Mercado Total: Taty Castellanos com impacto imediato no Benfica

Opinião Mercado Total: Taty Castellanos com impacto imediato no Benfica

OPINIÃO14.06.202321:10

Valentín Taty Castellanos é o nome mais falado para reforçar o ataque do Benfica, sobretudo num cenário de venda do passe de Gonçalo Ramos. Também foi associado ao FC Porto, embora menos nos últimos dias, e o interesse dos dragões, a ser real, seria plenamente justificado, até pela química que poderia criar com Taremi na frente de ataque.

Como o cenário azul e branco parece um pouco mais afastado, concentremo-nos para já na Luz. A saída de Gonçalo Ramos parece ser pré-requisito para a entrada do argentino, mesmo de um ponto de vista puramente desportivo. Roger Schmidt joga apenas com um avançado-centro e, se por um lado, não faz sentido tapar a progressão do internacional português, por outro não aproveitar a integração total e o impacto imediato das características do sul-americano no modelo do alemão também não se apresenta como a decisão mais coerente. Aqui, as situações estão naturalmente interligadas, mesmo com tantos jogos em perspetiva na nova época e ambições compreensíveis em manter ou até subir o nível na Liga dos Campeões.

Taty Castellanos tem 24 anos, é internacional sub-23 (6 jogos) pelo seu país e está cotado com um valor de mercado de 15 milhões de euros. Jogou no Chile (Universidad Chile, onde passou grande parte da formação), Uruguai (Torque), Estados Unidos (New York City) e Espanha (Girona). A ligação ao City Group, o do Manchester City, dura há seis anos, desde que assinou pelo Torque. Sabe-se que o Girona não exercerá a cláusula de compra junto dos nova-iorquinos, provavelmente devido a uma consciência de grupo, que beneficiará mais com uma venda depois da valorização do último ano do que da transferência de dinheiro entre iguais.

No Torque, somou cinco golos e três assistências em 30 partidas, porém foram as exibições na liga norte-americana (MLS) que lhe abriram as portas do futebol europeu, ao destacar-se com 59 remates certeiros e 24 passes decisivos em 134 encontros. Emprestado pelos norte-americanos, teve impacto bastante interessante no 10.º classificado Girona, ao assinar 14 golos, entre os quais um póquer ao Real Madrid (4-2, 31.ª jornada do campeonato), e uma assistência em 37 partidas. Os catalães ficaram a quatro pontos de um lugar na Liga Conferência.

Castellanos é um 9. Mas também por vezes um falso 9, que desce para combinar rapidamente com os médios/extremos ou transportar ele próprio a bola. Os seus movimentos sem bola não se enquadram apenas em tentar estar no sítio certo para finalizar jogadas, mas também na libertação de espaço para os companheiros de ataque. Define muito bem com ambos os pés e é muito perigoso no jogo aéreo, apesar de ter apenas 1,78 metros de altura.

Com bom toque e velocidade, e uma arrogância positiva natural, pode decidir atacar a baliza contrária em transição, mesmo em inferioridade numérica. Protege bem a bola, usa o corpo e dá muitas dores de cabeça aos defesas contrários. É neste aspeto que se diferencia de Gonçalo Ramos, que sente mais dificuldades no transporte e até na ligação aos médios em apoio. Não contabiliza muitos passes por partida, porém acerta grande percentagem dos que faz, sempre com o objetivo de progredir ou desequilibrar o conjunto contrário.

Taty é ainda muito incisivo na movimentação dentro da área, aproveitando momentos de dúvida ou colocação deficiente por parte de quem o marca. Mostra-se muito inteligente na altura que escolhe para atacar as costas da linha defensiva. É o seu principal atributo. Ou seja, consegue argumentar perante blocos mais baixos ou mais altos, e em ataque posicional ou em contra-ataque, embora o espaço pode ser explorado pela sua velocidade de forma ainda mais favorável do que por outros, menos agressivos.

No momento defensivo, é muito generoso na forma como pressiona a saída contrária e praticamente inesgotável. Agressivo, enquadra-se perfeitamente no modelo de Roger Schmidt.

Tendo em conta que os encarnados podem decidir capitalizar a excelente época de Gonçalo Ramos com mais uma transferência milionária, Taty Castellanos apresenta-se como uma boa solução, bem mais barata, para manter elevada a qualidade na frente de ataque.

*MERCADO TOTAL é uma rubrica de análise ao mercado de transferências do jornalista Luís Mateus.