Gansos e canarinhos 'anulam-se' e nulo prevaleceu entre 'vizinhos'

Eduardo Pedrosa Marques • 15:08 - 08.04.2024/ Atualizado: 22:15 - 08.04.2024

Final da partida! Casa Pia 0 Estoril 0. Resultado que acaba por se aceitar, mas talvez um empate com golos fosse mais condizente com a produção ofensiva das duas equipas na etapa complementar. Depois de uma primeira parte mais equilibrada, os canarinhos assumiram maior protagonismo na etapa complementar e estiveram várias vezes perto de marcar. Os gansos iam respondendo, maioritariamente em transição, e também criaram algumas situações de perigo junto da baliza de Marcelo Carné, mas, à imagem do que sucedeu com a formação orientada por Vasco Seabra, também os comandados de Gonçalo Santos não tiveram arte nem engenho para desfazer o nulo. O Casa Pia passa a somar 31 pontos, o Estoril chega aos 29. Nenhuma das equipas está ainda a salvo da descida, mas a verdade é que vão somando...

90+7'

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

90+7'

Posse de bola: Casa Pia: 45%, Estoril: 55%.

95'

Responde o Casa Pia! No último suspiro, Larrazabal voltou a invadir a área contrária e tirou um cruzamento/remate que deixou a defensiva estorilista em sobressalto.

90+6'

Posse de bola: Casa Pia: 45%, Estoril: 55%.

90+4'
Substituição

Mateus Fernandes sai do campo e é substituído por Michel Costa numa substituição tática.

94'

Outra vez os canarinhos perto do golo! Cruzamento da esquerda de Tiago Araújo e cabeceamento de Alejandro Marqués ligeiramente por cima da barra.

93'

Grande oportunidade para o Estoril! Vinícius Zanocelo, de fora da área, remata forte e faz a bola passar a milímetros do poste direito da baliza de Ricardo Batista.

90+2'

A segunda parte vai-se prolongar por mais 5 minuto(s).

90'

Posse de bola: Casa Pia: 47%, Estoril: 53%.

88'
Substituição

Fernando Varela sai do campo e é substituído por Andre Geraldes numa substituição tática.

88'
Substituição

Telasco Segovia sai do campo e é substituído por Samuel Justo numa substituição tática.

87'
Substituição

Rodrigo Gomes sai do campo e é substituído por João Marques numa substituição tática.

Golo (bem) anulado a Wagner Pina, aos 78 minutos, por posição irregular do ala da formação canarinha:

85'

Posse de bola: Casa Pia: 48%, Estoril: 52%.

84'

Perto do golo o Casa Pia! Larrazabal voltou a integrar-se na manobra ofensiva e rematou forte e cruzado para uma intervenção de grau de dificuldade de Marcelo Carné.

83'
Amarelo

Mateus Fernandes puxa pela camisola ao jogador do team adversário e é advertido pelo árbitro.

82'
Substituição

Felippe Cardoso sai do campo e é substituído por André Lacximicant numa substituição tática.

80'

Posse de bola: Casa Pia: 50%, Estoril: 50%.

78'

Golo anulado ao Estoril! Wagner Pina, já no interior da área, rematou para o fundo das redes da baliza de Ricardo Batista, mas o árbitro assistente levantou de imediato a bandeira, assinalando posição irregular do ala estorilista. O VAR confirmou a decisão da equipa de arbitragem e, como tal, mantém-se o nulo em Rio Maior.

77'
Substituição

Cassiano sai do campo e é substituído por Alejandro Marques numa substituição tática.

77'
Substituição

Rafik Guitane sai do campo e é substituído por Fabricio Garcia numa substituição tática.

Cabeceamento de Felippe Cardoso, aos 72 minutos, para defesa segura de Marcelo Carné:

76'

O jogo é reiniciado.

76'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

76'

Posse de bola: Casa Pia: 50%, Estoril: 50%.

72'
Amarelo

João Basso puxa pela camisola ao jogador do team adversário e é advertido pelo árbitro.

72'

Responde o Casa Pia! Cruzamento bem medido de Larrazabal e Felippe Cardoso, à entrada da pequena área, cabeceia à figura de Marcelo Carné.

71'

O jogo é reiniciado.

71'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

70'

Outra vez o Estoril à procura do golo! Cruzamento da esquerda de Rodrigo Gomes e Rafik Guitane, à entrada da área, em boa posição, remata de primeira, mas por cima da barra da baliza defendida por Ricardo Batista.

70'

Posse de bola: Casa Pia: 50%, Estoril: 50%.

66'

O jogo é reiniciado.

O tiro de Rodrigo Gomes, aos 59 minutos, que obrigou Ricardo Batista a aplicar-se a fundo para impedir o golo do Estoril:

65'

Posse de bola: Casa Pia: 50%, Estoril: 50%.

65'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

64'

O jogo é reiniciado.

63'
Substituição

Nuno Moreira sai do campo e é substituído por Rúben Lameiras numa substituição tática.

63'
Substituição

Pablo Roberto sai do campo e é substituído por Yuki Soma numa substituição tática.

