Futebol bipolar

OPINIÃO01.12.202106:00

A quem lidera a Federação Portuguesa de Futebol e a Liga faltou a capacidade de encarar, com rigor, o jogo do Jamor

A S quatro equipas nacionais em prova tiveram, de forma geral, comportamentos e resultados que permitem apuramento a uns e boas oportunidades a outros. Num momento em que a nossa posição no ranking do futebol europeu é atacado por outros países, começa a ser urgente definir alternativas que promovam a qualidade, a exigência da eficácia, mais tempo de jogo, menos paragens e arbitragens que promovam um ritmo mais intenso e reduzam ao máximo as decisões erradas.
Esta última jornada, foi um golo na própria baliza. Num jogo do principal campeonato, o B-SAD apresentou unicamente nove jogadores (incluindo o segundo guarda-redes como jogador de campo) praticamente da equipa sub-23, devido a infeções dos jogadores pelo Covid. A quem lidera a FPF e a Liga faltou a capacidade de encarar, com rigor, o jogo. Ao fazê-lo, revelaram a incapacidade de impedir um momento que abalou seriamente o prestígio do nosso futebol, mesmo a nível internacional. As críticas foram gerais e quem ficou isolado, quem eventualmente defendeu argumentos contraditórios, prestou um mau serviço. Sem rumos transparentes nem responsabilidades assumidas nos momentos decisivos, deixou-se cair o encontro num mar de incoerência, de incompetência e de desvalorização do campeonato, ao ser incapaz de resolver a questão, salvaguardando a dignidade do jogo, afinal para o que foram eleitos. Agora que o mal está feito e corre o mundo nas notícias que envergonham, como se vai resolver o imbróglio da coerência? Falharam um penálti sem guarda-redes na baliza e vai ser difícil levar o campeonato até ao fim. Imaginem que esses sete golos (só na primeira parte, pois praticamente não houve segunda) podem interferir nas contas para o campeonato? Quem não é capaz, sai!


PROVAS INTERNACIONAIS:
CHAMPIONS

A 24 de novembro, para o grupo B, o FC Porto deslocou-se a Liverpool. Sérgio Conceição preparou a equipa, entrou pressionante, circulando no meio campo adversário e tentando marcar o golo que aumentava a confiança. Eventual lance de grande penalidade a favor do FC Porto não assinalado. Aos 24’, Pepe acusou a lesão e teve de ser substituído por Fábio Cardoso. Ao intervalo 0-0. Na segunda parte, os azuis e brancos entraram novamente fortes e com boa dinâmica. Aos 52’ um remate de longe traiu Diogo Costa. As substituições não conseguiram obter o êxito pretendido. O Liverpool marcou novo golo (70’) mas o FC Porto ainda depende de si mesmo para se apurar para os oitavos de final. Basta aos dragões vencerem a equipa espanhola para seguirem em frente.
Para o grupo C, em Alvalade, o Sporting viveu noite fantástica, dominou o jogo, criou oportunidades e marcou três golos ao Dortmund, aproveitando a ineficácia defensiva do adversário. O Dortmund ainda marcou um golo, mas os leões foram superiores e conseguiram apuramento para os oitavos de final.


LIGA EUROPA

N O dia 25 de novembro, o Midtjylland enfrentou o Braga. Os dinamarqueses iniciaram o jogo com golo, logo aos 2’, e continuaram a criar perigo. O Braga foi estabilizando e aos 43’Ricardo Horta conseguiu o empate. Aos 48’, um desacerto da defesa do Braga permitiu o segundo golo dos dinamarqueses. Galeno empatou aos 85’ e nos momentos finais o Braga faz um penálti desnecessário, que deu a vitória ao Midtjylland por 3-2. Se vencer o Estrela Vermelha, o Braga passa automaticamente para a fase seguinte.


LIGA

O regresso da Liga, após pausa alargada, tem sempre consequências. A uns permite corrigir dinâmicas, a outros exige mais esforço e até lesões. A jornada 12 integrou confrontos muito disputados, com algumas surpresas. Os seis primeiros classificados mantêm favoritismo e os quatro que disputaram provas internacionais acusaram algum desgaste, exceto quem participou apenas no meio-encontro que se realizou no Jamor. Para além do jogo inaceitável entre B-SAD e o Benfica (que ainda vai fazer gastar muita tinta), fica a tristeza por um infeliz evento que envergonhou o futebol nacional e o próprio País: a mancha de um jogo que nunca deveria ter começado.


