Luís Montenegro indigitado primeiro-ministro pelo Presidente da República
Luís Montenegro indigitado primeiro-ministro pelo Presidente da República (Foto MIGUEL A. LOPES/LUSA)

Luís Montenegro indigitado primeiro-ministro pelo Presidente da República

DIVERSOS21.03.202406:10

Líder da Aliança Democrática (AD) irá apresentar a Marcelo Rebelo de Sousa a composição do Governo a 28 de março, estando a tomada de posse agendada para 2 de abril

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, indigitou, já depois da meia-noite desta quinta-feira, Luís Montenegro, líder da Aliança Democrática (AD), como primeiro-ministro.

«Tendo o Presidente da República procedido à audição dos partidos e coligações de partidos que se apresentaram às eleições de 10 de março para a Assembleia da República e obtiveram mandatos de deputados, tendo a Aliança Democrática vencido as eleições em mandatos e em votos, e tendo o Secretário-Geral do Partido Socialista reconhecido e confirmado que seria líder da Oposição, o Presidente da República decidiu indigitar o Dr. Luís Montenegro como Primeiro-Ministro», referiu o chefe de Estado, numa nota oficial publicada no site oficial da Presidência da República.

O comunicado foi divulgado após a segunda audiência do dia entre Marcelo Rebelo de Sousa e o líder da AD no Palácio de Belém, que desta vez foi recebido sozinho pelo Presidente da República durante cerca de vinte minutos e ainda antes de terem sido publicados os resultados oficiais do apuramento dos círculos da emigração.

À saída, Luís Montenegro falou aos jornalistas e anunciou que irá apresentar ao Presidente da República a composição do Governo a 28 de março, estando a tomada de posse agendada para 2 de abril.