Associação Nacional de Médicos de Futebol dá curso no Bessa
Formação terá lugar este fim semana e tem o apoio da Federação Portuguesa de Futebol; todas as associações de Portugal vão receber gratuitamente desfibrilhadores
A AMEF (Associação Nacional de Médicos do Futebol) vai realizar um Curso de Suporte Avançado de Vida (SAV) com acreditação INEM para 24 médicos dos departamentos clínicos do nosso futebol, formação que vai ter lugar no Estádio do Bessa este fim de semana.
Este curso está inserido no conjunto de atividades a desenvolver pela AMEF no decorrer da sua candidatura ao projeto CRESCER 2024 da Federação Portuguesa de Futebol, que consiste em fornecer gratuitamente às 22 DAE’s com tudo incluído às 22 Associações Distritais de Futebol do país. No decorrer da execução deste projeto irão ser formados 396 elementos das Associações Distritais em SBV+DAE e 48 médicos do futebol em SAV.
A AMEF nos últimos anos, com a ajuda da FPF através do financiamento do Programa de Modernização da FPF, fundou em 2018 o Centro de Formação em Emergência Médica para Profissionais de Saúde no âmbito do desporto, com as valências de suporte avançado de vida e suporte násico de vida com desfibrilhacão Automática Externa.
Em 2019 o Centro de Formação em Emergência para profissionais de saúde na Área da formação de jovens e crianças.
A AMEF é das poucas instituições no pais que está habilitada simultaneamente a ministrar formação acreditada pelo INEM para SBV, SBV+DAE e SAV, e, pela American Heart Association para Suporte Avançado de Vida Pediátrico.
«Este projeto da AMEF, de Capacitação e Acreditação das estruturas do Futebol e dos seus intervenientes na área da Saúde, é um projeto bondoso e inteligente. Tem como principal objetivo, fazer do Futebol um exemplo de cidadania, literacia em saúde e constituir-se como uma estratégia social de sobrevivência. Tudo por um Mundo melhor e mais seguro», refere Filipe Serralva, médico da Direção da AMEF, responsável pelo Centro de Formação de Socorro e Emergência Médica da AMEF.