Automobilismo WEC: vitória da Toyota e primeiro pódio da Peugeot
A Toyota, com o GR010 Hybrid de Mike Conway, José María López e Kamui Kobayshi, ganhou as 6 Horas de Monza, ronda 5 do Mundial de Resistência (WEC), impondo-se ao Ferrari 499P de Miguel Molina, Niklas Nielsen e Antonio Fuoco após 200 voltas ao ‘Templo da Velocidade’ italiano. No final de corrida com três intervenções do Safety Car, apenas 16,520 segundos separaram os dois primeiros classificados! Na terceira posição, a 1.18,179 m dos vencedores, classificou-se o 9X8 de Mikkel Jensen, Paul di Resta e Jean-Éric Vergne, no primeiro pódio da Peugeot no campeonato!
Nas 6 Horas de Monza, entre os 13 participantes na categoria principal do Mundial de Resistência (Hypercar), António Félix da Costa, no Porsche 963 do Team Hertz Jota. O piloto português protagonizou início de corrida muito bom, que inclui passagem pelo comando, mas problema elétrico num carro que cumpriu apenas a terceira corrida no campeonato, obrigou a paragem na pista, na origem de atraso muito relevante, facto que explica a nona posição na classificação, a duas voltas dos vencedores.
«Excluindo o problema que tivemos, foi uma corrida isenta de erros por parte quer da equipa, quer dos pilotos, o que permitiu a recolha de muita informação relevante para trabalharmos no desenvolvimento do Porsche, de olho em 2024. Ainda faltam realizar duas corridas no WEC de 2023, mas a prioridade é o desenvolvimento da fiabilidade e da ‘performance’ do 963, que tem muito potencial por explorar», disse Félix da Costa, depois da terceira participação do 963 no WEC.
Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, no Toyota GR010 Hybrid número 8, apenas quartos classificados, depois de duas penalizações muito ‘comprometedoras’, mantêm a primeira posição no campeonato de pilotos. Entre os construtores, vantagem da Toyota, com 152 pontos, ‘contra’ os 125 da Ferrari, marca representada no Mundial pela equipa italiana AF Corse.
Em LMP2, vitória do Oreca 07-Gibson da… Jota, com Heinemeier-Hansson, Fittipaldi e Rasmussen, com 193 voltas a Monza durante as 6 Horas. Na terceira posição, a 1 volta dos vencedores, o protótipo do Team WRT que o luso-angolano Rui Andrade partilhou com o polaco Robert Kubica e o suíço Louis Delétraz. Finalmente, entre os LMGTE Am, Guilherme de Oliveira oitavo, num Porsche 911 RSR-19 do Project 1-AO, com o italiano Matteo Cairoli e o dominicano Efrin Castro, a 2 voltas do Porsche 911 RSR-19 da equipa Dempsey-Proton Racing, com Ried, Pedersen e Andlauer.
A 10 de setembro, no Japão, penúltima ronda do WEC-2023, com corrida de 6 Horas em Fuji.