A marca Liga Portugal

A marca Liga Portugal

OPINIÃO09.07.202306:30

A Liga Portugal tem trabalhado com outras marcas de referência e, dentro de pouco tempo, apresentará outro parceiro

Atemporada 2023-24 arrancou com a realização dos sorteios das provas profissionais, primeiro com as duas primeiras fases da Allianz Cup, depois com os calendários da Liga Portugal Betlic e da Liga Portugal SABSEG. Aqui tivemos uma das grandes novidades para a nova época, com a revelação do acordo de naming sponsor para o principal patamar do futebol profissional, uma nova designação à liga, que marca um novo posicionamento do patrocinador e da própria organização.

Este acordo, o maior de naming sponsor alguma vez firmado em Portugal, associa a Liga Portugal e o futebol profissional a uma multinacional de referência no seu setor, numa demonstração de um dos grandes objetivos da Liga Portugal e do seu presidente, Pedro Proença, a de fomentar maior proximidade com os adeptos, com uma sinergia que levará o futebol português a novas audiências de forma impactante, de acordo com os hábitos de consumo de um público mais jovem, mas sempre a respeitar os valores do desporto e de quem acompanha o produto há mais tempo. Um primeiro passo para uma Liga Portugal mais próxima dos adeptos, um dos eixos definidos para o quadriénio 2023-2027.

Um contrato que contribui, fortemente, para a estratégia de internacionalização em curso da Liga Portugal e do futebol profissional, ligada a um parceiro de referência, que permitirá chegar a outros segmentos. O Warm Up, evento que serviu para o sorteio das provas profissionais, foi já uma amostra de uma liga mais irreverente, pujante, com capacidade de chegar a outros públicos.

A ligação à Betlic surge semanas depois do anúncio doutro contrato relevante para a marca Liga Portugal, com a Puma, que coloca a Liga Portugal na linha das principais ligas europeias, como a espanhola e a italiana, com uma bola com imagem distinta, icónica, que se transformará na marca da própria Liga, com capacidade de contribuir para uma ligação afetiva com os Adeptos.

A Liga Portugal tem trabalhado com outras marcas de referência e, dentro de pouco tempo, apresentará outro parceiro que impulsionará a relação com os adeptos e com os próprios clubes.

De 2015 a 2023, o caminho que a Liga Portugal tem trilhado de recuperação económica e de credibilidade tem sido total, e uma das formas mais visíveis de observar esta recuperação é nos parceiros da Liga Portugal e do futebol profissional. Empresas de referência nos respetivos setores, das mais variadas atividades, que se têm encontrado na notoriedade do futebol formas de mostrarem o trabalho que desenvolvem e a defesa dos mesmos valores da Liga Portugal. 

Marcas próximas dos adeptos e que tentam, não só associar-se a estes, mas também trabalharem com os hábitos de consumo e de interesse destes e a ligação afetiva ao futebol, sejam instituições bancárias ou de criptomoedas, seguradoras, retalho, apostas desportivas, vestuário, transportes ou alimentação.

O mesmo caminho tem sido trilhado por ligas estrangeiras, como a La Liga, com uma imagem renovada associada ao patrocínio de uma marca de videojogos, ou a Ligue 1 que já contou com o naming de uma das marcas com mais notoriedade de entrega de comida.

Mais do que meros patrocínios, falamos de marcas que se complementam, que veem no futebol, e na Liga Portugal em particular, o veículo ideal para promoverem o trabalho que desenvolvem, parceiros com responsabilidade social e que partilham os mesmos valores, que adicionam valor à marca Liga Portugal e, acima de tudo, ajudam a proporcionar uma experiência diferenciadora e complementar aos adeptos.