Mercado Total: o que vale Viktor Gyokeres

Opinião Mercado Total: o que vale Viktor Gyokeres

OPINIÃO03.06.202313:35

Viktor Gyokeres, 24 anos, é um avançado internacional sueco (13 internacionalizações, 3 golos) de ascendência húngara, com um valor de mercado de 13 milhões de euros (Transfermarkt).

Apontado ao Sporting, conheça o perfil o avançado sueco do Coventry.

A sua posição preferencial é a de número 9, embora possa jogar a partir dos flancos.

Fez toda a formação na Suécia.

Na última temporada, participou em 50 partidas, entre Championship e Taça de Inglaterra: marcou 22 golos, assistiu em dez ocasiões.

Apesar de ter chegado ao Brighton em 2018, proveniente do Brommapojkarna (Suécia), nunca se afirmou verdadeiramente e encontrou apenas sucesso em equipas de segundo escalão, como o St. Pauli (Alemanha) e agora o Coventry, que o contratou em definitivo em 2021 por pouco mais de um milhão de euros.

Apontado ao Sporting, o Coventry (Championship) acredita que pode negociar Gyokeres por cerca de 20 milhões de euros com clubes de Premier League. Everton, Crystal Palace e West Ham, a avaliar por notícias em Inglaterra, estão atentos à sua situação.

Tem mais um ano de contrato com os Sky Blues.

PERFIL:

A nota mais óbvia é a de que é um jogador que precisa de espaço e, quando este não é muito, pede companhia. Ou seja, não é um avançado apropriado para jogar sozinho na frente de ataque de uma equipa que constrói apoiado. No Swansea, passou por essa experiência e não se adaptou (12 jogos, 1 golo).

Anulado facilmente quando é o 9 no meio de blocos baixos, sente-se muito mais feliz com alguém ao seu lado que seja a referência ofensiva. Favorece-o um 4-4-2, por exemplo, ou então um modelo que privilegie a transição, para que possa explorar as costas dos rivais em ataque à profundidade ou transportá-la ele mesmo e definir com um último passe (boa tomada de decisão demonstrada nos contextos em que foi utilizado) ou finalização, já na área ou fora desta. Nos Sky Blues, integrou com muita à-vontade o 3-5-2 de Mark Robbins, muitas vezes com o veterano Matt Godden ao seu lado.

É um jogador confiante, com boa capacidade de drible, capaz de finalizar com ambos os pés (e de cabeça) de forma assertiva, embora o direito seja o seu pé dominante. Sente-se também confortável a pisar os flancos, embora não em situações de extremo puro. Raramente o seu objetivo é chegar à linha e cruzar. Gosta de partir daí para encontrar espaço para os companheiros ou avançar ele mesmo para zonas de finalização. É algo errático ainda nas movimentações, o que aumenta as dúvidas dos defesas e lhe garante alguns golos a partir de locais menos previsíveis.

No Coventry beneficiou de não ter de participar nas ações defensivas, o que lhe permitiu guardar energia para o momento ofensivo. Dificilmente seria esse o contexto em Alvalade.

O perfil de Gyokeres assenta no modelo existente de Rúben Amorim, embora se afaste do número 9 goleador, referência de área, que a crítica tem reclamado ao Sporting e ao próprio técnico nos últimos dois anos. O treinador leonino tem-se mostrado indiferente à pressão externa e mantido fé nas suas ideias e nada parece haver no perfil do nórdico que indicie que esteja a fugir às mesmas.

Os números que poderão ser pedidos para uma eventual transferência parecem exigir desde logo um esforço considerável por parte dos leões, ainda mais por alguém que ainda parece ter algo a provar em contextos mais exigentes, como os de um primeiro escalão, apesar de o Championship ser há muito um campeonato muito competitivo. Mesmo com apenas mais um ano de contrato, bastará o interesse da Premier tornar-se palpável para dificultar muito um eventual negócio para os lados de Alvalade.

MERCADO TOTAL é uma rubrica diária de análise ao mercado de transferências do jornalista Luís Mateus