Foi assim o sorteio da Liga

Futebol Foi assim o sorteio da Liga

FUTEBOL05.07.202321:58

«A expectativa será sempre a de termos a capacidade de fazermos melhor do que na temporada anterior. Sabemos que esta época será bastante difícil, equilibrada, e queremos acreditar que vamos estar à altura do desafio que vamos teremos pela frente. Sorteio? É sempre um grande entusiasmo para nós estarmos aqui, há saudades do futebol, e o calendário é sorteio. Eu não dou muita importância a isso, teremos de jogar com todos. Vamos defrontar um adversário que acaba de cair da Liga [Santa Clara], que eu julgo que se está a preparar para regressar, e acho que será um grande desafio para nós começarmos. No entanto, e antes disso, teremos, espero eu, duas eliminatórias da Taça da Liga e essa é, para já, a nossa preocupação. Depois haverá uma paragem para a Supertaça e nós queremos estar ainda melhores para entrarmos no Campeonato, em agosto, da melhor forma», referiu João Tomás, diretor desportivo do Torreense, clube que foi o primeiro vencedor da Liga 3, em 2021/2022, e que vai competir na Liga 2 pelo segundo ano consecutivo.

Joaquim Ribeiro, presidente do Vizela, também comentou o sorteio desta tarde e deu conta das expectativas que tem para a época do emblema minhoto: «Arranque do campeonato em Alvalade, diante do Sporting, será um jogo muito difícil para nós, o Sporting é um clube enorme em relação à nossa realidade, mas vamos estar preparados para lutar com unhas e dentes para conseguirmos um bom resultado. As expectativas do Vizela passam por tentar fazer sempre melhor do que no ano anterior, temos vindo sempre a fazer melhor a cada ano que passa e na época passada conseguimos a melhor classificação de sempre. Queremos continuar nesta senda de sucesso. É um orgulho e uma honra representar este clube e lutar sempre por fazer melhor. Já estamos a trabalhar no duro desde a semana passada, começámos um pouco mais cedo para nos ambientarmos e criarmos adaptações, e vamo-nos reforçar da melhor maneira para conseguirmos uma excelente temporada. Sorteio? A fase inicial vai ser muito dura, diante de grandes equipas, mas estaremos, com certeza, à altura para resolvermos os nossos problemas e conseguirmos vencer alguns jogos para que esses pontos nos permitam estar desafogados na tabela.» 

«O objetivo do Estrela da Amadora para esta temporada é cimentar a nossa posição, mantermos o clube na Liga. Depois queremos continuar o processo de reconstrução do Estrela, aproveitando todas as sinergias que possamos fazer, todos os 'inputs' financeiros que podemos ter na Liga, e com esse dinheiro podermos reconstruir o clube, as zonas de treino, o resto do estádio, bancadas e cobertura, para reerguer o Estrela. Confirmo que o Estrela da Amadora vai realizar todos os seus jogos em casa na Reboleira, estamos a fazer as obras necessárias para isso. É a nossa casa e é lá que vamos jogar. Estamos a construir uma equipa com uma base forte do ano anterior, claro que vamos ter alguns reforços, e acho que vai ser uma oportunidade única para os nossos jogadores puderem demonstrar a sua qualidade na Liga», referiu Paulo Lopo, presidente do Estrela da Amadora, no final da cerimónia.

Fary, representante do Boavista, analisou o sorteio, que reservou às panteras a receção ao Benfica logo na ronda inaugural: «Desde que regressámos à Liga que será a primeira vez que jogamos em casa na primeira jornada. Será contra o Benfica e acredito que será um bom jogo, onde esperamos um estádio cheio. Com o trabalho que o Petit tem vindo a fazer com a equipa acreditamos num bom jogo do Boavista. Costumo ser prudente. Às vezes pensamos que o sorteio pode ser melhor ou pior e, depois, no campo, não é assim. O campeonato não é só no início, é uma maratona, e nós esperamos fazer uma boa época. Receber o Benfica na primeira jornada vai ser uma boa oportunidade para todos os boavisteiros que estão fora verem o Boavista jogar.»

