Reuniões e projetos

OPINIÃO07.12.201803:00

1. Alguém disse um dia que em Portugal a melhor forma de gastar tempo e nada decidir é marcar uma reunião. Talvez seja. Mas a FPF já revelou que pretende um encontro alargado com os clubes para debater o pouco tempo de jogo útil em Portugal. Adivinhe, caro leitor, o que se alterará depois desta reunião.

2. Pedro Proença manifestou-se preocupado com a criação de uma terceira competição europeia. Já se está a prever qual o primeiro passo para debater esta questão com os clubes: mais uma reuniãozinha... E o que dali sairá?

3. Neste pedaço de terra nos confins mais ocidentais da Europa, além das reuniões, há outra justificação para a tentativa de resolução de problemas: os projetos. A FPF já tem alguns em mãos, aí há uns 25 anos, para a criação de uma escola de pontas  de lança. Sabem o que se resolveu?  

4. No espetáculo mediático que se tornou a Justiça portuguesa, uma das últimas revelações foi a do interrogatório a Bruno de Carvalho perante o juiz Carlos Delca quando foi detido. Entre outras coisas, disse que foram os jornalistas a pedirem para que o portão da Academia não se fechasse. Mas, neste mesmo interrogatório, o presidente destituído disse que no dia 14 de maio deste ano despediu Jorge Jesus. Mas lembram-se do que disse à comunicação social nesse mesmo dia, quando saía de Alvalade?  Desta forma, o que valerá a primeira declaração?

5. Pelé gosta de dizer coisas. Uma das últimas foi que Messi só joga com um pé, faz sempre a mesma finta e não é grande coisa de cabeça. Na carreira, o argentino só marcou 632 golos e o brasileiro tem sempre medo cénico de quem se chega ao patamar mais alto do futebol.  Assim, podemos tentar sopesar o valor da declaração de Pelé. E quanto será?  

6. O desafio fica feito e não será necessário andar com a máquina de calcular porque a resposta é comum a todas as perguntas. No mundo da bola.... É bola.