada, no final, os arsenalistas demonstraram uma consistência assinalável ao longo da Liga.
SELEÇÃO A - Qualificação 10/10
Após a eliminação dececionante no Mundial, aos pés de Marrocos, chegou Roberto Martínez à Seleção Nacional, e não se podia pedir melhores resultados. O apuramento irrepreensível para a próxima edição do Europeu (10 triunfos em 10 jogos), que incluiu uma vitória histórica (9-0 ao Luxemburgo), cimentou o estatuto imponente de Portugal.
SELEÇÃO FEMININA - Mundial histórico
Enormes navegadoras! Não bastasse o apuramento épico para o Mundial, a equipa de Francisco Neto esteve a poucos centímetros de chocar o mundo do futebol e garantir um bilhete para os oitavos-de-final, eliminando pelo caminho os todo poderosos EUA. Não obstante, Portugal somou quatro pontos na fase de grupos, e fez história.
SELEÇÃO SUB-19 (Futsal) - Campeões europeus
Cinco jogos no Europeu, cinco vitórias para a seleção comandada por José Luís Mendes. A vitória por 6-2 diante da Espanha, na final, coroou um percurso imaculado dos jovens futsalistas. Lúcio Rocha foi a grande figura da equipa e da competição, com cinco golos apontados (dois deles na final em Porec).
SPORTING (Futsal) - Palmarés continua a engordar
O Sporting voltou a erguer o troféu de campeão nacional, depois de ter batido o Benfica ao quarto encontro da final (3-1). Foi o oitavo campeonato ganho por Nuno Dias ao serviço dos leões. A conquista da 3.ª Champions esteve perto, não fosse a derrota na final em Palma de Maiorca, decidida nos penáltis.