Uma parceria de sucesso

Uma parceria de sucesso

OPINIÃO26.06.202306:30

A Liga Portugal e a La Liga assinaram um memorando de entendimento que aproxima as duas ligas e os respetivos clubes

ESTA semana, a Liga Portugal e a La Liga assinaram um memorando de entendimento que aproxima as duas ligas e os respetivos clubes numa ligação mais estreita entre todos os profissionais. O documento assinado, em Madrid, por Pedro Proença e Javier Tebas, presidentes da Liga Portugal e da La Liga, respetivamente, prevê uma troca de conhecimento e de informação, desde a realização de conferências e workshops com palestrantes relevantes em matérias como finanças, centralização de direitos audiovisuais, internacionalização ou calendarização; eventos como a Copa Ibérica, Legends, passando também pela aposta de ações conjuntas no território digital e o reforço no compromisso na luta contra fenómenos de racismo, match-fixing e pirataria.

As ligas europeias, através da European Leagues, da qual a Liga Portugal é membro do Board of Directors, têm desenvolvido trabalho em conjunto, para manterem os campeonatos domésticos atrativos para clubes e patrocinadores. Mas as ligações mais estreitas entre as ligas, e a forma como conseguem aprender umas com as outras, fazem a diferença. É esse o caso da Liga Portugal e da La Liga.

Há um ano, a Liga Portugal estabeleceu uma parceria com a La Liga Tech para impulsionar o seu desenvolvimento tecnológico. Da mesma forma, prossegue o intercâmbio de delegados, com a La Liga inspirada pelos casos de sucesso dos delegados da Liga Portugal.

Num setor em transformação, não nos podemos dar ao luxo de não aprender com os melhores. Da mesma forma que várias ligas tentam compreender o sucesso do modelo português de formação e prospeção, a Liga Portugal tem encontrado na La Liga um benchmark do caminho a seguir.

Em 2023/2024, a Liga Portugal entrará em processo de revisão geral regulamentar, com a aprovação dos dois novos regulamentos decorrentes do processo de preparação da centralização de direitos audiovisuais: o regulamento audiovisual e o regime do controlo económico, que se juntarão ao regulamento de competições, disciplina e arbitragem. Documentos que necessitarão de referências internacionais sólidas, cuja colaboração estreita com os nossos colegas ibéricos será certamente uma mais-valia no aperfeiçoamento de matérias, que apesar da singularidade dos quadros legais e normativos de cada país, têm sido maturadas pela La Liga nos últimos anos. 

Aprender com este processo tem sido uma mais-valia para a Liga Portugal e, tal como aconteceu em Espanha, não devemos ter medo do futuro. A centralização dos direitos audiovisuais, já legislada, é um caminho sem retorno que promoverá, cá como lá, uma melhoria competitiva interna e internacional dos nossos clubes, e consequentemente, da nossa Liga.