Eixo do leão com uma dúvida para o FC Porto: Diomande ou Debast?
Diomande e Debast, um deles será o patrão da defesa diante do FC Porto (SPORTING CP)

Eixo do leão com uma dúvida para o FC Porto: Diomande ou Debast?

NACIONAL30.07.202422:29

Conselho de Disciplina da FPF publicou mapa dos processos sumários e 'libertou' costa-marfinense para o duelo da Supertaça. Vai discutir com o reforço Debast a vaga central no trio defensivo de Rúben Amorim

O cenário já havia sido adiantado por A BOLA e foi agora confirmado após a divulgação mapa dos processos sumários do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF): Diomande foi suspenso por um jogo, na sequência da expulsão no particular que o Sporting realizou com o Sevilha no Algarve, a fechar o estágio de pré-temporada, e estará, por isso, às ordens de Rúben Amorim para o primeiro jogo a doer da temporada, a Supertaça, marcada para o próximo sábado, diante do FC Porto, em Aveiro.

Boas notícias para o treinador dos leões que volta a contar com o internacional costa-marfinense, de 20 anos, castigado com a 'pena mínima', já cumprida diante do Athletic Bilbao, jogo do troféu Cinco Violinos, além de uma multa acessória de 51 euros. Apesar dos indícios positivos, os leões aguardaram esta decisão, pois, convém lembrar, caso o árbitro tivesse constado alguma atitude agressiva do jogador no relatório (entregue antes do duelo com a equipa basca), Diomande poderia mesmo falhar o arranque oficial da temporada.

Diomande reentra no lote de opções de Rúben Amorim (Sporting CP)

Confirmada a presença do central costa-marfinense abre-se, assim, uma dúvida no eixo central: reentra Diomande ou permanece o reforço Debast que foi aposta nos Cinco Violinos? Para já, olhando para dos dados da pré-temporada, Diomande parte na frente, preparando-se para ocupar a vaga de Coates, com Debast a ser aposta como central pela direita e Gonçalo Inácio pela esquerda. O trio, que faz parte do núcleo duro, idealizado por Rúben Amorim na presente temporada.

Debast, ao centro, estreou-se em Alvalade, no centro da defesa, no troféu Cinco Violinos (Miguel Nunes)

TRÊS BAIXAS CONFIRMADAS

Após um dia de folga, o plantel leonino regressou ontem ao trabalho na Academia. Um ensaio onde a estratégia a aplicar diante do FC Porto foi trabalhada ao pormenor no qual Rúben Amorim trabalhou com todo o grupo, à exceção do trio que continua entregue ao departamento médico.

Falamos de St. Juste que, recorde-se, teve autorização por parte dos leões para ir a casa durante o período de recuperação a uma lesão muscular (só estará disponível no final de agosto), assim como Nuno Santos e Rafael Nel que ainda trabalham à margem do restante plantel. O trio, recorde-se, está fora das contas para o duelo do próximo sábado, sendo que a ausência do esquerdino (Nuno Santos) motivará alterações nas alas, com Geovany Quenda a espreitar um lugar no onze após o bom desempenho com o Athletic Bilbao.