SORTEIO DA TAÇA DE PORTUGAL

O S oitavos de final concentram as máximas atenções no FC Porto-Benfica. Leça e Paredes decidirão o clube do Campeonato de Portugal que seguirá para a próxima eliminatória. Vizela-Braga será uma eliminatória muito interessante. Casa Pia receberá o Sporting, Tondela o Estoril e Famalicão o Portimonense, jogos que prometem bons desafios. Mafra jogará com B-SAD e Rio Ave enfrentará o Moreirense. Jogos entre 21 a 23 de dezembro. A final será no dia 22 de maio do próximo ano.
 

 


TAÇA LIBERTADORES

O Palmeiras, liderado por Abel Ferreira, voltou a vencer o troféu mais cobiçado da América do Sul, ao derrotar o Flamengo por 2-1 após prolongamento. O Palmeiras é tricampeão da Taça dos Libertadores da América. Abel voltou a vencer reforçando posição, com grande mérito, na galeria dos maiores campeões. Muitos parabéns e obrigado pelo prestígio que acrescentaste ao nosso futebol.


GESTÃO EFICAZ

A pandemia continua a ter consequências graves e há alguns jogadores (pagos a peso de ouro) que se recusam vacinar contra o Covid-19. O Bayern, em consonância com as decisões de governantes, vai aplicar cortes salariais aos atletas que não se querem vacinar. De acordo com o jornal alemão Bild, são cinco os que recusam a vacina: Joshua Kimmich, Gnabry, Musiala, Choupo-Moting e Michael Cuisance. A Alemanha, como vários países, refere que o número de infetados continua a subir e que a vacinação é indispensável. Por esse facto, aos jogadores que a recusem, de acordo com a lei aprovada na Baviera em 1 de novembro, pode ser retirado o salário correspondente ao tempo que tenha de cumprir quarentena; quem acusar positivo, e não se oponha à vacinação, apesar de ser obrigado a ausência, não perderá salário. O mesmo jornal alemão informa que este mês o jogador Kimmich vai perder cerca 770 mil euros, por duas semanas de quarentena. O diretor desportivo do Bayern afirmou que todos se devem vacinar, como única forma de sair da pandemia. No mesmo país, Markus Anfang, o treinador do Bremen, demitiu-se do cargo depois das respetivas autoridades promoverem uma investigação por suspeita de falsificação de certificado de vacinação contra o Covid-19, assim como o seu adjunto. As leis fazem a diferença.


REMATE FINAL 

No passado dia 16 de novembro o Estádio do Dragão fez 18 anos. Recordo a inauguração com um programa fantástico e o jogo com o Barcelona, que vencemos por 2-0, com Luiz Henrique como jogador e a estreia de Messi nos seniores. É o quarto estádio com mais títulos conquistados da Europa, com mais de 14 milhões de espectadores (mesmo incluindo os 28 jogos à porta fechada por causa da pandemia). Em 428 jogos, o Dragão foi palco de 327 vitórias, 60 empates e 41 derrotas, 941 golos marcados, 276 sofridos e Sérgio Conceição como o treinador com mais jogos nesse estádio.

O futebol feminino tem revelado um crescimento constante, quer em número de jogadoras e clubes quer de árbitras. O presidente do Conselho de Arbitragem da AF de Viana do Castelo afirmou: «Atualmente, tenho dirigentes de clubes que preferem as árbitras. Acima de tudo, acho que o mérito é das próprias árbitras, que não se acomodam e procuram sempre atingir o grau da excelência. É uma exigência que lhes fazemos e elas coordenam todas as situações de modo a atingir esse elevado patamar.»

Leonardo Jardim é o primeiro treinador de futebol português a conquistar a Liga dos Campeões Asiáticos, ao vencer com o Al Hilal o Pohang por 2-0.

Na vitória fora, na Champions, contra o Villarreal, o Manchester United começou a vencer com mais um golo do Cristiano Ronaldo.

O Bayern alcançou mais um recorde, conseguindo alcançar a 21.ª vitória consecutiva, nos jogos fora de casa, na Champions. E no último jogo em Kiev, contra o Dínamo, Lewandowski marcou um golo de bicicleta com nota artística.

A Final Four da Taça da Liga pode ter de mudar de cidade, caso o relvado de Leiria não consiga recuperar com qualidade. A AF Aveiro apresenta-se como uma alternativa.