Encontro de treinadores

OPINIÃO07.12.201803:00

Quando se promove um fórum de treinadores pretende-se antes de tudo que se crie um espaço de debate onde possam surgir propostas para melhorar a qualidade do jogo. Dar voz aos agentes que têm a responsabilidade de planear e dirigir a equipa, nunca pode ser entendido de outra forma que não esta, encontrar melhores soluções.

O interesse que temos em comum é sempre maior que as nossas divergências. O respeito entre pares é fundamental para a evolução que se pretende. Trate-se de questões de planeamento, técnicas ou de qualquer outra ordem, o nosso relacionamento condiciona sempre a partilha de conhecimento, e a procura de novas soluções. É por aqui que tudo começa. Todos sentimos a necessidade de nos reunirmos para criarmos esse espaço de debate, fundamental para os treinadores e para a modalidade.

Hoje, com a velocidade da comunicação, são abordados publicamente muitos temas interessantes, que vão das alterações dos quadros competitivos às próprias regras do jogo, passando por questões técnico-tácticas ou comportamentais.

Os treinadores são, ou devem ser, o elemento central nesta discussão. Claro que o respeito e relacionamento com todos os outros agentes é elemento decisivo no processo evolutivo. O processo é integrado e inclusivo.

Dirigentes, árbitros e jogadores têm igualmente o seu espaço, um espaço diferente com especificidades naturalmente diferentes. Por exemplo, os jogadores serão sempre a célula-base do jogo, os elementos centrais do espectáculo. Sem uma boa arbitragem não há um bom jogo. Como sem capacidade de gestão, e sem visão, não aumentamos os recursos. Os dirigentes são quem comanda todo o processo, o topo do processo de decisão.

A criação de um espaço de debate entre aqueles que têm a maior responsabilidade na evolução da qualidade do jogo é uma forma de encontrar soluções, mas também de responsabilização.