Sporting-FC Porto: leões estão na final com um tiro do 'suspeito do costume'

Eduardo Pedrosa Marques • 17:35 - 07.01.2025/ Atualizado: 21:48 - 07.01.2025

Golo de Viktor Gyokeres decidiu o clássico e garantiu a presença da turma verde e branca na final da Taça da Liga, no próximo sábado

Muito obrigado por ter estado desse lado, caro leitor. Continue na nossa companhia porque dentro de instantes vamos trazer-lhe toda a reportagem e também a crónica deste clássico entre Sporting e FC Porto e que acabou pintado a verde e branco.

Final da partida! Sporting 1 FC Porto. O suspeito do costume decidiu. Viktor Gyokeres, aos 56 minutos, aproveitou da melhor forma uma assistência de Geovany Quenda e apontou o único golo do clássico. O sueco já tinha ameaçado na primeira parte, mas, nessa altura, a pontaria (ainda) não estava afinada (41'). O mesmo tinha acontecido, de resto, com Geovany Quenda, que viu Cláudio Ramos negar-lhe a felicidade (45+1'). Nesse período, Nico González (19') e Rodrigo Mora (29') deram os maiores sinais de perigo dos dragões. A etapa complementar teve (muito) mais transpiração do que inspiração - à exceção do golo de Gyokeres, claro está - e os azuis e brancos nunca conseguiram encontrar os melhores caminhos para a baliza de Franco Israel. O Sporting carimbou, então, o passaporte para a final da Taça da Liga, que está agendada para o próximo sábado (19.45 horas), aguardando agora pelo adversário desse encontro e que sairá do duelo desta quarta-feira entre Benfica e SC Braga.

94'

Cartão amarelo a Nico González (FC Porto).

90+3'
Amarelo

Cartão amarelo

91'

Do meio da rua! Otávio tentou a sua sorte de muito longe, com um remate potente, mas Franco Israel estava atento e foi ao relvado para travar os intentos do defesa-central brasileiro do FC Porto.

Tempo adicional mínimo: 4 minutos

89'
Substituição

Substituto sai do campo

89'
Substituição

Substituto sai do campo

89'

Dupla substituição no Sporting, com as saídas de Iván Fresneda e Francisco Trincão para as entradas de Eduardo Quaresma e Conrad Harder.

85'

De novo Samu... outra vez por cima! Cruzamento da esquerda de Galeno e cabeceamento do jovem ponta de lança espanhol, sem perigo para Franco Israel.

84'

Substituição no FC Porto, com a saída de Stephen Eustáquio para a entrada de Deniz Gul.

83'
Substituição

Substituto sai do campo

81'

Tenta reagir o FC Porto! Passe de Iván Jaime e tiro de Samu, à entrada da área, forte, mas por cima da barra da baliza à guarda de Franco Israel.

Número oficial de espectadores: 20.007

77'
Amarelo

Cartão amarelo

77'

Cartão amarelo a Morten Hjulmand (Sporting).

74'
Substituição

Substituto sai do campo

74'
Substituição

Substituto sai do campo

74'

Dupla substituição no FC Porto, com as saídas de Martim Fernandes e Rodrigo Mora para as entradas de João Mário e Iván Jaime

73'
Amarelo

Cartão amarelo

73'

Cartão amarelo a João Simões (Sporting).

72'
Amarelo

Cartão amarelo

71'

Grande oportunidade para o Sporting! Cruzamento da esquerda de João Simões e Francisco Trincão, no coração da área, com tudo para visar a baliza portista, rematou ao lado do poste direito.

70'
Substituição

Substituto sai do campo

70'

Substituição no Sporting, com a saída de Morita para a entrada de João Simões.

Foi desta forma, aos 56 minutos, que Viktor Gyokeres abriu o ativo e colocou o Sporting em vantagem nesta meia-final da Taça da Liga:

66'
Amarelo

Cartão amarelo

66'

Cartão amarelo a Fábio Vieira (FC Porto).

63'

Cartão amarelo a Morita (Sporting).

63'
Amarelo

Cartão amarelo

62'

Responde o FC Porto! Cruzamento de Stephen Eustáquio, da meia-direita, e cabeceamento de Galeno, ao segundo poste, ligeiramente por cima da barra da baliza defendida por Franco Israel.

61'
Substituição

Substituto sai do campo

Entra
61'
Substituição

Substituto sai do campo

61'

Dupla substituição no FC Porto, com as saídas de Pepê e André Franco, para as entradas de Zaidu e Fábio Vieira.

57'

Gol Regular

Assistência
56'

Golo do Sporting!! Viktor Gyokeres aproveitou uma assistência de Geovany Quenda e rematou de pronto para o primeiro da partida em Leiria. Os leões estão na frente do clássico! 1-0.

