Liga da Nações: Portugal não marca e arrisca perder

Afonso Santos • João Pimpim • 18:05 - 15.10.2024/ Atualizado: 21:25 - 15.10.2024

Lusos controlam a bola, mas têm pouca chegada à baliza adversária e dificuldades em rematarem com perigo. Escócia tenta magoar nos contra-ataques

83'
Substituição

Che Adams sai do campo e é substituído por Lyndon Dykes numa substituição tática.

83'
Amarelo

O árbitro não aceita queixas por parte de Rúben Dias e mostra-lhe o cartão amarelo

77'

Que perigo da Escócia!

A equipa saiu muito bem no contra-ataque e um passe para McTominay só saiu com um pouco de força a mais. Se não, o jogador do Nápoles teria finalizado no coração da área.

Entretanto a Polónia empatou a partida com a Croácia (3-3). Sendo assim, se Portugal não marcar, não garante já o apuramento para os quartos de final da Liga das Nações.

73'

Ronaldo reclama com Leão.

Um cruzamento de Bernardo Silva foi para o segundo poste, onde não estava nenhum português, para desespero de Ronaldo, que gritou e gesticulou na direção de Leão, dizendo-lhe que devia estar naquela posição para finalizar.

71'

Portugal está a esbarra por completo no muro defensivo escocês. Agora houve uma sequência de mais de 30 passes de jogadores portugueses, todos próximos da grande área escocesa. Muitas vezes, Ronaldo estava sozinho na área perante cincou ou seis adversários, e a jogada terminou com um cruzamento de Cancelo que foi diretamente para fora de campo.

68'
Substituição

Ryan Christie sai do campo e é substituído por Ryan Gauld numa substituição tática.

67'
Substituição

Ben Doak sai do campo e é substituído por Lewis Morgan numa substituição tática.

63'

Rafael Leão chama para si o protagonismo e começa a driblar escoceses com a facilidade que lhe é reconhecida. A Escócia já defende com 10 jogadores na grande área.

Roberto Martínez coloca assim três jogadores que foram titulares contra a Polónia, no último sábado. Jota, Palhinha e Conceição não foram decisivos como se esperava.

61'
Substituição

Francisco Conceição sai do campo e é substituído por Bernardo Silva numa substituição tática.

61'
Substituição

João Palhinha sai do campo e é substituído por Rúben Neves numa substituição tática.

61'
Substituição

Diogo Jota sai do campo e é substituído por Rafael Leão numa substituição tática.

58'

Bruno Fernandes bate canto... diretamente para fora.

Um sinal da falta de inspiração portuguesa: Bruno Fernandes foi cobrar um pontapé de canto, mas a bola saiu logo de campo. A equipa portuguesa parece perder alguma clarividência nos lances potencialmente decisivos.

51'

E agora foi Francisco Conceição a atirar quase para as nuvens... Boa recuperação de bola e consequente combinação entre Conceição e Ronaldo, que ofereceu o golo ao colega, mas com o pé direito, o jogador da Juventus rematou mal.

Portugal já está a falhar muitos golos...

50'
Amarelo

Cartao amarelo para João Palhinha.

48'

Que falhanço de Ronaldo!

Vitinha descobre Jota na ala esquerda, o jogador do Liverpool vai à linha e cruza para trás, onde estava Ronaldo completamente sozinho para cabecear. Era quase um penálti de cabeça, mas o craque portuguêa acertou mal na bola, que foi para fora.

46'

Início da segunda parte.

Um pormenor curioso aconteceu ao intervalo: o relvado do estádio foi regado... mas só no meio-campo onde Portugal vai atacar na 2.ª parte.

Κείμενο περιγραφής

(foto: João Pimpim)

Os dados estatísticos do encontro na chegada ao intervalo:

Entrentanto, no Polónia-Croácia, os croatas vão vencendo por 3-2 ao intervalo. Recorde-se que Portugal só precisa de fazer mais pontos do que os polcaos para garantir o apuramento para os quartos de final da Liga das Nações.