62'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

60'

Posse de bola: Casa Pia: 50%, Estoril: 50%.

59'

Responde o Estoril! Rodrigo Gomes, à entrada da área, soltou uma verdadeira bomba e Ricardo Batista realizou uma extraordinária intervenção, cedendo canto. Esteve à vista o primeiro da noite em Rio Maior...

57'

Ameaça o Casa Pia! Iniciativa individual de Larrazabal pelo corredor direito, o lateral espanhol progrediu vários metros com a bola controla, sempre em velocidade, deixou dois adversários pelo caminho e, já na área, rematou cruzado para defesa atenta de Marcelo Carné.

55'

O jogo é reiniciado.

53'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

50'

Posse de bola: Casa Pia: 51%, Estoril: 49%.

Não há alterações em nenhuma das equipas. Gonçalo Santos e Vasco Seabra, treinadores de Casa Pia e Estoril, respetivamente, fazem regressar para a segunda parte os mesmos artistas que tinham escalado para os onzes iniciais.

46'

Início da segunda parte.

Cassiano, perto do intervalo, teve nos pés a grande ocasião de golo do Estoril, mas Ricardo Batista negou-lhe os intentos:

A bomba de Zolotic, aos 27 minutos, que obrigou Marcelo Carné a uma defesa de recurso para canto:

Intervalo! Casa Pia 0 Estoril 0! Primeira para com um ritmo interessante, disputa intensa pela posse, mas sem grandes situações de finalização. Apenas João Nunes, logo a abrir, e Zolotic, a meio da primeira parte, levaram perigo junto da baliza de Marcelo Carné, cabendo a Cassiano, já perto do descanso, colocar Ricardo Batista em dificuldades. O remate cruzado do ponta de lança canarinho, após excelente assistência de Mateus Fernandes, foi superiormente negado pelo experiente guarda-redes dos gansos. A importância dos pontos nesta reta final do campeonato poderá ter implicação direta nas estratégias e/ou no psicológico dos jogadores e, como tal, é natural que as organizações defensivas estejam a conseguir sobrepor-se às iniciativas atacantes. Veremos se os artistas vêm mais inspirados para a etapa complementar...

45+1'

Terminou! O árbitro apita para o intervalo

45+1'

Posse de bola: Casa Pia: 53%, Estoril: 47%.

45'

Posse de bola: Casa Pia: 55%, Estoril: 45%.

42'

Grande oportunidade para o Estoril! Passe de enorme qualidade de Mateus Fernandes a isolar Cassiano e o ponta de lança dos canarinhos, já na área, ligeiramente descaído para a direita, remata cruzado para uma excelente intervenção de Ricardo Batista. O experiente guarda-redes dos gansos foi gigante a negar o golo ao capitão estorilista.

41'

O jogo é reiniciado.

41'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

40'

Posse de bola: Casa Pia: 54%, Estoril: 46%.

35'

Posse de bola: Casa Pia: 61%, Estoril: 39%.

30'

Grande lance de ataque do Casa Pia! Passe de rotura de Zolotic para o flanco esquerdo, Leonardo Lelo ganhou as costas à defensiva canarinha, cruzou para o coração da área, mas Felippe Cardoso, com tudo para visar a baliza de Marcelo Carné, tentou a assistência de calcanhar, para trás, com o lance a acabar por perder-se... Má decisão do ponta de lança brasileiro dos gansos

30'

Posse de bola: Casa Pia: 60%, Estoril: 40%.

27'

Belo momento de Zolotic! O defesa-central bósnio tentou a sua sorte do meio da rua, mas o tiro do número 19 foi superiormente travado por Marcelo Carné, que defendeu para canto.

25'

Posse de bola: Casa Pia: 58%, Estoril: 42%.

23'

O Estoril consegue a primeira chegada digna de registo ao último terço! Rafik Guitane recuperou uma bola a meio do meio-campo ofensivo e, à entrada da área, perante a oposição de Fernando Varela, rematou forte, de pé esquerdo, mas a bola saiu ligeiramente ao lado do poste direito da baliza defendida por Ricardo Batista.

21'

O jogo é reiniciado.

21'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

20'

Posse de bola: Casa Pia: 56%, Estoril: 44%.

Eis o primeiro lance de relativo perigo da partida, com João Nunes, logo aos três minutos, a ameaçar a baliza defendida por Marcelo Carné:

17'

Cruzamento da esquerda de Nuno Moreira e Pablo Roberto, ao segundo poste, remata forte, mas por cima da barra.

Primeiros minutos marcados pelo equilíbrio, com as duas equipas perfeitamente encaixadas taticamente - ambas em 3x4x3. Até agora, apenas João Nunes, na sequência de uma bola parada cobrada por Leonardo Lelo conseguiu ficar perto de marcar.

15'

Posse de bola: Casa Pia: 56%, Estoril: 44%.

10'

Posse de bola: Casa Pia: 61%, Estoril: 39%.

5'

Posse de bola: Casa Pia: 87%, Estoril: 13%.

