Portugal Campeão do Mundo

OPINIÃO06.10.202107:00

Parabéns à FPF, a todos os elementos que integram o departamento e para o futsal em geral, a gratidão de todos os portugueses

PORTUGAL é o novo campeão mundial de futsal. Os países e o talento não se medem aos palmos mas antes pela qualidade do trabalho, confiança, e pela entrega total para superar as tarefas que sejam necessárias. O País esteve em suspenso durante todo o jogo. Os jogadores deram tudo e souberam ser equipa coesa. Na final deste Mundial o Campeão da Europa venceu a Argentina que era a campeã em título, conseguindo o primeiro título Mundial de Futsal. Parabéns à FPF, a todos os elementos que integram o departamento e para o futsal em geral, a gratidão de todos os portugueses. Conseguimos! 
 

Campeões foram recebidos em festa


DEPENDÊNCIAS

AUEFA condenou o PSG e o Manchester City por violação do fair-play financeiro e o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) absolveu ambos. O presidente da Liga espanhola afirmou que o TAS «não é independente» e por isso defendeu a mudança na justiça desportiva. O TAS veio para ajudar e tornar-se uma simplificação, mas segundo alguns dirigentes, acabou numa contradição! Essa decisão coloca esses juízes como intocáveis e levanta dúvidas pertinentes: «Não é apenas uma questão de apreciação das provas e argumentos, mas também a constituição do TAS e a nomeação dos seus juízes. Desse modo, como preservar a independência e a imparcialidade? Como pode o TAS ser independente se 80% do seu orçamento depende da UEFA e da FIFA, e com a falta de independência na designação dos juízes?», concluiu Emanuel Medeiros. É urgente uma transformação ética, uma competitividade sadia e preservar valores que promovam o futebol como merece: como herança da Humanidade, tem de ser salvaguardada dos apetites vorazes que destroem tudo, pela ambição e egoísmos desmedidos, que devem ser combatidos. 
 

PROVAS INTERNACIONAIS – CHAMPIONS

NO passado dia 29 de setembro o Benfica recebeu um Barcelona em crise de segurança (o treinador fica ou sai?), com jogadores influentes abaixo das suas capacidades e a precisar de resultados positivos. Porém, o Benfica não deu oportunidades, jogou rápido, intenso, organizado e objetivo, goleando por 3-0. Pontos para o ranking europeu são preciosos e, por isso, os resultados nas competições europeias exigem reflexão profunda para criar estratégias de maior intensidade competitiva. 


LIGA EUROPA 

NO último dia de setembro, o Braga recebeu o Midtjylland, que se revelou equipa muito forte e constante. O Braga procurou manter a posse, com alguns desacertos que o adversário causava, entrou a perder mas lutou bastante até ao fim, conseguindo uma vitória muito importante. Que grande jogo. Arbitragem de Stéphanie Frappart foi impecável e manteve o jogo num ritmo forte: um bom exemplo para o nosso país. 
 

RESPOSTA IMEDIATA 

Aqueda do Barcelona é indesmentível, inclusivamente na necessidade de mudar de rumo. O presidente do clube quer criar uma nova mentalidade e modernizar uma estratégia de treino, incorporando um diretor de alto rendimento. Perante a pesada derrota na Luz, na qual o Barcelona deu uma pobre imagem do que o clube é e pode voltar a ser, poderá ter acelerado o desejo de nova metodologia, conjuntamente com a necessária renovação do plantel. O tempo passa e os títulos vão-se tornando mais longínquos. Pode ser uma decisão importante desde que se definam objetivos precisos e haja muita competência. 
 

LIGA 

OBenfica perdeu pela primeira vez e na Luz, perante o Portimonense que está a fazer um excelente campeonato, com um processo de jogo muito organizado, mantendo-se nos lugares cimeiros da classificação. O Vitória de Guimarães (sem vencer os últimos quatro jogos) deu a volta ao resultado em Famalicão, começando a perder mas acabando a vencer; o Famalicão vai na quinta derrota e no último lugar da classificação.
Esta jornada teve um total de 22 golos, o que representa uma média de 2,6 golos por jogo. É urgente aumentar o tempo útil de jogo. Os árbitros devem procurar manter um ritmo constante, para contribuírem para o desenvolvimento do futebol a todos os níveis. 
 