53'

Grande corte de Galeno! Cruzamento da esquerda de Geovany Quenda e valeu aos dragões a atenção do camisola 13, que fechou por dentro e aliviou no coração da pequena área.

Não há alterações em nenhuma das equipas. Rui Borges, treinador do Sporting, e Vítor Bruno, treinador do FC Porto, fazem regressar para a etapa complementar os mesmos jogadores que tinham terminado a primeira parte, sendo certo que os leões já tinham sido obrigados a mexer logo aos 15 minutos, quando Matheus Reis se lesionou e foi rendido por Geovany Quenda.

Início da segunda parte!

No último suspiro desta etapa inicial, os jogadores do Sporting (bem como os adeptos...) ficaram a pedir penálti neste lance, por suposta mão de Stephen Eustáquio, mas António Nobre nada assinalou e mandou jogar. A decisão do árbitro da partida foi depois ratificada pelo VAR:

Geovany Quenda, já em período de compensação da primeira parte, tentou a sua sorte de meia distância, mas o tiro do jovem esquerdino, que ainda desviou em Stephen Eustáquio, foi superiormente defendido por Cláudio Ramos:

Viktor Gyokeres, aos 41 minutos, cheirou o golo com este remate cruzado que saiu a milímetros do poste esquerdo da baliza do FC Porto:

Intervalo! Sporting 0 FC Porto 0. Prevalece o nulo no clássico. Nico González (19') e Rodrigo Mora (29') foram os autores dos remates mais perigosos dos dragões, Viktor Gyokeres (41') e Geovany Quenda (45+1') responderam da mesma moeda do lado dos leões. O encontro tem sido marcado pelo equilíbrio, com ligeira supremacia dos azuis e brancos, mas o empate aceita-se em tempo de descanso. Tudo em aberto para a etapa complementar, onde está, recorde-se, em jogo um bilhete para a final da Taça da Liga.

46'

Defende Cláudio Ramos! Remate de longe de Geovany Quenda, a bola desviou num adversário, mas o guarda-redes portista estava atento e conseguiu afastar e ceder canto.

Tempo adicional mínimo: 2 minutos!

41'

Enorme oportunidade para o Sporting! Viktor Gyokeres fugiu em velocidade pela esquerda, fletiu para a zona central e, à entrada da área, rematou em arco, com a bola a sair muito perto do poste esquerdo da baliza defendida por Cláudio Ramos.

Rodrigo Mora, em cima da meia hora de jogo, também tentou a sua sorte de meia distância, mas o tiro do jovem médio-ofensivo dos dragões não levou a melhor direção:

Foi neste lance, aos 19 minutos, que Nico González ficou muito perto de colocar os azuis e brancos em vantagem:

29'

Mais FC Porto! Passe de Samu e remate de meia distância de Rodrigo Mora, forte, mas ao lado do poste direito da baliza verde e branca.

Roberto Martínez, selecionador nacional, assiste à partida na tribuna de honra do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.

19'

Grande oportunidade para o FC Porto! Excelente pormenor de Rodrigo Mora, passe do jovem médio-ofensivo para Nico González que, à entrada da área e de primeira, rematou a rasar o poste esquerdo da baliza defendida por Franco Israel.

Com a saída de Matheus Reis, Maxi Araújo recuou para lateral-esquerdo, ficando agora a ala do lado canhoto entregue a Geovany Quenda.

15'

Substituição no Sporting, com a saída de Matheus Reis (lesionado) para a entrada de Geovany Quenda.

14'
Substituição

Substituto sai do campo

12'

Grande corte de Iván Fresneda! Samu irrompeu pela área em velocidade, preparava-se para tentar visar a baliza leonina, mas o lateral-direito espanhol dobrou ao meio e cortou para canto.

8'

Primeira 'reunião de condomínio' a envolver os jogadores de ambas as equipas. Os leões não gostaram de uma falta assinalada pelo árbitro da partida e protestaram, recebendo resposta do lado portista. Tudo resolvido. Segue jogo!

6'

O Sporting beneficiou do primeiro pontapé de canto da partida, mas o cruzamento de Francisco Trincão foi facilmente anulado pela defensiva portista.

Já por parte dos dragões, Cláudio Ramos está na baliza, sendo que na sua retaguarda tem Martim Fernandes (à direita), Nehuén Pérez e Otávio (no eixo) e Galeno (à esquerda). Stephen Eustáquio e Nico González formam o duplo-pivô da intermediária, com André Franco (à direita), Rodrigo Mora (ao meio) e Pepê (à esquerda) a atuarem no apoio direto ao ponta de lança, Samu.

