Famalicão-Aves: tanta embalagem que acabou em goleada

Eduardo Pedrosa Marques • 12:14 - 30.03.2025/ Atualizado: 17:33 - 30.03.2025

Simon Elisor, Mathias de Amorim, Sorriso e Yassir Zabiri apontaram os tentos do triunfo gordo dos minhotos. Nenê fez o golo de honra dos avenses

Muito obrigado por ter estado na nossa companhia, caro leitor. Continue desse lado porque dentro de instantes iremos trazer-lhe a crónica e a reportagem deste jogo entre o Famalicão e o Aves SAD (4-1), da 27.ª jornada da Liga.

FINAL DA PARTIDA!! FAMALICÃO 4 AVES SAD 1. Quem diria que depois de uma primeira parte que não deixou saudades chegaria uma etapa complementar de tanta qualidade e com cinco golos? É futebol, caro leitor. É futebol. Os minhotos tiveram a iniciativa nos primeiros 45 minutos, mas a qualidade deixou muito a desejar. Os artistas refrescaram-se (e de que maneira!) ao intervalo e a etapa complementar foi de grande nível. Já depois do tiro de Óscar Aranda à barra (47'), Simon Elisor correspondeu da melhor forma ao cruzamento de Rodrigo Pinheiro e abriu o ativo (52'). O Aves SAD reagiu e cerca de 10 minutos depois chegou ao empate: Nenê também teve cabeça para dar sequência ao cruzamento de Tomás Tavares. Mas o empate durou... segundos. No ataque seguinte, Gustavo Sá ofereceu o 2-1 a Mathias de Amorim. A tranquilidade dos famalicenses chegou com um golo de Sorriso (77'), cabendo a Yassir Zabiri pintar a goleada (90+1'). O Famalicão continua a dar mostras de que quer mesmo terminar a Liga na primeira metade da tabela classificativa, o Aves SAD mantém-se na zona perigosa e vai continuar a lutar de forma acérrima para conseguir ficar na elite nacional.

90+6'

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

91'

GOLO DO FAMALICÃO!! Assistência de Gil Dias e Yassir Zabiri, ao segundo poste, desvia para o fundo das redes da baliza contrária. 4-1.

90+1'

G O O O O O L O - Yassir Zabiri coloca no fundo das redes de pé direito!

90+1'

O quarto árbitro mostra 5 minuto(s) de descontos

90'
Substituição

Gustavo Sá sai do campo e é substituído por Samuel Lobato.

85'
Amarelo

Gustavo Sá comete falta e é admoestado.

Simon Elisor, aos 31 minutos, deixou a primeira ameaça a Guillermo Ochoa:

82'
Substituição

Simon Elisor sai do campo e é substituído por Václav Sejk.

82'
Substituição

Tomas Tavares sai do campo e é substituído por Fernando Fonseca.

81'
Substituição

Sorriso sai do campo e é substituído por Yassir Zabiri.

77'

GOLO DO FAMALICÃO!! Passe longo de Tom van de Looi e Sorriso, depois de ganhar as costas à defensiva avense, rematou por baixo do corpo de Guillermo Ochoa e fez o 3-1.

77'

G O O O O O L O - Sorriso marca de pé direito!

Assistência
Tom van de Looi
Tom van de Looi
75'
Substituição

Óscar Aranda sai do campo e é substituído por Gil Dias.

75'
Substituição

Mathias de Amorim sai do campo e é substituído por Mirko Topic.

73'
Substituição

Kiki Afonso sai do campo e é substituído por Babatunde Akinsola.

73'
Substituição

Lucas Piazon sai do campo e é substituído por Giorgi Aburjania.

73'
Substituição

Gustavo Assunção sai do campo e é substituído por Zé Luís.

Gustavo Sá, aos 21 minutos, ficou perto de marcar neste lance:

70'
Amarelo

Nené comete falta e é admoestado.

63'

GOLO DO FAMALICÃO!! Belíssimo trabalho de Gustavo Sá e Mathias de Amorim, no coração da área, remata de pronto para o fundo das redes da baliza de Guillermo Ochoa. 2-1.

63'

G O O O O O L O - Mathias de Amorim coloca no fundo das redes de pé direito!

62'

GOLO DO AVES SAD!! Cruzamento da direita de Tomás Tavares e Nenê, à entrada da pequena área, cabeceou de forma perfeita para o empate. 1-1.

