Coração e alma de guerreiro num já histórico Ricardo Horta
Ricardo Horta foi decisivo, ao bisar, no empate a três golos do SC Braga na receção ao Famalicão, jogo da 14.ª jornada da Liga (Foto: IMAGO)

O JOGADOR + VALIOSO DA 14.ª JORNADA Coração e alma de guerreiro num já histórico Ricardo Horta

Capitão do SC Braga saltou do banco para marcar por duas vezes e dar o empate sofrido (3-3) com o Famalicão, obtendo o triunfo semanal

Depois de ser 2.º neste prémio em 2021/2022 e 4.º em 2022/2023, Ricardo Horta, 30 anos, mesmo participando em todas as rondas (duas vezes como suplente utilizado) tem tido uma época com menor saliência sendo agora 28.º, perto do 26.º lugar alcançado em 2023/2024. Mas ao saltar do banco perto da hora de jogo com a sua equipa a perder por 0-2, o capitão liderou a reação dos guerreiros e bisou — 4’ depois de entrar e ao cair do pano, aos 90+4’ — no empate (3-3) arrancado a ferros com o Famalicão, sendo O jogador mais valioso de A BOLA da jornada.

Na nona temporada no Minho, o melhor marcador de sempre do SC Braga atingiu assim a centena de golos apontados na Liga (leva cinco nesta edição) no dia em que cumpriu o jogo 400 pelos minhotos. Quem diria que um almadense, com sete anos na formação do Benfica, iria ficar para sempre na história do clube perto de cumprir 104 anos?

Destaque também para Trincão, com bis para afastar fantasmas no reino do leão; o lateral José Gomes, autor do solitário golo da vitória do Nacional; e Jason Remeseiro, determinante no triunfo do Arouca na segunda jornada seguida a marcar de livre direto (e ambos por falta sobre si!).

Referência ainda para Félix Correia, que em Faro construiu o lance do autogolo da vitória gilista; Gil Dias, assistência e golo soberbo no empate famalicense na pedreira; e o central Devenish, a travar na compensação a série de oito êxitos seguidos das águias na Liga.

Apesar do período de menor fulgor que atravessa, Viktor Gyokeres continua a ser decisivo no futebol dos leões e diante do Boavista voltou a demonstrá-lo ao apontar o primeiro golo da noite e fazer a assistência no lance que selou o triunfo leonino. O sueco alargou assim a vantagem no topo da classificação de O jogador mais valioso de A BOLA da Liga sobre Galeno, que viu aproximar-se perigosamente Trincão pela forte pontuação conseguida diante das panteras depois de duas jornadas em branco.

Num top-10 sem novos nomes merece referência a subida de duas posições de Akturkoglu (agora 5.º graças à sexta assistência na prova, departamento no qual é apenas superado por Trincão), bem como de Fujimoto, que ao combinar no desenho do lance da vitória gilista subiu à 8.ª posição — e é o jogador mais valioso do campeonato fora dos três grandes.

A subida mais significativa da jornada entre os mais bem classificados ficou a cargo do vilacondense Clayton (14.º), que com um potente remate de fora da área fez o seu sétimo golo na Liga.Menção ainda para a entrada nos 30 da frente de Félix Correia e Ricardo Horta, com este a estrear-se finalmente esta época entre os melhores.