Sub-21: Portugal a um ponto do bilhete direto para o Campeonato da Europa
Foto: FPF

Sub-21: Portugal a um ponto do bilhete direto para o Campeonato da Europa

SELEÇÃO10.09.202419:54

Golos de Paulo Bernardo e Carlos Borges fizeram a diferença no desafio ante a Croácia; primeiro lugar à distância de um empate na próxima dupla jornada de qualificação, frente às Ilhas Faroé e Andorra, para garantir o apuramento

A Seleção Nacional sub-21 venceu, esta terça-feira, a Croácia, em Karlovac, e está mais perto de assegurar o consequente apuramento para o Euro-2025, que terá lugar na Eslováquia.

No arranque do encontro, os croatas estiveram perto do golo, mas Gabriel Brás, no seu jogo de estreia neste escalão, impediu de forma exímia, com a cabeça, em cima da linha, a festa de Vidovic.

Os jogadores portugueses não abanaram com a entrada forte do adversário e também tiveram claras ocasiões para inaugurarem o marcador. Primeiro, Mateus Fernandes ainda deve estar a pensar como desperdiçou um golo cantado na pequena área, embora seja reconhecido o mérito ao guarda-redes Čavlina pela saída rápida e corajosa aos pés do médio luso. Pouco depois, foi a vez de Tiago Tomás rematar mais uma grande intervenção de Čavlina.

A primeira parte terminou, praticamente, da mesma forma como começou: um jogador português a tirar uma bola em cima da linha de golo! O avançado Tiago Tomás deu uma ajuda à defesa e, nomeadamente, ao lateral-esquerdo Rafael Rodrigues, que ia fazendo autogolo, na sequência de um cruzamento venenoso.

No regresso dos balnéarios, Portugal demorou apenas cinco minutos para abrir o ativo, após jogada de insistência, com Rodrigo Gomes, a encontrar, dentro da área, Tiago Tomás, que cruzou atrasado para a finalização feliz de Paulo Bernardo.

O selecionador Ivica Olić, antigo jogador do Bayern Munique, recorreu ao banco de suplentes para dar vida à equipa croata. O empate esteve perto de acontecer, aos 65 minutos, por Matković, que cabeceou para voo seguro do guarda-redes Samuel Soares, que pouco depois, isolou, através de um pontapé longo, Tiago Tomás, uma vez mais incapaz de superar Čavlina no duelo.

Com o passar dos minutos, a Croácia foi apertando o cerco à baliza lusa, mas Samuel Soares transmitiu segurança à toda a equipa, que procurou o segundo golo para sentenciar o encontro. Perto do minuto 90, Rodrigo Mora assinalou a estreia nos sub-21, com uma assistência para o encosto de Carlos Borges para baliza deserta.

Com esta vitória, Portugal sabe que um empate na próxima jornada de qualificação, em outubro, irá garantir o primeiro lugar do Grupo G de qualificação. Fora de casa, a equipa de Rui Jorge vai defrontar as Ilhas Faroé, no dia 11, e Andorra, quatro dias volvidos.