Sporting em queda livre? Responsável n.º1: Ruben Amorim!

OPINIÃO08.12.202417:51

O futebol dos leões parece um para-quedista a quem, a 10 mil metros de altitude, cortaram as cordas. O responsável número 1 é quem cortou as cordas e está em Manchester.

O futebol do Sporting parece um para-quedista a quem, a 10 mil metros de altitude e quando planava de forma perfeita, cortaram as cordas. Pum: está em queda livre. O responsável número 1 é quem cortou as cordas: Ruben Amorim. O responsável número 2 são aqueles que não ativam o para-quedas de emergência: os jogadores. O responsável número 3 é quem escolheu, a 10 mil metros de altitude, o substituto do para-quedista que cortou as cordas por outro que tem menos de 100 saltos: Frederico Varandas. O responsável número 4 é o novo paraquedista que não cativa quem o rodeia e que, se calhar, ainda não tem estaleca para saltos tão impressionantes: João Pereira.

Quando um paraquedas não abre a 10 mil metros de altitude, o para-quedista entra em pânico. Tal como o dono do para-quedas e os que, em terra, assistem. Que se faz? Reza-se ou arranja-se um terceiro paraquedista. Sim, mas qual? Tem de ser alguém com milhares e milhares de saltos. Um está na Arábia Saudita, outro está no Brasil. É muito longe para regressarem e muito perigoso para pegarem em algo em queda livre. Assim, o melhor é esperar que o para-quedista que substituiu o para-quedista que cortou as cordas consiga ativar o para-quedas de emergência. É possível? É. É provável? Não. Reza-se mais um pouco ou seduz-se para-quedistas com milhares de saltos, estejam na Arábia, no Brasil ou no Porto a fazer o luto de sete anos. As únicas certezas são estas: o futebol do Sporting está em queda livre e o principal responsável está em Manchester. Em aparente queda livre.

Por falar em Manchester. Primeiros cinco jogos de Ten Hag: 9 pontos. Únicos quatro de Van Nistelrooy: 12 pontos. Primeiros cinco de Amorim: 7 pontos. A culpa é de Amorim? Não. Mas os red devils continuam em queda livre. É possível evitar o estampanço? É. É provável? Não. E já repararam como a capacidade de comunicar de Amorim, tal como, aliás, ele previa, se desvanece um pouco em inglês? «Tive isto e pior no Sporting, no princípio». Não é verdade, Ruben. Início é início e pior é pior.

Os primeiros cinco jogos de RA no Sporting, no final de 2019/2020, foram assim: VEVVV. 13 pontos. Agora, 7 no MU. As primeiras duas derrotas seguidas pelos leões, como agora frente a Arsenal e Nottingham Forest, aconteceram em abril de 2022, já o Sporting era campeão nacional: 0-2 em Alvalade com o Benfica para a Liga e 0-1 com o FC Porto no Dragão para a Taça de Portugal. E duas derrotas de enfiada para a Liga, tal como agora para Premier League, só em agosto de 2022: 0-3 no Dragão e 0-2 com o Chaves, em casa. Início é início e pior é pior, Ruben.