Joe Biden concede indulto ao filho Hunter Biden

Joe Biden concede indulto ao filho Hunter Biden

O Presidente dos EUA, Joe Biden, concedeu esta segunda-feira ao filho um indulto relativo às três condenações relacionadas com posse de armas e ocultação de consumo de drogas às autoridades.

«Nenhuma pessoa razoável que olhe para os factos nos casos de Hunter [Biden] pode tirar outra conclusão além de que foi visado por ser meu filho», disse Joe Biden, num comunicado divulgado pela Casa Branca, referindo que as acusações se deveram a motivos políticos.

«Espero que os americanos compreendam porque é que um pai e um Presidente tomou esta decisão», acrescentou Biden, que está prestes a deixar a Casa Branca, quando Donald Trump tomar posse a 20 de janeiro.

Hunter foi condenado em junho por comprar e possuir ilegalmente uma arma de fogo e também se declarou depois culpado de nove infrações fiscais, e aguardava sentença este mês.

Esta concessão oficial de clemência não pode ser revogada por Trump, que já tinha prometido ir atrás da «família de crime Biden».

Ao perdoar o filho, Joe Biden volta atrás numa promessa pública que fez repetidamente antes e depois de desistir da corrida presidencial de 2024. O presidente e a sua porta-voz na Casa Branca disseram várias vezes, mesmo depois de Trump ter ganho as eleições, que não concederia perdão a Hunter.