Seleção com apuramento à vista: basta fazer mais pontos que a Polónia
Presença de Portugal nos quartos de final da Liga das Nações pode ficar decidida já esta terça-feira, em Glasgow e Varsóvia
GLASGOW — As três vitórias nos três primeiros jogos do Grupo A1 da Liga das Nações deixaram Portugal com um pé nos quartos de final. O apuramento pode ser conseguido já esta terça-feira, com contas bem simples: basta à Seleção Nacional fazer mais pontos em Glasgow, frente à Escócia, do que aqueles que a Polónia conseguir na receção à Croácia, à mesma hora (19h45).
Se Portugal vencer no Hampden Park, será suficiente, então, que os polacos empatem para que a equipa de Roberto Martínez fique com um dos dois primeiros lugares do grupo garantidos — nesse cenário, chegaria aos 12 pontos e a Polónia teria, na melhor das hipóteses, 4 (3, se perdesse), ficando a distância inultrapassável com dois jogos por disputar.
Caso a Seleção Nacional empate em Glasgow, já será necessário que a Polónia perca diante dos croatas — Portugal ficaria com 10 pontos e precisaria que o adversário de ontem não chegasse sequer aos 4 (se isso acontecesse, ainda poderia ficar à frente de Portugal no desempate) para ter 100 por cento de certeza que não seria alcançado.
O formato da Liga das Nações mudou nesta quarta edição da prova. Quando antes só os vencedores dos quatro grupos da Liga A avançavam diretamente para a final four, agora apuram-se os dois primeiros para uma fase anterior, os quartos de final, a jogar em março (20 e 23). O formato de final four mantém-se, com jogos em junho (meias-finais a 4 e 5; final e jogo para apuramento do 3.º lugar no dia 8).
Nos quartos de final, cada vencedor de grupo defrontará um segundo classificado de outro grupo, fazendo a segunda mão em casa. Portugal não tem hipótese matemática de conquistar já a primeira posição do Grupo A1 — mesmo que vencesse amanhã e a Croácia perdesse, poderia terminar atrás tanto de croatas como de polacos.
Há, no entanto, um cenário no qual os dois primeiros lugares ficam já decididos: para isso, Portugal tem de pontuar na Escócia e a Croácia vencer na Polónia. Portugueses e croatas ficariam já qualificados para os quartos de final, ficando por decidir, nas duas últimas rondas, quem seria 1.º e 2.º do grupo.