Marianne Vos campeã mundial em quatro disciplinas do ciclismo
Três vezes titulada em estrada, oito em ciclocrosse e duas em pista, a neerlandesa conquistou a camisola arco-íris também no gravel, impondo-se a Lotte Kopecky
Após renhido duelo com Lotte Kopecky, a neerlandesa Marianne Vos conquistou o título mundial de gravel, no sábado, ao dominar a belga no sprint final após 135 quilómetros de batalha por caminhos de gravilha na Bélgica.
Acima da concorrência, Vos e Kopecky isolaram-se a meio da corrida e adiaram a decisão sobre a nova detentora da camisola arco-íris até aos derradeiros metros, em Lovaina.
Depois de vários ataques de Kopecky a que conseguiu responder sempre a preceito, Vos levou a decisão do título para o ‘risco’ e antecipou-se, no sprint, à sua adversária, que rapidamente cedeu à maior velocidade da corredora dos Países Baixos.
Já três vezes campeã do mundo em estrada, oito vezes em ciclocrosse e duas vezes em pista, Marianne Vos ganhou a camisola arco-íris numa quarta disciplina diferente e sucede à polaca Katarzyna Niewiadoma, coroada em 2023 no Veneto (Itália) e ausente este ano.
Muito atrás desta dupla intocável, a quase quatro minutos, as neerlandesas Lorena Wiebes (3.ª) e Puck Pieterse (4.º) aproveitaram a sua superioridade numérica para bater a alemã Romy Kasper, 5.ª.