62'

G O O O O O O L O - Nené (Aves SAD) marca um golo de cabeça.

Golo
Nené
Nené
Assistência
Tomas Tavares
Tomas Tavares
53'
Substituição

Jaume Grau sai do campo e é substituído por John Mercado.

52'

GOLO DO FAMALICÃO!! Excelente cruzamento da direita de Rodrigo Pinheiro e Simon Elisor disse que sim, de cabeça, e abriu o ativo no Minho. 1-0.

52'

G O O O O O O L O - Simon Elisor (Famalicão) marca um golo de cabeça.

49'

Outra vez o Famalicão! Sorriso recebeu de Gustavo Sá e tentou a sua sorte de fora da área, mas o remate cruzado do extremo brasileiro saiu ao lado do poste esquerdo.

47'

Na barra!! Cruzamento da direita de Sorriso e remate fortíssimo de Óscar Aranda, no coração da área, com a bola a bater no travessão antes de sair do terreno de jogo. O Famalicão entrou a todo o gás nesta etapa complementar!

46'

Início da segunda parte.

INTERVALO!! FAMALICÃO 0 AVES SAD 0. Resultado absolutamente... certo em tempo de descanso. A tarde está ótima, o sol brilha no Minho, e talvez seja o calor a toldar as ideias aos artistas. Os comandados de Hugo Oliveira têm tido mais domínio e (alguma) iniciativa ofensiva, mas a definição no último terço tem deixado muito a desejar. Rodrigo Pinheiro (3') e Simon Elisor (9') atiraram por cima e ao lado, respetivamente, sendo que a melhor oportunidade de golo saiu do pé esquerdo de Gustavo Sá: remate de primeira do internacional sub-21 português, após cruzamento da esquerda de Mathias de Amorim, com a bola a passar a rasar o poste direito da baliza defendida por Guillermo Ochoa (22'). Óscar Aranda tentou a sua sorte de livre direto (27'), tal como aconteceu pouco depois com Nenê (30'). No entanto, a mira do espanhol e do brasileiro não esteve propriamente afinada. Espera-se muito mais de ambas as equipas na etapa complementar...

45+1'

O árbitro apita para o intervalo

Alguns adeptos do Aves SAD chegam neste momento ao Estádio Municipal de Famalicão. Ao que tudo indica, uma avaria no autocarro que os transportava para o Minho esteve na origem deste atraso.

32'

Que enorme oportunidade de golo para o Famalicão! Cruzamento com conta, peso e medida de Sorriso, do lado direito, e Simon Elisor, no coração da grande área e de frente para Guillermo Ochoa, cabeceia como mandam as regras, de cima para baixo, mas a bola saiu ao lado do poste direito.

30'

Para as nuvens! A tentativa de reação do Aves SAD chegou de livre direto, mas o tiro de Nenê saiu muito por cima do travessão da baliza contrária.

27'

Mais um remate do Famalicão! Livre direto de Óscar Aranda, de longe, com a bola a passar por cima da barra da baliza à guarda de Guillermo Ochoa. O guarda-redes internacional mexicano que representa o Aves SAD tinha o lance aparentemente controlado.

26'
Amarelo

Jaume Grau comete falta e é admoestado.

22'

Que perigo! Cruzamento da esquerda de Mathias de Amorim e Gustavo Sá, junto à marca de penálti, atirou de primeira, de pé esquerdo, fazendo a bola passar a rasar o poste direito da baliza avense. O Famalicão esteve (muito) perto de abrir o ativo...

15'

Bom corte de Enea Mihaj! Cruzamento da esquerda de Lucas Fernandes e quando Lucas Piazón se preparava para o desvio, valeu aos minhotos a atenção do capitão, que cedeu canto e evitou males maiores para a baliza defendida por Lazar Carevic.

9'

Outra vez os minhotos! Simon Elisor foi solicitado na grande área e, mesmo perante a oposição de Cristian Devenish, conseguiu o remate cruzado, com a bola a sair ligeiramente ao lado do poste direito da baliza de Guillermo Ochoa.

6'
Amarelo

Justin de Haas puxa pela camisola do jogador da equipa adversária e é advertido pelo árbitro.

3'

Primeiro remate da partida pertence ao Famalicão! Rodrigo Pinheiro tentou a sua sorte de meia distância, mas o tiro do internacional sub-21 português ganhou demasiada altura e saiu por cima da barra da baliza à guarda de Guillermo Ochoa.

