Tempestade Aitor promete muita chuva em Portugal entre hoje e quinta-feira

Tempestade Aitor promete muita chuva em Portugal entre hoje e quinta-feira

DIVERSOS24.09.202418:34

«Aitor» é o nome da depressão que já se faz sentir em Portugal e que promete grandes chuvas no Centro e Norte do país.

O IPMA emitiu avisos meteorológicos em vários distritos das duas regiões, com previsões de chuva entre 100 a 200 mm no Minho e Douro Litoral e nas serras dos distritos de Viseu, Aveiro e Coimbra, e entre 50 a 100 mm no restante litoral a norte do Cabo Mondego, zonas afetadas pelos incêndios da semana passada.

No resto desta terça-feira e durante os dias de quarta e quinta-feira prevê-se chuva persistente, por vezes forte e abundante, vento intenso e agitação marítima. O período mais crítico ocorrerá entre a tarde de quarta e o final da manhã de quinta-feira.

Preveem-se ainda rajadas de vento de 70 km/h nas regiões do litoral Norte e Centro e de 90 km/h nas terras altas do Norte e Centro, sobretudo durante a tarde de quarta-feira, dia 25 e início da manhã de quinta, 26 de setembro. Soprará forte de Su-Sudoeste no Norte e Centro.

Esperam-se igualmente ondas de 5 a 6 metros de altura máxima no período entre a tarde de quarta e todo o dia de quinta-feira, especialmente no litoral Norte, numa fase inicial e, posteriormente, alargando-se ao litoral a norte do Cabo da Roca.

A partir de sexta-feira prevê-se uma estabilização das condições meteorológicas e uma descida generalizada das temperaturas em Portugal continental, provocada por uma massa de ar mais frio, proveniente de latitudes setentrionais.