Goleada em festival luso: a crónica da vitória dos sub-21
Portugal goleou a Croácia em sub-21, no São Luís, em Faro. Foto: LUÍS FORRA/LUSA

Portugal-Croácia, 5-1 Goleada em festival luso: a crónica da vitória dos sub-21

SELEÇÃO26.03.202421:40

Diferença vincada bem cedo; aos 25 minutos a vantagem já era de 4-1; 'cada tiro, cada melro'.

Portugal deu um passo importante rumo à fase final do Campeonato da Europa 2025, ao golear a Croácia, em Faro, numa demonstração de grande poderio ofensivo e eficácia, chegando à larga vantagem ainda antes da meia-hora de jogo com extrema pontaria, marcando em praticamente todas as ocasiões criadas. Até aí foi, como se costuma dizer, cada tiro, cada melro.

A goelada começou a desenhar-se cedo, logo aos 2 minutos numa jogada envolvente de Portugal que começou com Tiago Araújo no meio-campo, com a bola a passar por Paulo Bernard e, Mateus Fernandes, com este a deixar Pedro Santos com espaço na área para acertar nos ferros – da barra e do poste esquerdo – surgindo Fábio Silva a recargar. Nove minutos depois Pedro Santos aproveitou uma enorme asneira de Grozdanic, que quis atrasar a bola ao seu guarda-redes e meteu-a nos seus pés, não desperdiçando isolado, num início de jogo perfeito, que não foi abalado pelo encurtar de distâncias dos croatas, quando reduziram de grande penalidade. Sempre sereno, dominante e consistente, Portugal manteve o ritmo avassalador e marcou mais dois golos em três minutos, por Pedro Santos na sequência de um lançamento de linha lateral de Fábio Silva e por Paulo Bernardo, após grande trabalho do atacante do Glasgow Rangers e depois de Tiago Tomás ter desperdiçado boa oportunidade, um minuto antes. Perto do intervalo TT voltou a falhar na cara do guarda-redes.

Com um marcador grosso, a 2.ª parte foi menos intensa, mas sem Portugal perder o controlo. Fábio Silva, de grande penalidade após ter sofrido uma falta de Perkovic, fixou o resultado, dispôs ainda de ocasiões para dilatar e viu a Croácia crescer nos últimos minutos, com Zvonarek a rematar ao poste.