«Regressar às competições profissionais é um momento de grande satisfação para o Belenenses e para os seus adeptos, que passou por este inferno de cinco anos em campeonatos amadores. Estamos de volta ao lugar do Belenenses por direito próprio, com grande expectativa, e acreditamos que vamos conseguir fazer um campeonato à imagem dos pergaminhos do Belenenses. 1.ª jornada com o Aves? Temos de jogar contra todos os adversários, o sorteio era indiferente. Mas vai ser com muito gosto que iremos até ao norte do País defrontar o Aves na ronda inaugural, e depois receberemos aqui o FC Porto, que é um velho dérbi do futebol português, embora seja uma equipa B. O nosso espírito vai ser o de tentar somar pontos em todos os jogos», analisou Patrick Morais de Carvalho, presidente do Belenenses, em declarações à Sport TV, após a realização do sorteio. Recorde-se que o Belenenses foi uma das equipas que subiu da Liga 3 à Liga 2 (acompanhando, nesse trajeto, o UD Leiria), estando, por isso, de regresso às competições profissionais do futebol português.

No que concerne ao SC Braga, que nos últimos anos também tem estado intrometido na luta pelo título, vai defrontar o Sporting logo na 4.ª jornada, em casa, o Benfica, também em casa, na 14.ª jornada, e o FC Porto, fora de casa, na 17.ª jornada.

Nota também para o facto de o Benfica iniciar a defesa do título no Estádio do Bessa, diante do Boavista. O FC Porto vai jogar no Minho, mais precisamente diante do Moreirense, sendo que o Sporting é o único dos três grandes que arrancam a Liga em casa, diante do Vizela.

Relativamente aos clássicos e dérbis que envolvem Benfica, FC Porto e Sporting, destaque para o Benfica - FC Porto (7.ª jornada), o Benfica - Sporting (11.ª jornada) e o Sporting - FC Porto (14.ª jornada).

Eis a 1.ª jornada da Liga 2:

Paços de Ferreira - UD Leiria

Santa Clara - Torreense

FC Porto B - Tondela

Aves SAD - Belenenses

Benfica B - Mafra

Nacional - Marítimo

UD Oliveirense - Feirense

Penafiel - Leixões

Académico de Viseu - Lank Vilaverdense

Eis a 1.ª jornada da Liga:

SC Braga - Famalicão

Sporting - Vizela

Arouca - Estoril

Gil Vicente - Portimonense

Estrela da Amadora - Vitória de Guimarães

Moreirense - FC Porto

Boavista - Benfica

Rio Ave - Chaves

Farense - Casa Pia

A chave sorteada é: 676245. Significa isto que esta chave será, agora, introduzida num software informático e que dará, então, origem ao calendário.

Nuno Gomes e Pedro Barbosa tiram, à vez, várias bolas das tômbolas, sendo que dentro de cada uma dessas mesmas bolas estão apenas números. Depois disso, surgirá a chave que dará origem ao sorteio.

Início do sorteio!

É anunciado o novo patrocinador da Liga: a Betclic. Assim, a próxima edição do principal escalão do futebol português terá o nome institucional de Liga Portugal Betclic.

Agora sim: depois de uma breve introdução, feita pelos apresentadores Pedro Ribeiro, Nuno Gomes e Pedro Barbosa, parece estar tudo pronto para o início do sorteio.

Nuno Gomes, antigo jogador profissional que representou Portugal ao mais alto nível, é um dos apresentadores do sorteio e completa hoje 47 anos de idade. O antigo goleador foi tributado pela plateia presente na cerimónia com o tradicional cântico de 'parabéns'.

Vai arrancar dentro de breves instantes o sorteio.

Pedro Proença, presidente da Liga que está no cargo há oito anos e que vai entrar no último mandato, também abordou a época que agora se inicia, lançando dados concretos relativamente à 'marca' do futebol português: «É o lançamento de uma nova época, um mandato que ficará marcado por eixos muitíssimos importantes e que nós queremos que sejam marcantes naquilo que é a revolução definitiva do futebol profissional, a sua imposição enquanto marca. A Liga Portugal fez um trabalho absolutamente extraordinário nestes últimos 8 anos, terminaremos os 12 anos de mandato com um projeto de internacionalização desta marca. O futebol português hoje vale mais de 200 milhões de euros de impostos pagos, mais de 0,3% de contribuição para o Produto Interno Bruto e é, portanto, uma marca absolutamente única. Perspetivamos um campeonato extremamente disputado, como têm sido os últimos, com as decisões a acontecerem apenas nas últimas jornadas. Será uma época centrada naquilo que para nós é verdadeiramente importante, que é o adepto.»

