Penúltima chamada
Roberto Martínez faz esta sexta-feira a derradeira convocatória antes de, em maio, revelar a lista definitiva de 23 eleitos para o Euro-2024; as novidades serão… muitas!
Penúltima chamada para o voo rumo a Marienfeld. Os passageiros Pedro Gonçalves, Trincão, Paulinho, Francisco Conceição, Jota Silva, Beto, Florentino, Tiago Djaló, Mathias Lage e Diogo Leite devem dirigir-se, de imediato, à porta de embarque.
É que, já esta sexta-feira, acontece a última chamada antes do derradeiro anúncio, em maio, dos 23 convocados para o Euro-2024. Na mente do selecionador Roberto Martínez a lista de eleitos de Portugal para a fase final está definida. Com exceção para imponderáveis, como lesões de última hora (ou as atuais, que não recuperem), já não há grandes dúvidas na cabeça do técnico que levou a Seleção a inéditas 10 vitórias em 10 jogos de qualificação.
Certo é que, excetuando os ausentes por motivos de força maior (como os lesionados Diogo Jota e Ricardo Horta, ambos recuperáveis para maio), a lista final de 23 será feita a partir dos que estiverem neste estágio de março — isto é, não haverá ausentes por opção agora que, depois, sejam anunciados a 19 de maio.
Ora, sendo assim, o que fazem, então, neste texto os dez jogadores mencionados no primeiro parágrafo, os tais passageiros que poderão integrar esta penúltima chamada? A resposta está na originalidade prevista para a convocatória desta sexta-feira: Martínez vai chamar 32 jogadores: 11 (mais os três guarda-redes) que permanecerão nos dias todos do estágio; e depois um grupo de 9 para o primeiro jogo, a 21 de março, com a Suécia em Guimarães, e outro grupo 9 para o segundo, na Eslovénia, a 26.
Esta convocatória excecional incluirá, portanto, os que integrarão uma lista de espera, para a eventualidade de um dos que já assegurou reserva ter algum percalço no derradeiro instante e abra vaga para os que ainda acalentam esperanças de ver o seu nome no rol final de 23 escolhidos — que até podem ser 24 ou 25, caso os selecionadores consigam no workshop de 8 de abril na Alemanha autorização da UEFA para o alargamento das listas, como pretendem.