O impacto da Covid-19 no desporto (artigo de Vítor Rosa, 112)

Espaço Universidade 03-07-2020 00:06
Por Vítor Rosa

O planeta desporto foi impactado pelo coronavírus e pelas medidas de confinamento tomadas em vários países do mundo. O desporto “business” sofreu particularmente pelo adiamento e a anulação de várias competições a nível nacional e internacional. Com o adiamento dos Jogos Olímpicos para 2021 toda a estrutura abanou.

O jornal económico japonês, Nikkei, deplorava um custo de 2,5 milhões de euros para a economia japonesa e os constrangimentos eram múltiplos. Mais de 11 milhões de euros tinham sido investidos pelo Sol Levante para os Jogos. Como dano colateral, Paris 2024 também é igualmente tocado pelo coronavírus. Eventos desportivos muito esperados, como o Roland-Garros, foram adiados para finais de setembro de 2020, trocando as voltas ao calendário. A Volta a França, que continua otimista, poderá ser ultrapassada pela realidade. Prevista de 27 de junho a 19 de julho, irá para as estradas de 29 de agosto a 20 de setembro. O fato de se anular ou adiar estes eventos desportivos coloca um problema maior. Desaparece o brilho principal e as fontes de receitas das competições.

Os media também são prejudicados. O coronavírus não cessará de nos fazer pensar e de colocar questões. Entretanto, e há falta de melhor, mais vale aproveitar o desporto sem espectadores do que não haver evento nenhum. Em Portugal, algumas federações desportivas já vieram dizer que as ajudas do Estado são muito escassas e solicitam medidas concretas. De fato, reclamam apoios para a sobrevivência dos clubes e associações desportivas, salvaguardando os postos de trabalho e a continuidade da atividade desportiva dos jovens.

 elaboração de um plano de apoio à atividade associativa é preciso. Os clubes e as associações desportivas são centrais na vida de milhares de crianças e jovens e dos voluntários que os(as) fazem viver.

 

Vítor Rosa

Sociólogo, Doutor em Educação Física e Desporto, Ramo Didática. Investigador Integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona de Lisboa

Ler Mais

A PAIXÃO CONTINUA EM CASA


O momento particular que vivemos determina a permanência das pessoas em casa além do fecho de todas as lojas comerciais alterando dramaticamente os hábitos das pessoas no que toca à leitura e ao acesso à informação.

Neste momento de grandes dificuldades para todos, estamos a trabalhar a 100% para continuar a fazer-lhe companhia todos os dias com o seu jornal A Bola , o site ABOLA.pt e no canal A Bola Tv.

Mas este trabalho só vale a pena se chegar aos seus clientes de sempre sem os quais não faz sentido nem é economicamente sustentável.

Para tanto precisamos que esteja connosco, que nos faça companhia, assinando a versão digital de A Bola e aproveitando a nossa campanha de assinaturas.

ASSINE JÁ

Comentários (0)

Últimas Notícias

Mundos