Recorde-se que o início dos campeonatos profissionais está marcado para o fim de semana de 12 e 13 de agosto.

Rogério Matias, também ele antigo jogador e atual dirigente do Vitória de Guimarães, lançou a época que aí vem: «O ano passado, no início da época, tivemos logo jogos muito complicados, e penso que é importante dar condições a todos os clubes portugueses que participam nas provas europeias, para que possamos fazer cada vez melhores prestações e, com isso, somarmos pontos para o ranking. Perspetivo um campeonato muito complicado, mas estamos confiantes de que vamos fazer uma boa época, à imagem do que é a exigência do Vitória. Melhorar o 6.º lugar? No início da temporada passada talvez poucas pessoas apostassem na qualificação europeia, devido ao contexto em que estávamos envolvidos. Acabámos por fazer um campeonato fantástico, fruto do trabalho da equipa técnica e dos jogadores, apoiados por uma Direção que nos deu todas as condições, e agora iremos tentar fazer melhor, esse é sempre o objetivo. Trabalhamos todos os dias para isso, sentimo-nos confiantes, mas temos de pensar num jogo de cada vez.»

«Para nós não há grande importância se apanharmos os ditos grandes logo no início. Jogamos cara a cara com todos eles. Como vimos no ano passado, onde as equipas grandes passaram mal connosco. Vamos ter de jogar com todos e, como tal, é totalmente indiferente para nós. Novo treinador? Já começámos a trabalhar há cerca de duas semanas, os treinos têm sido mais calmos, mas vamos começar a apertar. Estamos a falar de um treinador jovem e muito ambicioso, que tem muita garra de querer vencer e esta é a oportunidade certa. O Vizela é um clube muito bom, que lhe pode dar uma visibilidade enorme, e ele tem tudo para ter o maior sucesso aqui. Estamos cá para ajudá-lo. Até 31 de agosto o plantel não está fechado. Ainda precisamos de reforços, que estão a vir agora», assumiu Valter Vieira, diretor desportivo do Vizela, antes do início do sorteio.

Alan, antigo jogador do SC Braga e atual diretor do clube, também já abordou o sorteio desta tarde. «Um bom sorteio é sempre começar em casa, perante os nossos adeptos, e esperemos que seja assim. É bom estarmos no lote das equipas cujo sorteio tem condicionantes. Serão muitos jogos, mas estamos preparados para eles. Grandes logo no início? Temos de jogar com todos. Se calharmos com o Benfica, o FC Porto ou o Sporting, iremos defrontá-los como faremos com todos os outros adversários», analisou o antigo extremo brasileiro que representou os guerreiros do Minho durante várias temporadas.

Também Sérgio Vieira, técnico que guiou o Estrela da Amadora ao regresso à Liga, falou aos microfones da Sport TV: «O sentimento é idêntico ao do ano passado, mas agora com dimensões competitivas bem distintas, muito maiores. Mas estamos com uma ambição enorme de voltarmos a fazer história internamente, de continuar a fazer crescer o clube e prepará-lo para os desafios que se aproximam. Queremos estar preparados a nível competitivo e dignificar a história do Estrela da Amadora enquanto exemplo no futebol. Todos nós queremos que o futebol português seja mais rico pela presença do Estrela da Amadora. Pretendemos continuar a ter uma Amadora com grandes jogos, muitos golos e festa. Estádio? Todas as equipas querem jogar nos seus estádios, porque isso é algo que faz parte das suas identidades. O Estádio José Gomes é mítico, é fantástico e tem uma magia muito especial, com uma tremenda envolvência da multidão. A nossa administração está a fazer obras, a melhorar o estádio, para que nós, equipa técnica, jogadores e estrutura possa proporcionar bons jogos aos nossos adeptos e, assim, estarmos mais perto das vitórias.» 