O FUTURO JÁ COMEÇOU 

AS condições para o futuro preparam-se com antecedência, como foi o caso de Luis Díaz, hoje considerado o melhor jogador atual da Colômbia, a quem foi reconhecido talento que passou a despertar interesses de vários clubes poderosos. No FC Porto (como noutros clubes) são várias as pedras preciosas que a formação aperfeiçoa e que as tem colocado na equipa principal: Diogo Costa, João Mário, Vítor Ferreira, Fábio Vieira, Francisco Conceição… De todos os vencedores da Youth League, o FC Porto foi quem conseguiu maiores proveitos da formação. Esse é um caminho que o nosso país deve aprofundar e não o exagero de contratações que nem sempre trazem valor para o nosso futebol, mas unicamente negócios de transferências. Desse modo, impedem-se jovens nacionais de revelarem as suas potencialidades. A ação dos empresários de jogadores deveria englobar mais obrigações e responsabilidades, para além dos contratos atuais. 

DO SONHO AO PESADELO 

Aambição de querer chegar a uma grande Liga criou a Jean Paul N’Djoli uma situação dramática. Não sendo opção para o Rayo Vallecano, a sua situação tornou-se um grave problema. O atleta veio de França, jogou na equipa B do Rayo, prometeram contrato para integrar plantel principal, desde que aceitasse redução para metade do salário.
Como consequência, treinou sem contrato, sem pagamento algum e resolveu denunciar na Comunicação Social o seu caso, tendo sido afastado de imediato. A situação tornou-se complicada e só com ajuda familiar vai sobrevivendo.
Nada disto é original e, em vários países, acontecem casos idênticos (certamente também em Portugal). Muitas páginas se escrevem sobre os milhões, mas poucas denunciam a falta de escrúpulos de quem constrói estes esquemas fraudulentos. 
 

ALTERAÇÕES ÀS REGRAS 

«U M lance involuntário com a mão que resulte em golo vai levar à anulação do mesmo» (International Board - IFAB).
Essa decisão, na reunião na Escócia, aguardava-se desde 2018. «Em relação às faltas com a mão, o IFAB decidiu dar uma definição mais precisa e detalhada do que constitui uma falta com a mão, em especial no que diz respeito às ações em que uma mão involuntária/acidental seja sancionada.» Assim, qualquer golo marcado com a mão ou braço (inclusivamente de forma acidental) ou que resulte de uma oportunidade antecedida de controlo da bola com a mão/braço, é invalidado. Por outro lado, será marcado livre (ou grande penalidade) se houver toque da bola com a mão (anulada a noção de intencionalidade): bola toca na mão e de imediato é livre ou grande penalidade. Será que vão surgir os especialistas de colocação da bola na mão do defensor mais próximo? Entre outras alterações às regras do jogo, destacam-se as substituições que obrigam o jogador substituído a sair pelo caminho mais curto, e nas grandes penalidades os guarda-redes passam a poder ter somente um pé na linha de golo e não obrigatoriamente os dois. As alterações visam a excelência do jogo ou a sua dependência em função da economia à sua volta? 


REMATE FINAL 

– Cristiano Ronaldo, no jogo com o Villarreal, no último minuto, marcou o golo da vitória, encantou os adeptos e tornou-se o jogador com mais jogos na Champions:  a Lenda continua!


– Rui Costa assumiu a candidatura à presidência do Benfica com o lema «Reconduzir o Benfica ao caminho da glória», tendo como concorrente Francisco Benitez pelo movimento «Servir o Benfica».


– Taça da Liga: Quando os treinadores e dirigentes afirmam que se trata de uma competição importante para o futebol, não se estarão a contradizer com a rotação do plantel, afirmando dar espaço aos jogadores com menos oportunidades e menorizando o que poderia ser um troféu importante? Sugere-se debate oportuno!


– Vítor Pereira, depois de ter liderado o Conselho de Avaliação de árbitros da Confederação Brasileira de Futebol, presidido ao Conselho de Arbitragem da Federação Grega de Futebol e do Comité de Arbitragem da Federação Checa de Futebol, vai agora presidir ao Conselho de Arbitragem da Federação Russa de Futebol. Até onde pode chegar é a dúvida que muitos colocam.


– Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, pelo segundo ano consecutivo está na final da Taça dos Libertadores. Excelente!