A defesa de Gordon a remate de Nuno Mendes, até agora a melhor oportunidade de golo no jogo:

45+1'

Terminou! O árbitro apita para o intervalo

author image
João PimpimEnviado especial de A BOLA a Glasgow

Tal como em Lisboa a 8 de setembro, também em Glasgow o primeiro sinal de perigo foi escocês, num lance desenhado por Che Adams e que culminou com remate ao lado de McTominay. Decorria o minuto 3’. E logo depois, mais um sério aviso à navegação lusitana, por via do cabeceamento junto à pequena área, protagonizado, novamente, por McTominay, o tal que, na Luz, deu vantagem à Escócia logo aos 7’. A Escócia entrava sem medo, Portugal tentava sacudir a pressão e conseguiu-o à passagem do oitavo minuto, por Cristiano Ronaldo, cujo remate cruzado obrigou o veterano (ainda mais veterano do que CR7) guarda-redes escocês, Craig Gordon, de 41 anos, a trabalho-extra. Martínez operou seis alterações no onze em relação à Polónia e isso notou-se em algumas dificuldades de organização e dinâmicas algo irregulares de Portugal, algo natural perante tantas mudanças. Ainda assim, a Seleção Nacional, com exceção para os minutos iniciais, está confortável no jogo, dominante e mais perigosa do que a Escócia. Nota negativa, até agora, para o pouco caloroso e muito silencioso público escocês, o que nada contribui para animar um pouco o futebol algo sonolento que se vai jogando no relvado. Que a segunda parte seja um pouco mais eletrizante é o desejo geral.

A tentativa de pontapé de bicicleta de Cristiano Ronaldo, que resultou numa falta para o adversário:

Κείμενο περιγραφής

(IMAGO)

author image
João PimpimEnviado especial de A BOLA a Glasgow

O jovem árbitro belga vai fazendo o uso do apito muitas vezes, mais do que as necessárias sem dúvida, o que vai irritando não só portugueses mas também escoceses, bem mais habituados a jogos com intensidade sem tanto «piiiiiii» nos ouvidos. Ronaldo levanta os braços, protesta, começa a estar no limite de ver um cartão amarelo. Entretanto, saíram para aquecimento no Hampden Park os primeiros jogadores portugueses: Dalot, Trincão, João Neves, Otávio e Renato Veiga.

40'

Após uma boa jogada de Portugal, Ronaldo remata, dentro da área, muito por cima da baliza. Os adeptos escoceses celebraram o lance quase como se fosse um golo escocês.

O lance mais perigoso para Portugal até ao momento: um livre direto de Nuno Mendes que obrigou Craig Gordon a aplicar-se.

Κείμενο περιγραφής

De resto, a seleção até se consegue aproximar da baliza escocesa, mãs não tem poder de fogo nos remates.

(foto: IMAGO)

O caricato livre para Portugal, em que Nuno Mendes se desentendeu com Cristiano Ronaldo:

Entretanto no outro jogo deste grupo... a Croácia vai ganhando na Polónia por 3-1! Com estes resultados, Portugal já fica apurado para os quartos de final da Liga das Nações.

32'

Ronaldo tenta o pontapé de bicicleta... e faz falta sobre o adversário.

Após um cabeceamento falhado de Diogo Jota, Ronaldo armou o pontapé acrobático, mas acabou por fazer falta.

27'
Amarelo

Scott McTominay comete uma falta grave sobre Bruno Fernandes e é admoestado.

26'

Que perigo de Nuno Mendes!!

Num livre lateral, o jogador do PSG arriscou o remate direto e assustou Craig Gordon, que fez uma defesa apertada para canto.

25'

Portugal sai a jogar com uma linha de três - António Silva, Rúben Dias e Palhinha - que procura muitas vezes colocar nos dois laterais - Nuno Mendes e Cancelo. A equipa não consegue progredir muito pelo centro do terreno, o que beneficia os escoceses.

Vitinha e Bruno Fernandes nunca têm muito tempo para decidirem com a bola nos pés.

18'
Amarelo

Diogo Jota do Portugal e admoestado após uma falta dura sobre Chritie. O português reclamou por ser apenas a sua primeira falta e por não ter sido uma ação intencional.