«Estamos com muito otimismo e confiança. Com as circunstâncias que temos, nomeadamente o facto de não poderemos inscrever jogadores, numa primeira fase queremos assegurar rapidamente a manutenção. Depois disso, vamos andando passo a passo e pensar jogo a jogo. A questão dos requisitos não é tema para o Rio Ave. Cumprimos todos os requisitos. Estamos ansiosos para o sorteio e para que a bola comece a rolar», afirmou Alexandrina Cruz, recém-eleita presidente do Rio Ave, à chegada ao local do sorteio.

A finalizar as condicionantes sobre o sorteio da Liga 2, o organismo que tutela o futebol profissional em Portugal anunciou também que, quando em viagem para as ilhas, se possível, evitar que a mesma equipa jogue com intervalo menor de 4 jornadas nas regiões autónomas: Açores e Madeira (Santa Clara, Marítimo e Nacional).

Também em relação ao segundo escalão, está já decidido que as equipas B em competição, casos de FC Porto B e Benfica B, terão de defrontar-se na última jornada de cada volta.

Já no que diz respeito ao sorteio que irá ser realizado para a Liga 2, ficou a saber-se que Marítimo e Nacional, bem como Paços de Ferreira e Lank Vilaverdense - por serem da mesma zona geográfica (Madeira e Minho, respetivamente) - não poderão jogar simultaneamente em casa ou fora, na mesma jornada (se uma joga em casa, a outra terá que jogar fora).

Ainda relativamente ao sorteio do principal escalão do futebol português, o organismo que tutela a competição anunciou que as equipas participantes nas fases de qualificação para competições europeias não podem jogar com as cinco equipas que, nas três épocas desportivas antecedentes, tenham tido melhor classificação média (1.ª, 2.ª e 3.ª jornada).

A Liga deu também a conhecer que é de evitar, na medida do possível, que um clube que dispute um jogo com uma equipa participante nas competições europeias, dispute o jogo da jornada imediatamente seguinte novamente com um clube participante nessas mesmas competições: nas jornadas 6, 7, 9, 10, 12, 13, 22, 25, 29 e 32, não poderá haver jogos entre equipas da UEFA Champions League e UEFA Europa League / UEFA Conference League.

Outro dos registos incluídos no sorteio prende-se com o facto de tentar ser evitado que a mesma equipa dispute, de forma consecutiva, em casa ou fora, jogos com as cinco equipas que nas três épocas desportivas antecedentes tenham tido melhor classificação média: FC Porto – 17,33 pontos; Benfica – 16,67 pontos; Sporting – 16,67 pontos; SC Braga – 15,33 pontos e Vitória – 12,67 pontos.

Segundo informação prestada pela Liga Portugal, o sorteio terá várias condicionantes. Como por exemplo o facto de haver equipas da mesma zona geográfica que não poderão jogar em simultâneo em casa ou fora na mesma jornada: Benfica e Sporting; FC Porto e Boavista; SC Braga e Vitória; Moreirerense e Vizela; Farense e Portimonense; Gil Vicente e SC Braga (evitar na medida do possível); Vitória e Famalicão (evitar na medida do possível); quando o SC Braga jogar em casa contra uma das 3 equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, essas mesmas 3 equipas não podem jogar como visitante contra o Moreirense, Vizela e Famalicão; quando o Vitória jogar em casa contra uma das 3 equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, essas mesmas 3 equipas não podem jogar como visitante contra o Moreirense, Vizela e Gil Vicente; quando o Benfica jogar em casa contra uma das equipas do top 3 com melhor classificação média nas últimas três épocas, essas mesmas equipas não podem jogar como visitante contra Estrela Amadora e Estoril; quando o Sporting jogar em casa contra uma das equipas do top 3 com melhor classificação média nas últimas três épocas, essas mesmas equipas não podem jogar como visitante contra Estrela Amadora e Estoril.

Realiza-se ao final da tarde desta quarta-feira (19.30 horas) o sorteio das competições profissionais de futebol em Portugal. Quer isto dizer que, daqui a muito pouco tempo, vão ser conhecidos os calendários da Liga e da Liga 2 para a época 2023/2024. A BOLA está 'em cima do acontecimento' e vai contar-lhe tudo sobre a cerimónia, denominada 'warm up' e que vai decorrer no Sud Lisboa Hall, em Belém. Venha daí connosco, caro leitor! Vamos 'espreitar' as bolas para depois... rolar a bola!

Boa tarde!