1'

Aves SAD sai com a bola, a partida começou!

1'

O árbitro dá início à partida.

Tarde de sol em Vila Nova e as bancadas do Estádio Municipal de Famalicão já bastante preenchidas. Os adeptos dos minhotos estão, naturalmente, em maioria, mas também há algumas centenas de aficionados dos avenses no anfiteatro famalicense. Parecem estar reunidas todas as condições para um excelente espetáculo de futebol!

Rui Ferreira, técnico do Aves SAD, muda quatro peças comparativamente à equipa que havia apresentado na partida com o FC Porto (0-2), na ronda anterior: saem Nacho Rodríguez, Eric Veiga, John Mercado e Zé Luís, entram Jorge Teixeira, Kiki Afonso, Gustavo Assunção e Nenê.

Hugo Oliveira, treinador do Famalicão, procede a duas alterações no onze relativamente à partida da última jornada, diante do Sporting (1-3): saem Mirko Topic e Václav Sejk, entram Mathias de Amorim e Simon Elisor.

As três equipas já aquecem no (superiormente tratado) relvado do Estádio Municipal de Famalicão.

Aves SAD (treinador): Rui Ferreira

Aves SAD (suplentes): Pedro Trigueira (88), Fernando Fonseca (2), Baptiste Roux (6), Giorgi Aburjania (8), Tunde (11), John Mercado (17), Tiago Galleto (22), Eric Veiga (27) e Zé Luís (29)

Aves SAD (titulares): Guillermo Ochoa (13); Tomás Tavares (25), Jorge Teixeira (5), Cristian Devenish (42) e Kiki Afonso (24); Gustavo Assunção (12) e Jaume Grau (15); Vasco Lopes (10), Lucas Fernandes (7) e Lucas Piazón (14); Nenê (18) C

Famalicão (treinador): Hugo Oliveira

Famalicão (suplentes): Ivan Zlobin (1), Léo Realpe (3), Mirko Topic (8), Rochinha (10), Yassir Zabiri (21), Gil Dias (23), Václav Sejk (29) e Samuel Lobato (88)

Famalicão (titulares): Lazar Carevic (25); Rodrigo Pinheiro (17), Enea Mihaj (4) C, Justin de Haas (16) e Rafa Soares (5); Tom van de Looi (6) e Mathias de Amorim (14); Sorriso (7), Gustavo Sá (20) e Óscar Aranda (11); Simon Elisor (12)

Árbitro: José Bessa (AF Porto); Assistentes: Nuno Manso e Hugo Santos; 4.º Árbitro: Ana Afonso; VAR/AVAR: Rui Costa e Ângelo Carneiro

Já há equipas oficiais!

Eis a projeção de Hugo Oliveira, técnico do Famalicão:

Recorde a antevisão de Rui Ferreira, treinador do Aves SAD, ao jogo desta tarde:

No jogo da primeira volta, na Vila das Aves, o Famalicão levou a melhor, triunfando por 3-2. Óscar Aranda e Gil Dias (2) apontaram os tentos da equipa que na altura era comandada por Armando Evangelista - substituído depois, por Hugo Oliveira -, Vasco Lopes e Tunde faturaram para o conjunto que tinha ao leme Vítor Campelos - rendido, depois, por Daniel Ramos, sendo que, já depois disso, foi contratado Rui Ferreira.

Tanto Famalicão como Aves SAD saíram derrotados da ronda anterior. Os famalicenses foram batidos pelo Sporting (1-3), em Alvalade, os avenses baquearam diante do FC Porto (0-2), no Estádio do Dragão.

As duas equipas chegam a este jogo em patamares muito distintos no que concerne à tabela. O Famalicão está num tranquilo 9.º lugar, com 34 pontos, e continua a olhar para a primeira metade da pauta classificativa. Já o Aves SAD continua em lugares perigosos, ocupando o 15.º posto, com 23 pontos, tantos quantos tem o Estrela da Amadora (perdeu, ontem, diante do Sporting, por 0-3) e o Gil Vicente (desloca-se ao reduto do Boavista na terça-feira, às 20h15).

A 27.ª jornada da Liga tem passagem pelo Minho, mais concretamente por Vila Nova, onde, a partir das 15h30, Famalicão e Aves SAD medem forças no Estádio Municipal de Famalicão. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este duelo entre minhotos e nortenhos e, tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!