Sem surpresas nos esquemas táticos de ambas as equipas. Do lado leonino, Franco Israel é o guarda-redes, tendo à sua frente um quarteto defensivo constituído por Iván Fresneda (à direita), Ousmane Diomande e Jeremiah St. Juste (ao meio) e Matheus Reis (à esquerda). No meio-campo, Geny Catamo alinha pela direita, Maxi Araújo pela esquerda, com Hidemasa Morita e Morten Hjulmand ao meio. Na frente de ataque, Francisco Trincão é o parceiro de Viktor Gyokeres.

Início da partida!

Os artistas já entraram em campo. Depois da saudação ao (muito) público presente no Estádio Dr. Magalhães Pessoa e da tradicional escolha de campo e bola, estará tudo a postos para que role a bola neste Sporting-FC Porto.

CHEGADA AUTOCARROS SPORTING E FC PORTO - 7JAN



As três equipas já recolheram aos balneários. Dentro de instantes, os craques voltarão ao relvado do Estádio Dr. Magalhães Pessoa para que fique tudo a postos para este grande clássico entre leões e dragões. Estamos a cerca de 10 minutos do apito inicial!

Sendo um clássico entre duas das maiores equipas portuguesas, é perfeitamente natural que vários emblemas europeus façam questão de assistir ao vivo a este duelo entre Sporting e FC Porto. Dessa forma, e de acordo com os dados apurados por A BOLA, estão acreditados para esta partida os seguintes clubes: Manchester United, Manchester City, Tottenham, Newcastle, Aston Villa, Wolverhampton e Brighton (todos de Inglaterra), Barcelona (Espanha), Bayern Munique, Leipzig e Colónia (todos da Alemanha), Roma e Bolonha (ambos de Itália), e Marselha e Montpellier (ambos de França).

A cerca de meia hora do início da partida, as bancadas do Estádio Dr. Magalhães Pessoa ainda apresentam bastantes clareiras. No entanto, no exterior do recinto há ainda milhares de pessoas e, como tal, deverá mesmo confirmar-se a previsão de casa cheia neste primeiro jogo das meias-finais da Taça da Liga.

Κείμενο περιγραφής

Também o conjunto verde e branco já está em aquecimento. Recorde o onze inicial da equipa orientada por Rui Borges: Franco Israel; Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Jeremiah St. Juste e Matheus Reis; Geny Catamo, Hidemasa Morita, Morten Hjulmand (C) e Maxi Araújo; Francisco Trincão e Viktor Gyokeres.

Κείμενο περιγραφής

É agora a vez da equipa do FC Porto subir ao relvado para começar o aquecimento. Recorde o onze inicial escalado por Vítor Bruno: Cláudio Ramos (C); Martim Fernandes, Nehuén Pérez, Otávio e Galeno; Nico González e Stephen Eustáquio; André Franco, Rodrigo Mora e Pepê; Samu.

Κείμενο περιγραφής

É a vez de os guarda-redes do Sporting pisarem o tapete verde do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, para realizarem, também eles, os tradicionais exercícios de aquecimento. A baliza leonina vai estar entregue a Franco Israel, com Vladan Kovacevic a iniciar o encontro no banco de suplentes.

Κείμενο περιγραφής

Entram os guarda-redes do FC Porto para aquecimento. São os primeiros intervenientes do clássico a começarem a ativar. Cláudio Ramos, recorde-se, será, esta noite, o titular da baliza portista - envergando, inclusivamente, a braçadeira de capitão -, ao passo que Diogo Costa estará sentado no banco de suplentes.

O treinador dos dragões também faz duas alterações no onze: entra Cláudio Ramos para a baliza, por troca com Diogo Costa; Nico González também entra para o lugar de Alan Varela, depois de ter cumprido castigo com o Nacional.

FC PORTO: Cláudio Ramos, Martim Fernandes, Otávio, Nehuén Pérez, Galeno; Nico González, Eustáquio, André Franco, Rodrigo Mora, Pepê e Samu.

Também Vítor Bruno anunciou o onze do FC Porto!

Duas novidades na equipa: Maxi Araújo e Fresneda entram para os lugares que no último jogo foram de Eduardo Quaresma e Quenda.

SPORTING: Franco Israel; Iván Fresneda, St. Juste, Diomande, Matheus Reis; Geny Catamo, Morita, Hjulmand; Maxi Araújo; Gyökeres, Trincão.

RUI BORGES ANUNCIA O ONZE DO SPORTING EM DECLARAÇÕES À SPORT TV.

Reportagem com adeptos do Sporting



Boa tarde. A partir das 19h45, a bola começa a rolar em Leiria, com o duelo entre Sporting e FC Porto. O vencedor defrontará na final, marcada para sábado, Benfica ou SC Braga.