O relato de João Pimpim, enviado especial de A BOLA a Glasgow, sobre os apupos que Ronaldo vai recebendo no jogo:

Já aconteceu vezes suficientes para se perceber que há no Hampden Park um padrão que irá repetir-se ao longo do jogo: sempre que Cristiano Ronaldo toca na bola, ouve-se um «búúúúúúú´». As vaias e os assobios, como é sabido, costumam ser um bálsamo para o craque português. Para já é dele o único momento de algum perigo, com o remate enquadrado aos 8 minutos. Depois da pressão inicial escocesa, a Seleção Nacional parece estar a ficar mais confortável no duelo de Glasgow.

15'

Bom cruzamento de Francisco Conceição para o segundo poste, Diogo Jota fica a centímetros de marcar e Ryan Christie desvia depois para canto.

13'

Após uma entrada em falso, Portugal já controla o jogo como Martínez tanto deseja. Há pouco risco nos passes, com o objetivo de encurralar a defesa adversária. Na chegada à área, Cancelo e Nuno Mendes vão ensaiando alguns cruzamentos.

Jota está a atuar como extremo esquerdo na saída de bola. Martínez quer que o jogador do Liverpool dê soluções nessa posição.

8'

É de Ronaldo o primeiro remate enquadrado português. Jogada de insistência termina com Nuno Mendes a colocar no jogador do Al Nassr, que atira com força, mas para defesa simples de Gordon.

7'

Portugal responde com um cruzamento de Bruno Fernandes que passa por cima de Ronaldo. Craig Gordon, guardião escocês de 41 anos, recolheu a bola tranquilamente.

Foi a primeira aproximação de Portugal à baliza adversária.

5'

Que falha de atenção, Portugal!

Scott McTominay apareceu completamente isolado na grande área, em muito boa posição para marcar. Mas o remate saiu fraco e Digo Costa conseguiu defender.

Está avisado Portugal!

3'

A Escócia entra sem medo em campo, pressionando a saída de bola de Portugal, indo até Diogo Costa. Portugal tenta sacudir a pressão, mas vai sentindo algumas dificuldades.

1'

O Escócia sai com a bola, a partida começou!

1'

O árbitro inicia o jogo.

O árbitro belga Lawrence Visser aribitra para o início do jogo: a Escócia sai a jogar!

Realiza-se agora um minuto de silêncio por Alex Salmond, ex-primeiro ministro da Escócia.

Ouve-se agora o hino escocês, tocado com gaita de foles.

É hora dos hinos, sendo A Portugues o primeiro!

As equipas já se perfilam no túnel de acesso ao relvado.

A festa dos adeptos portugueses na Escócia:

Olhando para a primeira divisão da Liga das Nações, Portugal é a única equipa 100% vitoriosa. E hoje tem todo o favoritismo para estender essa série triunfal.

De resto, ao comando da Equipa das Quinas, Roberto Martínez tem 18 vitórias, dois empates e três derrotas.

A 15 minutos do início do encontro, as equipas já vão regressando aos balneários.

O fantástico programa do jogo de hoje, com destaque com Scott McTominay:

Κείμενο περιγραφής

(foto: João Pimpim)

Em Hampden Phá quem torça pela Escócia... e por Portugal. Mais concretamente por Andy Robertson e Cristiano Ronaldo, os capitães das duas equipas.

Κείμενο περιγραφής

Foto: IMAGO

Os jogadores portugueses já entraram em campo para aquecerem:

Κείμενο περιγραφής

O setor de adeptos portugueses em Hampden Park, serão cerca de 1500 a apoiarem a equipa das Quinas:

Κείμενο περιγραφής

(fotos: João Pimpim)

Ao longo deste acompanhamento em direto, teremos vários testemunhos de João Pimpim, enviado especial de A BOLA à Escócia, descrevendo o ambiente que se vai vivendo em Hampden Park

Este é o primeiro deles:

A Seleção de Portugal entrou para o aquecimento e, de imediato, foi alvo de apupos e assobios. Até que Cristiano Ronaldo se aproximou de um setor com adeptos escoceses e foi aplaudi-los, talvez em resposta ao carinho de que foi alvo por estes dias em Glasgow e arredores. Resultado imediato: todos os escoceses aplaudiram.

