Mercado Total: Como encaixaria Kokçu no Benfica

Opinião Mercado Total: Como encaixaria Kokçu no Benfica

OPINIÃO04.06.202317:10

Orkun Kokçu, 22 anos, é um médio internacional turco (20 internacionalizações, 2 golos), nascido em Haarlem, nos Países Baixos. O seu valor de mercado é de 30 milhões de euros (transfermarkt).

Joga a médio-centro ou como médio ofensivo. Fez toda a formação nos Países Baixos, dividida, na maior parte, entre Groningen e Feyenoord.

Na última temporada, esteve em 46 encontros do conjunto de Roterdão, tendo apontado 12 golos e feito 5 assistências. No total, soma já 175 partidas, 32 golos e 27 passes decisivos como sénior.

Apontado ao Benfica, o Feyenoord pedirá um valor próximo dos 40 milhões por uma eventual transferência.

Tem mais dois anos de contrato.

PERFIL:

Kökçü é o número 10, capitão e maestro do Feyenoord. Arne Slot tem contado com o médio turco como unidade mais criativa do duplo-pivot do 4-2-3-1, embora este tenha percorrido todos os vértices o triângulo do meio-campo ao longo das últimas temporadas.

O jogo ofensivo dos de Roterdão passa sempre pelos seus pés – é um excecional passador, seja a curta ou a longa distância –, funcionando como playmaker recuado.

Conhecido sobretudo pela eficácia nos passes progressivos, chega com sucesso ao último terço através deste recurso. É ainda capaz de transportar a bola, sabendo proteger-se da pressão contrária, graças a um excelente controlo de bola. Assume-se ainda como forte ameaça graças à boa meia-distância.

Difere de Enzo Fernández no perfil, uma vez que o argentino é um médio-centro que adquiriu valências ofensivas, enquanto ele próprio partiu de um posicionamento de número 10 para a do tal playmaker recuado, o que explica não ser um jogador muito efusivo no momento defensivo.

É alguém que não procura muitos os duelos, é bastante seletivo, embora tenha uma boa percentagem de sucesso quando avança para os mesmos. Ganhou um maior foco nos últimos anos, e está hoje bastante mais concentrado no posicionamento e na leitura do jogo sem bola.

Assentaria como uma luva no perfil de organizador do meio-campo do Benfica, sobretudo se tiver uma unidade mais defensiva ao seu lado.

O preço parece proibitivo, mas é um jogador já a apontar para outros patamares e, como tal, faz sentido, tendo em conta o seu valor. Não serão negociações fáceis, porém, se contar com a vontade do jogador, o Benfica poderá convencer os neerlandeses com uma proposta a incluir percentagem do passe ou mais-valia de uma futura venda.

De resto, não há dúvidas: é craque!

*MERCADO TOTAL é uma rubrica diária de análise ao mercado de transferências do jornalista Luís Mateus.