3'

Primeira aproximação do Casa Pia à baliza do Estoril! Livre da meia esquerda batido por Leonardo Lelo e João Nunes, no coração da área, cabeceia ligeiramente por cima da barra da baliza defendida por Marcelo Carné.

1'

O Casa Pia sai com a bola, a partida começou!

1'

O árbitro inicia o jogo.

Entram as três equipas no relvado do Estádio Municipal de Rio Maior. Dentro de poucos instantes dar-se-á o pontapé de saída da última partida da 28.ª jornada da Liga.

Já Vasco Seabra, técnico do Estoril, mexe em duas peças tendo como termo de comparação o encontro com o FC Porto (1-0), na ronda anterior: saem Bernardo Vital e Heriberto Tavares (ambos castigados) e entram Volnei e Rafik Guitane.

Relativamente ao onze que apresentou na jornada passada, diante do Vizela (4-0), Gonçalo Santos, treinador do Casa Pia, procede apenas a uma alteração: sai Duplexe Tchamba (castigado) e entra João Nunes.

Gansos e canarinhos em exercícios de aquecimento no relvado do Estádio Municipal de Rio Maior:

O aquecimento para o Casa Pia-Estoril



A pouco mais de meia hora do início da partida, são muito poucos os adeptos presentes no Estádio Municipal de Rio Maior. O sol ainda brilha nos céus ribatejanos, mas o vento está a soprar com muita intensidade e, como tal, o final de tarde está algo desagradável. O relvado do anfiteatro riomaiorense apresenta, aqui e ali, algumas peladas, mas nada que, à partida, deve ser fator condicionador do desempenho dos jogadores.

Estoril (treinador): Vasco Seabra

Estoril (suplentes): Dani Figueira (99), Raúl Parra (2), Alejandro Marqués (9), João Carlos (20), Pedro Álvaro (23), João Marques (33), Michel Costa (48), Mor Ndiaye (64) e Fabrício (98)

Estoril (titulares): Marcelo Carné (31); Volnei (5), João Basso (13) e Mangala (22); Wagner Pina (79), Vinícius Zanocelo (7), Mateus Fernandes (82) e Tiago Araújo (78); Rafik Guitane (10), Cassiano (11) C e Rodrigo Gomes (21)

Casa Pia (treinador): Gonçalo Santos

Casa Pia (suplentes): Lucas Paes (68), André Lacximicant (9), Rúben Lameiras (10), Yuki Soma (11), Fahem Benaissa (12), Krygard (14), André Geraldes (18), Tiago Dias (77) e Samuel Justo (96)

Casa Pia (titulares): Ricardo Batista (33); Fernando Varela (15) C, Zolotic (19) e João Nunes (3); Larrazabal (72), Ângelo Neto (8), Telasco Segovia (21) e Leonardo Lelo (5); Nuno Moreira (7), Felippe Cardoso (30) e Pablo Roberto (80)

Já há equipas oficiais:

A antevisão de Vasco Seabra, treinador do Estoril, ao encontro desta noite:

Recorde o que disse Gonçalo Santos, treinador do Casa Pia, na antevisão a esta partida:

O resumo do triunfo do Estoril sobre o FC Porto, na 27.ª jornada da Liga. Cassiano apontou o único golo do desafio:

O Estoril também está num bom momento e hoje pode chegar ao terceiro triunfo consecutivo. O conjunto de Vasco Seabra derrotou, nas duas últimas jornadas, Portimonense e FC Porto (ambos por 1-0) e esses seis pontos conquistados significaram um tremendo balão de oxigénio para os canarinhos na luta pela manutenção. Caso vença hoje o vizinho Casa Pia, o Estoril passará a somar 31 pontos e terminará a jornada no 9.º lugar, ultrapassando, inclusivamente, o emblema de Pina Manique.

Recorde os melhores momentos do embate entre Vizela e Casa Pia, que terminou com uma goleada clara dos gansos:

O Casa Pia vem de uma goleada altamente moralizadora, uma vez que na ronda anterior bateu o Vizela, fora de casa, por esclarecedores 4-0. Em caso de triunfo esta noite, a formação orientada por Gonçalo Santos chegará aos 33 pontos e dará um passo muito importante rumo à permanência na elite nacional na época 2024/2025.

É no Estádio Municipal de Rio Maior que vai cair o pano sobre a 28.ª jornada da Liga. Casa Pia e Estoril encerram as contas desta ronda, num duelo em que tanto gansos como canarinhos vão dar tudo pela conquista dos três pontos. Afinal, nem casapianos nem estorilistas têm ainda a sua situação definida no que concerne às contas pela permanência, pelo que está aí uma hipótese extremamente interessante para ambas as equipas fugirem aos lugares perigosos. A BOLA já está no recinto riomaiorense e vai contar-lhe tudo sobre este embate entre duas equipas filiadas da AF Lisboa e que vão jogar no distrito de... Santarém - o Estádio Municipal de Rio Maior é a casa emprestada ao Casa Pia enquanto decorrem as obras em Pina Manique. Venha daí connosco, caro leitor. Está convocado e vai ser titular!

Boa noite!