FC Porto €1 milhão a voar com queda iminente do Liverpool para a Liga Europa
A provável queda do Liverpool para a Liga Europa resultará na perda de 1 milhão de euros para os cofres da SAD portista. No âmbito da transferência de Luís Diaz, por 45 milhões de euros, ficou estabelecido entre dragões e reds o pagamento de 15 milhões em bónus desportivos e um deles diz respeito ao apuramento do Liverpool para a Liga dos Campeões. Neste momento, Man. United e Newcastle têm o queijo e a faca na mão no que toca às duas últimas vagas para a milionária competição: basta-lhes somar um ponto nos dois jogos que lhes faltam disputar.
Só o bónus de apuramento do Liverpool para a Champions vale um bolo máximo de 5 milhões de euros, liquidados à razão de 1 milhão de euros por cada qualificação dos ingleses para a prova milionária até ao final do contrato do colombiano, em 2026/27. Um objetivo praticamente perdido - de acordo com o portal FiveThrityEight, o Liverpool tem apenas quatro por cento de hipóteses de chegar à principal prova da UEFA. Uma deceção para o FC Porto, na medida em que de 2016/17 para cá os reds nunca tinham terminado a Premier League abaixo do 4.º lugar.
Os restantes 10 milhões em bónus dizem respeito unicamente ao desempenho de Luis Díaz e nesse domínio as notícias também podiam ser melhores para o FC Porto, não se desse o caso de o extremo ter estado seis meses lesionado. No acordo ficou lavrado que por cada bloco de 25 encontros com um mínimo de 45 minutos disputados pelo futebolista, o FC Porto encaixa 1 milhão de euros, até um máximo de 5 milhões. Esse primeiro bloco de desafios foi alcançado na 5.ª jornada da Premier League, contabilizando já os 19 desafios em 2021/22 que cabem nesse parâmetro. Se Díaz não tivesse parado tanto tempo teria, seguramente, completado o segundo bloco, permitindo já esta época encaixe não de um, mas de dois milhões de euros.
A paragem do jogador teve peso considerável noutro item relacionado com os golos marcados. Por cada bloco de 15 golos apontados por Díaz, os azuis e brancos encaixam 1 milhão de euros, de novo até um máximo de 5 milhões. Na época passada, fez seis, esta temporada apenas cinco. Faltando ao Liverpool disputar um jogo, contra o Southampton, fora de casa, só uma jornada inspiradíssima do guajiro permitirá atingir esse bónus ainda esta temporada.
Com Champions, golos e soma de jogos do colombiano, o FC Porto contava encaixar. ainda na corrente época, pelo menos 4 milhões de euros em bónus. Leva apenas 1 milhão, esperando, naturalmente, que na próxima temporada Luis Díaz jogue com regularidade, marque golos em cascata e que o Liverpool não volte a cair fora da zona da Liga dos Campeões.