Olhando para o onze de Portugal, Martínez mantém a estrutura 4x3x3, com dois laterais muito ofensivos em Cancelo e Nuno Mendes. Palhinha poderá descer para a linha de centrais no início da construção de jogo lusa, com Bruno e Vitinha a pisarem terrenos interiores e entrelinhas. Será interessante ver que apoio Jota dará a Ronaldo - se será um extremo declarado junto à linha, ou se mais um segundo avançãdo, próximo de CR7. Do outro lado, Chico Conceição partirá certamente do flanco para causar perigo.

«Com Portugal com defesa a 4, Ronaldo tem raio de ação mais curto, mas muito mais eficaz



A Escócia tem uma baixa de peso neste jogo: John McGin. O médio do Aston Villa é preponderante em toda a manobra da equipa, sobretudo no ataque à área adversária. Deste modo, McTominay e Robertson são as principais estrelas desta seleção, sendo que o primeiro até marcou a Portugal na 2.ª jornada desta Liga das Nações.

Escócia prepara duelo com Portugal

As duas seleções vão encontrar-se para a Liga das Nações esta terça-feira, no Hampden Park, em Glasgow. A Escócia treinou-se no estádio Lesser Hampden, casa do Queen's Park Football Club



Portugal que hoje em Glasgow pode também conseguir algo inédito: vencer na Escócia a seleção local numa competição oficial.

Em quatro deslocações oficiais ao país escocês, os portugueses sofreram duas derrotas (1-2, em 1971; 1-4, em 1980) e somaram dois empates (ambos 0-0, em 1980 e 1992). Só em encontros particulares há registos de vitórias de Portugal: em 1966, quando a geração de Eusébio bateu os escoceses em Glasgow por 1-0, com golo de José Torres , aos 72’; e em 2018, também na capital da Escócia, onde uma Seleção Nacional de segundas linhas venceu a equipa local por 3-1, por conta dos golos de Hélder Costa, Éder e Bruma.

O onze inicial da Escócia: Craig Gordon; Anthony Ralston, John Souttar, Grant Hanley, Andy Robertson; Billy Gimour, Kenny McLean; Ryan Christie, Scott McTominay, Ben Doak; Che Adams.

A Escócia que atravessa uma série de resultado extremamente negativa: nos últimos 15 jogos para todas as competições, teve 10 derrotas, quatro empates e apenas uma vitória... contra Gilbraltar.

Se a equipa de Steve Clarke perder hoje, será a primeira vez na história que a Escócia somará cinco derrotas consecutivas.

Este jogo terá lugar em Hampden Park, mítica casa da seleção escocesa.

Κείμενο περιγραφής

Cancelo, António Silva, Palhinha, Vitinha, Francisco Conceição e Diogo Jota são as principais novidades no onze de Portugal, em relação ao jogo com a Polónia.

Roberto Martínez anuncia o onze de Portugal ao Canal 11: Diogo Costa; João Cancelo, António Silva, Rúben Dias, Nuno Mendes; João Palhinha, Bruno Fernandes, Vitinha; Francisco Conceição, Cristiano Ronaldo, Diogo Jota.

Este jogo já está marcado pela ausência de Tomás Araújo, que ficou de fora dos convocados devido a um traumatismo da grelha costal, segundo informou a Federação Portuguesa de Futebol. Depois de receber a primeira chamada à seleção principal, o central do Benfica, não fará, para já, a estreia pela equipa.

Samu Costa e Pedro Neto foram os outros jogadores que não fazem parte da comitiva lusa.

Como sempre acontece nos jogos de Portugal, muitas são as pessoas que viajaram muito por quererem conviver, acima de todos, com Cristiano Ronaldo.

Grupo de Nepaleses em Glasgow para apoiar Cristiano Ronaldo

Grupo de nepaleses viajou até Glasgow para apoiar a Seleção de Portugal e sobretudo Cristiano



O momento pelo qual todos esperavam: Cristiano Ronaldo distribui autógrafos

Loucura no passeio da Seleção, esta manhã, em Glasgow



É assim que estas duas equipas se equiparam na Liga das Nações:

Portugal pode já garantir o apuramento para os quartos de final neste encontro.

Boa tarde! Pode seguir aqui tudo o que vai acontecer no duelo entre Portugal e Escócia, em Glasgow, para a 4.ª jornada do Grupo A1 da Liga das Nações.