Espaço Universidade Lusitano Ginásio Clube versus Juventude Sport Clube (artigo de Vítor Rosa, 54)
O desporto não se reduz a uma só prática. Também não é apenas um espetáculo submetido às leis de audiências e dos mercados, pois como produto social estrutura-se em instituições com dinâmicas próprias e organizações com poderes, hierarquias e regras.
O futebol tem vindo, como nenhum outro desporto, a apreender a noção de comunidade imaginária, dada a capacidade de representação de uma nação através dos feitos de onze jogadores em campo. Todos os clubes de futebol têm a sua história. Salientamos aqui dois casos. O Lusitano Ginásio Clube foi fundado em 11 de novembro de 1911. O Juventude Sport Clube foi fundado em 05 de dezembro de 1918. Ambos têm o Estatuto de Utilidade Pública. O Lusitano de Évora recebeu-o em 1984 e o Juventude de Évora em 1983. Estes dois clubes de futebol localizam-se na cidade alentejana de Évora e a sua rivalidade é ancestral. E tanto quanto nos é dado observar, têm o privilégio de disputar penosamente os campeonatos da III Divisão.
Estes dois clubes de futebol são proprietários de terrenos de grande valor comercial. As instalações dos dois são degradantes. Basta visitá-las para ver o estado em que se encontram. As direções têm sido incapazes de promover projetos conjuntos. A fusão tem sido impossível. É pena, pois juntos poderiam ir mais longe e Évora merecia. Se algum dia houver uma fusão, sugerimos a atribuição do nome Juventude Lusitana.
Vítor Rosa
Sociólogo, Doutor em Educação Física e Desporto, Ramo Didática. Investigador Integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares de Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona de Lisboa