Futebol pé, boxe mão

Futebol pé, boxe mão

OPINIÃO24.04.202306:30

Após tanto soco penso que os pontapés na bola continuam a ser mais divertidos, logo o Direito ao Golo vai para o Sporting, Benfica e Rafael Leão

NO final do jogo contra o Manchester City, referente à 1.ª mão dos quartos de final da Champions League, que o Bayern perdeu por três a zero, Sadio Mané, no balneário, deu um soco em Leroy Sané. Tudo porque, previamente, o agredido o terá chamado «preto de m...». O clube alemão reagiu, suspendeu o avançado senegalês por um jogo, e multou-o em 500 mil euros. Estes são os factos relatados em vários jornais.
 
Foi um soco caro? Meio milhão é um valor impossível para qualquer de nós. Porém, Mané ganha cerca de €1,6 M por mês, fará diferença, mas é bem mais difícil para uma pessoa que ganhe 1500 euros pagar 500 euros de multa. E uma nota importante: 500 mil euros é o montante máximo de multa, para indivíduos, prevista no art. 6.º das Normas Disciplinares da UEFA.
 

No Bayern, Leroy Sané foi agredido pelo companheiro Sadio Mané, que antes terá insultado


O clube alemão, detentor do poder disciplinar, teve um papel difícil: por um lado teve de punir o senegalês. Se um soco num colega ficasse impune podemos imaginar a balbúrdia que se seguiria. Mas ao mesmo tempo, um jogador como Mané é um ativo valioso por força da cláusula de rescisão, logo o clube tem um problema: precisa exercer disciplina, mas sem desvalorizar o jogador, sem o condenar com o rótulo de agressivo ou mau colega. Por isso, a punição teve de ser um remate ao ângulo: Leroy Sané precisou sentir que foi feita justiça; Sadio Mané teve de perceber que a punição foi justa, e toda a equipa teve de entender que isto é exemplo a não seguir, nunca. 

Posto isto, estará o caso encerrado? Vamos ver: sendo um jogo internacional a UEFA tem jurisdição - art.º 2.º das Normas Disciplinares da UEFA. E bater num colega viola certamente o art.º 11.º e 15.º n.º V das mesmas Normas. Quer dizer, Sadio Mané ainda poderá ser punido pela UEFA.  

Mas o insulto racista de Leroy Sané, a ter realmente acontecido, também constitui infração ao regulamento da UEFA, violando o art.º 14.º das Normas, que condena o racismo e as condutas discriminatórias. Veremos o que que o organismo europeu vai fazer.
 
E por falar em violência entre jogadores de futebol, em Espanha, Fede Valverde, jogador do Real Madrid, terá alegadamente agredido Álex Baena, do Villarreal, no parque de estacionamento. Se a moda pega isto passa a ser o WWF!
 
Baena terá feito queixa à Guardia Civil pelo que Valverde arrisca-se não só a responder por ofensas corporais nos tribunais espanhóis, mas também a uma suspensão que poderá ir de quatro jogos a seis meses, a aplicar pelos órgãos disciplinares da Federação Espanhola.
 
Caro leitor, após tanto soco penso que os pontapés na bola continuam a ser mais divertidos e emocionantes, logo o Direito ao Golo vai para o Sporting e o Benfica que nas competições internacionais foram muito dignos - bateram-se de igual para igual com equipas com outros recursos financeiros - e para Rafael Leão pela extraordinária assistência que fez no golo do Milan, na Liga dos Campeões, diante do Nápoles.