«Portugal ganhou o respeito das outras seleções»
Roberto Martínez confiante para o Europeu
Roberto Martínez concedeu, esta terça-feira, uma entrevista à Sport TV, na qual fez o balanço de um ano como Selecionador Nacional, cargo para o qual foi anunciado, como sucessor de Fernando Santos, a 9 de janeiro. O espanhol não coloca Portugal entre o lote de principais favoritos à conquista do próximo Europeu, na Alemanha, mas garante que Portugal terá ambição de ir longe.
«Com o apuramento, Portugal ganhou o respeito das outras seleções. É algo natural. No Europeu não há favoritos, há um grupo de seleções com nível para lutar pelo título e é bom para nós estarmos nesse grupo. Precisamos de testar situações nos amigáveis que ainda não testámos, como jogar sem bola, como controlar as emoções quando se sofre o primeiro golo do jogo… Isso é importante antes do Europeu, que é um torneio onde os jogos se decidem nos detalhes. Vamos dar tudo e a equipa vai dar tudo pela nossa camisola», disse, avaliando também o sorteio da fase de grupos, em que Portugal terá pela frente República Checa, Turquia e um adversário por definir do ‘play-off’.
«Todos os sorteios são complicados. O estágio de março erá fundamental para finalizar a lista de convocados, que é um momento único na carreira de um jogador. Em março vamos ter dois jogos [a Suécia será um dos adversários, a 21 de março, em Guimarães] e serão importantes para definir a lista. Gostaria de ter três jogos antes de sairmos para a Alemanha, temos de trabalhar alguns aspetos», explicou.
A estreia de Portugal no torneio está marcada para 18 de junho, frente à República Checa, em Leipzig.